Partilhar

Como fazer um curriculo especifico

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um curriculo especifico

Um bom currículo vitae chama sempre à atenção de quem recebe e pode garantir uma entrevista a quem o envia. Em umComo.com.br queremos simplificar e tornar mais fácil a tarefa de fazer um currículo vitae especifico. Como base deve utilizar o curriculum vitae cronológico inverso para destacar as suas últimas formações e experiências.

Também lhe pode interessar: Como fazer um currículo para estágio

Estrutura geral

Um bom curriculum especifico e/ou especializado não pode exceder as duas páginas. Assim, deverá concentrar toda a informação e descartar o menos relevante. Pode realizar diferentes modelos, dependendo se quer destacar alguma característica em particular do seu perfil.

A ordem cronológica inversa é normalmente o mais adequado para este tipo de currículos uma vez que mostra primeiro as mais recentes formações e experiências. Normalmente, costuma ser o mais indicado para o perfil de trabalho uma vez que está orientando a sua carreira profissional.

Sobre a informação

Por ter a informação mais atual em primeiro luar, os estudos de nível inferior ficam em baixo. Se não são específicos de algum campo e/ou tenham valor acrescentado para o seu curriculum especializado, pode omiti-los. Isto é, se tem um título universitário não é necessário que inclua os anos escolares; mas sim se realizou um Ciclo Formativo ou algum curso de formação profissional, deverá inclui-los apesar de ter frequentado a universidade. Isto funciona assim, porque são outro tipo de formações mais práticas ou sobre algum tema mais concreto.

Continuando com o exemplo, deverá incluir todos os cursos que tenha realizado e que possam completar a sua formação. No entanto, pode omitir aqueles que podem ser dados como entendidos. Também é interessante, se tiver espaço, que deixe um espaço para aqueles cursos que permitem perceber a sua personalidade (como por exemplo se é federado em algum desporto).

A experiência

Normalmente, deverá omitir a informação dos seus primeiros trabalhos. Aqueles que realizou em estágios ou os que teve para poder pagar a sua formação. Lembre-se que o seu curriculum deverá concentrar-se em duas páginas, por isso é melhor que elimine certas informações.

Isto no caso de ter um certo percurso profissional. Se não for o seu caso, não duvide em colocar a informação das suas experiências como estagiário ou as colaborações que fez durante os estudos. Tente explicar de uma forma concisa as tarefas realizadas, mas de modo que se entenda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um curriculo especifico, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Omita a informação que não traga valor acrescentado ao seu currículo.

Escrever comentário sobre Como fazer um curriculo especifico

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Michelly
gostaria de trabalhar no carnaval

Como fazer um curriculo especifico
Como fazer um curriculo especifico

Voltar ao topo da página