menu
Partilhar

Tipos de entrevista de emprego

 
Por Redação umCOMO. 25 dezembro 2021
Tipos de entrevista de emprego

As entrevistas de emprego são o primeiro elo para conseguir a mudança de empresa, cargo ou emprego que você está esperando. Durante esta conversa, a interação entre o entrevistador e o candidato será essencial, já que o ambiente perfeito deve ser criado para que este último possa mostrar suas competências, experiências e habilidades para ser a pessoa perfeita para a vaga. O bom desempenho nas entrevistas de emprego são a chave para acessar a posição desejada.

Por esta razão, e para que seja a entrevista seja um sucesso, no umCOMO queremos aprofundar nas classificações a fim de explicar os 12 tipos de entrevista de emprego que você pode encontrar. Boa sorte!

Também lhe pode interessar: 7 perguntas chave nas entrevistas de emprego

Segundo o formato

Você está se perguntando quais são os tipos de entrevistas de emprego? A classificação pode ser estabelecida a partir do formato dessas reuniões. Embora a forma com que se faz não altere o resultado final, cada vez mais entrevistadores estão decidindo passar um primeiro filtro que lhes permita conhecer as expectativas de trabalho do candidato, com o objetivo de poder perceber em poucos minutos o que o perfil quer ou o que ele é capaz de oferecer à empresa.

Atualmente, podemos diferenciar dois tipos de entrevistas de trabalho de acordo com seu formato: a entrevista presencial e a entrevista remota. Tome nota dos exemplos dos tipos de entrevista de emprego.

Entrevista presencial

Esta é a entrevista clássica e tradicional. Normalmente acontece nos próprios escritórios da empresa, onde o candidato é chamado para ser entrevistado.

Entrevista remota

Atualmente, as entrevistas à distância estão se tornando cada vez mais comuns, é um formato alternativo quando a presença física se torna difícil. A entrevista remota pode ser realizada através de uma chamada telefônica ou chamada de vídeo, uma das opções favoritas dos recrutadores de hoje em dia. Graças à tecnologia, ela permite o contato visual com o candidato sem a necessidade de deslocamento, o que facilita a programação da reunião a qualquer hora e de qualquer lugar.

Tipos de entrevista de emprego - Segundo o formato

Segundo a estrutura

Outra forma de classificar uma entrevista de emprego é através de sua estrutura. Geralmente, o candidato ao se candidatar a um cargo não costuma saber como será a entrevista da qual ele participará. Entretanto, há três opções que as empresas geralmente usam como padrão quando estão oferecendo um emprego: a entrevista estruturada, a entrevista não estruturada e a entrevista mista.

Entrevista estruturada

A entrevista estruturada se refere ao modelo ou padrão que a empresa conduz com todos os candidatos da mesma forma. Durante a entrevista estruturada, o entrevistador seguirá um roteiro específico e pré-estabelecido, que servirá como referência para dar um valor a cada um dos candidatos e avaliar se eles atendem aos critérios exigidos neste processo de seleção.

Em uma entrevista estruturada, a psicologia é fundamental e muitas das perguntas do entrevistador serão baseadas nela a fim de conhecer ou prever o comportamento do candidato. Todas as perguntas do roteiro são geralmente focalizadas em diferentes áreas:

  • Experiência: com o objetivo de descobrir se você já trabalhou em uma posição semelhante à oferecida, no mesmo setor ou em uma posição semelhante. Perguntas como: Você tem experiência nesta posição, o que é o melhor e o pior de sua posição anterior, o que o incentivou a mudar de emprego, etc., são geralmente feitas aqui.
  • Salário: conhecer as expectativas salariais do candidato é fundamental para estabelecer a negociação e determinar se a empresa, no caso de um bom encaixe, pode negociar uma remuneração maior ou menor. Normalmente é perguntado diretamente: "Quais são suas expectativas salariais?

Além dessas duas áreas básicas, entrevistas estruturadas frequentemente perguntam sobre a educação do candidato, suas qualificações, pontos fortes, trabalho em equipe e habilidades de solução de problemas.

Entrevista não estruturada

A entrevista não estruturada é livre e se adapta ao entrevistador e à entrevista em si. Nesses casos, a equipe de Recursos Humanos quer verificar as soft skills do candidato, ou seja, todas aquelas habilidades e competências intangíveis como improvisação ou criatividade. Aqui ele trabalhará com perguntas abertas onde normalmente não estão procurando uma resposta clássica, mas verificarão como o candidato pode resolver algumas situações específicas que estão mais focadas no trabalho de campo e não tanto em experiências passadas ou conhecimentos adquiridos.

