Notas fiscais

Como emitir nota fiscal avulsa

Como emitir nota fiscal avulsa
Imagem: grafibrindes.com.br

A comercialização de mercadorias e a prestação de serviços são acompanhadas de uma série de responsabilidades secundárias, que devem ser cumpridas por aqueles que se lançam à indústria, comércio ou prestação de serviços. Visando facilitar a emissão de documentos fiscais, há a possibilidade de emitir a nota fiscal eletrônica, ou fazer opção pelo Simples Nacional, facilitando o cumprimento de obrigações junto ao fisco

Porém, havendo casos em que os empreendimentos são realizados por pessoa física, como emitir nota fiscal?

Nesses casos, é possível emitir uma nota fiscal avulsa – serviço oferecido pela maioria dos estados brasileiros para MEI’s, profissionais autônomos, empresas públicas e não contribuintes. A seguir, o umComo traz-lhe dicas importantes para emitir nota fiscal avulsa.

Também lhe pode interessar: Como emitir nota fiscal eletrônica

Índice

  1. Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFAe
  2. Dados da operação
  3. Nota Fiscal Avulsa Manual

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFAe

Para emissão da nota fiscal avulsa eletrônica, procure a secretaria da fazenda de seu estado. Na maioria dos casos, será possível requerer a NFAe pela internet, através do preenchimento de um formulário eletrônico. Via de regra, o solicitante deverá ter em mãos, no momento do cadastramento, os seguintes documentos:

Pessoas Físicas

Pessoas Jurídicas

  • Comprovante de Inscrição no Cadastro nacional das Pessoas Jurídicas – CNPJ, quando for o caso;
  • Documento de Identidade, ou equivalente, do solicitante

Obs.: Dependendo do estado em que a NFAe for requerida, a secretaria da fazenda local poderá exigir outros documentos não previstos na lista acima.

Dados da operação

É importante registrar devidamente as informações relacionadas à operação de que trata a nota fiscal avulsa, seja ela eletrônica ou não. Portanto, nela devem constar os dados da operação realizada. Basicamente, devem constar as seguintes informações:

Dados do destinatário – Nome, endereço, dados para contato, etc.;

Natureza da operação – venda ou prestação de serviço;

Descrição do produto ou serviço;

Data e local do fato gerador da nota fiscal;

Valor da operação;

Transporte (quando for o caso) – deve constar se o responsável pelo transporte foi o contratado, o contratante, ou um terceiro designado para esta operação. No caso de transporte realizado por terceiros, é razoável que seus dados também sejam informados na nota, bem como o valor de frete.

Nota Fiscal Avulsa Manual

O proprietário da mercadoria, ou prestador do serviço, pode emitir a nota fiscal sem intermediários, bastando preencher as informações necessárias para validação do documento fiscal. Para saber as informações que devem constar na nota, consulte o artigo “Como fazer uma nota fiscal”.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como emitir nota fiscal avulsa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Talita Mendonça Pedral
Como emitir nota fiscal
A sua avaliação:
Debora dos Santos Leandro
como fazer para montar o documento
JOAO BRANDAO
Boa tarde me chamo João ,por favor tirei a nota quando fui transmitir , recebi em vermelho que A sua nota está pendente de transmissão, ja tentei reenviar e sempre da o mesmo problema , poderia me ajudar por favor. Aguardo
isabela
estou com o mesmo problema , ja conseguiu transmitir joão ?
lucas
eu estou comecando como sub encaregado e nao sei como faço pra receber uma mercadoria da area de hortifruti granjeiro.o que devo faze ao receber. quais campos da nota devo preencher passo a passo
Imagem: grafibrindes.com.br
Como emitir nota fiscal avulsa