Partilhar

Como fazer um relatório administrativo

Como fazer um relatório administrativo

Nas empresas, principalmente nas grandes empresas e corporações, fazer relatórios é uma das atividades mais comuns realizadas pelos trabalhadores. Os relatórios são muito úteis para resumir e informar sobre como foi executada uma determinada ideia dentro da empresa, por exemplo, um ato benéfico ou um novo investimento. Além disso relatórios positivos fazem que seja factível conseguir novos investidores,se a empresa precisar. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar-lhe como fazer um relatório administrativo.

Fonte fotografia: patriahispana.com

Também lhe pode interessar: Como fazer um estudo de viabilidade
Passos a seguir:
1

O relatório administrativo deve ser feito por uma pessoa que tenha dirigido ou administrado aquilo que é falado no relatório. Por exemplo, se uma empresa abre uma filial em outro país, o encarregado de fazer o relatório será a pessoa que dirigiu a criação desta filial, ou um grupo de pessoas com conhecimentos suficientes designadas pela direção.

2

Para começar o relatório propriamente dito, devemos colocar um cabeçalho que inclua os seguintes dados:

  • Tipo de documento;
  • Data;
  • Departamento que o elabora;
  • Empresa ou organismo ao qual pertence;
  • A quem se dirige (se o público for muito amplo e diverso, não é necessário).
3

Posteriormente, deve haver uma introdução com uma breve exposição dos motivos pelos quais este relatório é realizado, para que quem leia tenha a informação básica para entender todo o documento. Isto é: por que foi feito o relatório, qual é seu objeto central de estudo e o que foi levado em consideração para sua elaboração.

4

O desenvolvimento do relatório pode variar consideravelmente em função do tipo de matéria a expor, do público e da profundidade do relatório. No entanto, existem pontos básicos que são comuns em todos os relatórios:

  • Antecedentes: razões pelas quais se faz o relatório e o estudo.
  • Fontes de informação: de onde obtemos a informação para sua realização.
  • Metodologia: a partir de que ponto de vista e quais foram os procedimentos usados para estudar a matéria.
  • Problemas encontrados: quais foram as limitações encontradas na hora de fazer o relatório.
  • Outros dados de consideração: normalmente, faz referência a dados relevantes sobre economia ou situação jurídica. Caso o relatório trate sobre um investimento ou assunto similar, estes serão os pilares de base do relatório.
5

Para acabar o relatório, faremos uma exposição de conclusões e recomendações. Com as conclusões conseguiremos concentrar a informação nos dados puramente importantes e consideráveis, de tal forma que o leitor, só com a sua leitura, possa ter uma ideia mais do que suficiente sobre a finalidade do estudo. No que diz respeito às recomendações,estas devem ser formuladas de forma realista e útil para a empresa, sobre como melhorar os dados obtidos ou pautas para realizar seus projetos de forma mais satisfatória.

Leitura complementar: Como começar um relatório

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um relatório administrativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

14 comentários
Casimiro Pedro
Preciso de mas informações sobre Relatório Administrativo
DANIELE PEREIRA DE SOUSA
quero saber mais sobre relatorios ou outros documentos empresarial
maria de fatima medeiros ribeiro
Como fazer um relatório administrativo
solange
como montar um relatório de uma empresa que estar com problemas nos processos administrativos , como produção ,mão de obra ,transporte ,entre outros ?
jean freire
qual conteudo de um relatorio tecnico administrativo ?
adriano
como posso fazer um relatório de uma empresa de bífer de criança?
A sua avaliação:
Manuel Matende
como se faz o relatório administrativo no fim de cada mês ?
A sua avaliação:
IZOLDA DUARTE
quero me aperfeiçoar no meu relatorio hospitalar
A sua avaliação:
waleska
como fazer um relatorio especificando a quantidade de empresas pra um escritorio?
A sua avaliação:
ozenilda lima de sousa
passo a passo do relatório?

Como fazer um relatório administrativo
Como fazer um relatório administrativo

Voltar ao topo da página