Entrevista mista

Como o nome sugere, a entrevista mista mistura aspectos da entrevista estruturada e não estruturada, ou seja, o entrevistador pode seguir um roteiro, mas sempre dando uma ampla margem para liberdade, espontaneidade e improvisação no momento. Desta forma, o recrutador pode tanto verificar critérios comuns em diferentes candidatos, quanto concentrar-se nas habilidades específicas de cada um, para que a entrevista possa ser construída pouco a pouco no momento.

Tipos de entrevista de emprego - Segundo a estrutura

Segundo o objetivo

Embora todos os objetivos sejam geralmente reunidos em uma única entrevista, é importante saber o principal objetivo que o departamento de recrutamento está buscando, acima dos demais. Neste sentido, podemos dividir os diferentes tipos de entrevistas de emprego de acordo com a criatividade, as competências ou tensão.

Entrevista de criatividade

Esta é geralmente uma entrevista não estruturada, onde o objetivo é destacar o lado mais criativo do candidato, buscando e promovendo seu lado mais inovador e imaginativo. Qualquer cargo relacionado ao Marketing, Publicidade, Comunicação ou Design pode realizar processos de seleção onde o objetivo é buscar a criatividade que o cargo requer. É também um propósito cada vez mais comum em todas aquelas posições destinadas aos jovens que desejam se adaptar às novas gerações.

Entrevista de competências

A entrevista de trabalho baseada nas competências é uma entrevista que procura testar as competências, habilidades e conhecimentos do candidato, tornando-a uma entrevista essencial em qualquer posição técnica. Este tipo de entrevista é conhecido como entrevista "facilitadora" porque durante o processo a empresa procura uma habilidade ou conhecimento particular, que às vezes pode estar em falta no mercado de trabalho. Neste tipo de entrevista, testes ou questionários específicos podem ser usados como referência para o entrevistador.

Entrevista de tensão

Estas entrevistas geralmente levam o candidato a situações difíceis para testar sua reação e sua capacidade de resolver conflitos ou problemas. Em cargos de alta responsabilidade, elas são as mais comuns. Além disso, é uma entrevista não estruturada que permitirá ao candidato improvisar a fim de convencer o entrevistador de que ele está suficientemente preparado para o cargo.

Segundo os participantes

Finalmente, o número de pessoas que participam de uma entrevista também pode ser um fator de diferenciação. Neste sentido, os tipos de entrevistas de emprego existentes são: entrevistas individuais, em grupo, em painel ou em cadeia.

Entrevista individual

A entrevista de trabalho individual é o formato mais comum, uma vez que candidatos e entrevistadores se encontram sozinhos e isto permite um conhecimento mais profundo do aspirante à vaga.

Entrevista em grupo

Entrevistas em grupo são entrevistas em que um ou mais entrevistadores conduzem a mesma entrevista com vários candidatos ao mesmo tempo. Neste tipo de entrevista, normalmente se gasta menos tempo com cada candidato, mas a ideia é poder comparar o comportamento deles.

Neste tipo de entrevista é importante utilizar ao máximo a palavra, pois a entrevista geralmente é curta. Técnicas como o role playing, isto é, interpretação de papéis, são freqüentemente utilizadas neste tipo de entrevista.

Entrevista em painel

Uma entrevista em painel é aquela em que um candidato, individualmente, enfrenta vários entrevistadores ao mesmo tempo, que podem fazer perguntas diferentes. Geralmente, este tipo de entrevista é conduzido a fim de conhecer as habilidades e competências do candidato de diferentes pontos de vista ou de diferentes campos ou áreas técnicas.

Entrevistas vinculadas

Embora seja muito semelhante à entrevista em painel, uma vez que o candidato lidará com entrevistadores diferentes, a diferença entre os dois é que em uma entrevista vinculada essas reuniões ocorrerão em momentos diferentes. Desta forma, a empresa poderá filtrar e passar diferentes etapas do processo de seleção para os candidatos que realmente se encaixam no perfil.

Agora que você já conhece os tipos de entrevista de emprego, você pode se perguntar Como conquistar o recrutador para se preparar e se sair melhor no momento da entrevista. E se depois dela você estiver em dúvida se foi bem, volte e leia o nosso artigo sobre Como saber se fui bem em uma entrevista.

Caso você seja a pessoa que vai entrevistar e esteja buscando conteúdo para estruturar sua entrevista, veja também: Como fazer um roteiro de entrevista e Perguntas para fazer em uma entrevista.

Tipos de entrevista de emprego - Segundo os participantes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de entrevista de emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de entrevista de emprego
1 de 4
Tipos de entrevista de emprego

Voltar ao topo da página