Relatórios anuais

Como fazer um relatório administrativo

Como fazer um relatório administrativo

Trabalhar em atividades administrativas e gerenciais em grandes empresas exige grande responsabilidade. Nestas organizações, principalmente nas grandes empresas e corporações, fazer relatórios administrativos ou relatórios gerenciais, como também são chamados, é uma das atividades mais comuns realizadas pelos trabalhadores em cargos de gerência ou supervisão. Os relatórios são muito úteis para resumir e informar sobre como foi executada uma determinada ideia dentro da empresa, por exemplo, um evento beneficente ou um novo investimento. Além disso relatórios positivos fazem que seja mais fácil conseguir novos investidores, se esse for o objetivo da empresa. Neste artigo de umCOMO vamos explicar tudo sobre como fazer um relatório administrativo.

Índice

  1. Relatório administrativo: orientações gerais
  2. Como fazer um relatório - exemplo: modelo de relatório administrativo
  3. Tipos de relatórios administrativos

Relatório administrativo: orientações gerais

O relatório administrativo ou gerencial deve ser feito por uma pessoa que tenha dirigido ou administrado aquilo que é falado no relatório, ou seja, que tenha conhecimento de causa. Ou seja, o relatório não pode ser terceirizado para alguém que não acompanhou o processo que deve ser relatado.

Por exemplo, se uma empresa abre uma filial em outro país, o encarregado de fazer o relatório será a pessoa que dirigiu a criação desta filial, ou um grupo de pessoas com conhecimentos suficientes designadas pela direção.

  • Para começar o relatório propriamente dito, devemos colocar um cabeçalho que inclua os seguintes dados: tipo de documento; data; departamento que o elabora; empresa ou organismo ao qual pertence; a quem se dirige (se o público for muito amplo e diverso, não é necessário).
  • Posteriormente, deve haver uma introdução com uma breve exposição dos motivos pelos quais este relatório é realizado, para que quem leia tenha a informação básica para entender todo o documento. Isto é: por que foi feito o relatório, qual é seu objeto central de estudo e o que foi levado em consideração para sua elaboração.

O desenvolvimento do relatório pode variar consideravelmente em função do tipo de matéria a expor, do público e da profundidade do relatório. No entanto, existem pontos básicos que são comuns em todos os relatórios:

  • Antecedentes: razões pelas quais se faz o relatório e o estudo.
  • Fontes de informação: de onde obtemos a informação para sua realização.
  • Metodologia: a partir de que ponto de vista e quais foram os procedimentos usados para estudar a matéria.
  • Problemas encontrados: quais foram as limitações encontradas na hora de fazer o relatório.
  • Outros dados de consideração: normalmente, faz referência a dados relevantes sobre economia ou situação jurídica. Caso o relatório trate sobre um investimento ou assunto similar, estes serão os pilares de base do relatório.

Para acabar o relatório, faremos uma exposição de conclusões e recomendações:

  • Com as conclusões conseguiremos concentrar a informação nos dados puramente importantes e consideráveis, de tal forma que o leitor, só com a sua leitura, possa ter uma ideia mais do que suficiente sobre a finalidade do estudo;
  • No que diz respeito às recomendações, estas devem ser formuladas de forma realista e útil para a empresa, sobre como melhorar os dados obtidos ou pautas para realizar seus projetos de forma mais satisfatória.

Como fazer um relatório - exemplo: modelo de relatório administrativo

O relatório administrativo ou relatório gerencial não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira uma sugestão abaixo:

Florianópolis, 20 de outubro de 2019.

Ao Gerente de Vendas da Empresa X S/A

1. Conforme solicitado pelo senhor, executei levantamento da Empresa X S/A no período de julho a setembro de 2019, a fim de obter demonstrativos de despesas e lucros.

2. Foram usados os procedimentos abaixo:

2.1. Levantamento contábil da Empresa X entre julho e setembro de 2020;

2.2. Levantamento das vendas da Empresa X entre julho e setembro de 2020.

3. Relatório. A empresa em questão demonstra obter uma margem de lucro de 25% no período analisado, o que está um pouco abaixo das empresas concorrentes.

4. Para o ano de 2020, espera-se um aumento nas vendas e nos lucros, e para tanto observei que o mais importante é investir em marketing, pois poucas pessoas conhecem a Empresa X.

