Fazer uma entrevista de trabalho

Como recusar um candidato a emprego

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como recusar um candidato a emprego

Trabalhar na seção de recursos humanos implica uma grande responsabilidade. Escolher o candidato ideal para um posto de trabalho é uma tarefa muito difícil, mas recusar um candidato a emprego também não é fácil. Antes de mais nada, somos pessoas e fechar a porta a um trabalhador pode ser um importante golpe moral, especialmente se se trata de uma pessoa capacitada para ocupar o posto que queremos cobrir. No seguinte artigo de umComo vamos explicar como recusar um candidato a emprego.

Também lhe pode interessar: Tipos de entrevista de emprego
Passos a seguir:
1

Como o recusar? Durante a entrevista, haverá candidatos que ficam automaticamente fora do processo e esse será o momento indicado para dar a má notícia. No entanto, você terá aspirantes que nos causam uma boa impressão e superam a entrevista, ainda que por fim sejam descartados em benefício de um candidato melhor preparado. Nestes casos, podemos transmitir a rejeição por carta, por e-mail ou por telefone; mas sempre de forma cordial, agradecendo o interesse que mostrou pelo emprego e notificando-o para futuros processos de seleção.

Como recusar um candidato a emprego - Passo 1
2

Em qualquer caso, temos que ser diretos. O mais provável é que o candidato espere uma resposta positiva, por isso, não faça rodeios e seja claro e direto, explicando primeiro o quê e depois as razões que nos levaram à rejeição. Não somos os únicos responsáveis pela rejeição, assim, podemos nos apoiar em fórmulas, como "a empresa acha...", que nos tirem a responsabilidade.

3

Também temos que deixar claros os motivos da rejeição: falta de experiência, falta de habilidades, uma formação insuficiente, outro candidato melhor preparado... Neste sentido, é muito importante não fazer nenhum comentário negativo que possa ferir ainda mais a moral do candidato recusado. Podemos convidá-lo a melhorar esse aspecto que não cumpre com os requisitos exigidos para que ganhe possibilidades de conseguir o emprego em futuros processos de seleção. O feedback é muito importante, tanto para ele como para a empresa.

Como recusar um candidato a emprego - Passo 3
4

Se a rejeição ocorrer após o candidato ter superado alguma fase do processo de seleção, o golpe pode ser mais duro. Nesse caso, é crucial que explique as razões pelas quais superou as primeiras provas do processo de seleção, destacando as suas qualidades que mais chamaram à atenção. Assim, você o ajudará a recuperar a confiança e a conversa será bem mais positiva.

5

Por fim, deve mostrar-se aberto a qualquer proposta que fizer a você e responder a todas as suas perguntas. Tem que deixá-lo perguntar por aquilo que considere mais importante e responder sempre de forma profissional, mas com respeito e honestidade. Se receber uma boa resposta a todas as dúvidas e perguntas, é mais fácil que volte a se inscrever para o mesmo posto de trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recusar um candidato a emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Não deixe passar o tempo, se já cobriu a vaga, informe o resto dos candidatos.
  • Tem muitos candidatos para recusar? Utilize o mesmo modelo de carta ou e-mail.
  • Informe o candidato que conservará seu currículo e o guarde durante cerca de seis ou nove meses.
  • Deseje-lhe boa sorte para o futuro e deixe as portas abertas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como recusar um candidato a emprego