5. Apesar de estar em crescimento se comparado ao relatório de 2018, é preciso avaliar que os produtos da Empresa X ainda são desconhecidos para os consumidores. Seria interessante contratar uma agência voltada para social media que tivesse uma cartela de influencers ligados ao segmento da Empresa X, para fazer a marca mais conhecida.

Atenciosamente,

Analista de Estratégias Fulano de Tal

Observe que este relatório contém vários dos elementos que indicamos nas nossas dicas gerais sobre como fazer um bom relatório administrativo.

Tipos de relatórios administrativos

Os relatórios administrativos ou gerenciais subdividem-se em tipos diferentes que ajudam o relator a escrever o texto mais objetivo possível. São eles:

  • Relatório financeiro: aborda questões relacionadas à movimentação financeira, como fluxo de caixa, orçamento, despesas, etc. Também é chamado de relatório de atividades administrativas e financeiras. Para elaborar esse tipo de relatório, pode ser interessante consultar antes nosso artigo sobre como fazer um fluxo de caixa.
  • Relatório de satisfação: pode ser voltado tanto para o cliente quanto para o funcionário. No caso do cliente, o objetivo é coletar as opiniões dele sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa. Em relação ao funcionário, busca-se averiguar como ele se sente em relação à empresa, inquerindo sobre à função desempenhada, objetivos, valores corporativos, etc;
  • Relatório de crescimento: focado no desenvolvimento da empresa, o relatório de crescimento pode abordar tópicos como patrimônio, portfólio de produtos, se houve crescimento no número de clientes em um dado período, etc;
  • Relatório de controle: este relatório é voltado para o desempenho empresarial, abordando assuntos como estoque, desperdício, metas a serem cumpridas em determinado prazo, entre outros;
  • Relatório de análise: o relatório de análise parte da avaliação de dados para se chegar a uma conclusão. É interessante nesse caso apontar soluções e caminhos para os problemas que possam ter sido encontrados, podendo assim atingir as metas da organização. Nosso artigo sobre como alcançar minhas metas com sucesso pode ser muito útil nesse momento!

Há um outo tipo de relatório mais extenso: o relatório do Conselho de Administração. Em geral, ele é feito anualmente e apresenta um balanço geral de tudo que aconteceu na empresa. Você pode conferir um modelo desse tipo de relatório clicando aqui.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um relatório administrativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Bibliografia
  • SEBRAE. Conheça exemplos de relatórios gerenciais. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/conheca-exemplos-de-relatorios-gerenciais,a88a894c40bf3610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  • SEBRAE. Relatórios Gerenciais: base para tomadas de decisão. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/relatorios-gerenciais-base-para-tomadas-de-decisao,398b43f87dc17410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Publicado em 23 de março de 2015. Acesso em 26 de novembro de 2020.

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13 comentários
A sua avaliação:
Igor Seremawe Xavante
Relatório sobre assunto
Área de auxiliar administrativo
Estamos fazendo relatório para informações o que falar indicar
Casimiro Pedro
Preciso de mas informações sobre Relatório Administrativo
DANIELE PEREIRA DE SOUSA
quero saber mais sobre relatorios ou outros documentos empresarial
maria de fatima medeiros ribeiro
Como fazer um relatório administrativo
solange
como montar um relatório de uma empresa que estar com problemas nos processos administrativos , como produção ,mão de obra ,transporte ,entre outros ?
jean freire
qual conteudo de um relatorio tecnico administrativo ?
adriano
como posso fazer um relatório de uma empresa de bífer de criança?
A sua avaliação:
Manuel Matende
como se faz o relatório administrativo no fim de cada mês ?
A sua avaliação:
IZOLDA DUARTE
quero me aperfeiçoar no meu relatorio hospitalar
A sua avaliação:
waleska
como fazer um relatorio especificando a quantidade de empresas pra um escritorio?
A sua avaliação:
ozenilda lima de sousa
passo a passo do relatório?
jucelio de mello
Obrigado por encontrar aqui o assunto que para mim,estava em pauta e que agora estou inteirado.M ajudou muito.Que Deus os abençoe.
Editor umComo.com.br
Oi Jucelio, que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada e continue nos acompanhando :)
Maria Bald
Ajudou me bastante este artigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Como fazer um relatório administrativo