menu
Partilhar

Como consultar número de reservista pelo CPF

Por Letícia Lima. Atualizado: 22 fevereiro 2021

Alistar-se no Exército Brasileiro é uma obrigação para todos os indivíduos do sexo masculino de nacionalidade brasileira e com mais de 18 anos. Aqueles que não se filiam perdem o acesso à diversos direitos, como participar de concursos públicos, matricular-se em instituição de ensino superior e até mesmo tirar passaporte. Para evitar esses transtornos, é importante ter sempre em mãos seu certificado de reservista do serviço militar. Saiba neste artigo do umCOMO como consultar número de reservista pelo CPF.

Também lhe pode interessar: Como obter licença para caçar no Brasil

Documentos expedidos pelo Exército Brasileiro

Existem vários documentos que são emitidos pelo Exército Brasileiro e é comum que se confundam as nomenclaturas. No entanto, é bem fácil distingui-los - confira:

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM): Esse certificado comprova que o indivíduo do sexo masculino se alistou ao Exército Brasileiro. Além disso, tem validade pré-determinada e serve para comprovar que o cidadão está em ordem com o Exército Brasileiro caso seja necessária comprovação entre o período de alistamento e o de dispensa, como por exemplo para o pedido de emissão de passaporte.
  • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI): A função desse certificado de dispensa militar é comprovar que o sujeito foi dispensado de servir ao Exército, ou seja, que se alistou de acordo com o obrigatório e que não tem pendências com o Exército.
  • Certificado de Reservista (CR): Esse certificado comprova que o indivíduo cumpriu com suas obrigações militares e agora está na reserva do Exército, podendo ser convocado a servir em casos de guerra declarada, por exemplo.
  • Certificado de Isenção (CI): Ainda que o alistamento seja obrigatório, existem pessoas que não correm o risco de serem chamadas para fazer parte do Exército. A função desse certificado é isentar pessoas com dificuldades motoras ou mentais comprovadas de servir.

Consultar o número reservista militar pelo CPF

Consultar número de reservista pelo CPF é simples. Ao contrário de documentos mais utilizados como o RG e CPF, geralmente não nos lembramos do número de outros documentos como o de reservista porque não usamos toda hora. Então se você perdeu ou não se lembra do seu registro não se preocupe. Obter o número de reservista pelo CPF -é simples e você pode fazer todo o processo online.

1 - Acesse o site do Governo Federal

Primeiramente, você deve acessar o site do Governo Federal para criar uma conta, caso você ainda não seja cadastrado. Para isso, basta clicar em crie sua conta gov.br, como se vê na imagem.

Como consultar número de reservista pelo CPF - Consultar o número reservista militar pelo CPF

2 - Acesse o site do Alistamento Militar Online

Uma vez com o cadastro feito no site do Governo Federal, você deve se dirigir ao site do Alistamento Militar e clicar na opção "já me alistei".

Ao clicar nessa opção o site do Alistamento Militar te levará ao site do Governo Federal outra vez, o da primeira imagem, e, agora que você já tem cadastro, basta preencher seus dados para acessar sua conta no site do governo.

O site do Governo Federal te pedirá uma autorização para acessar os dados do serviço militar, portanto você clicar em autorizar.

3 - Verifique o número de reservista

Uma vez preenchidos os dados no site do Governo Federal e autorizado o uso dos seus dados, você terá acesso a página com as opções do Serviço Militar. Nela você deve clicar em "Certificados Militares". Onde irá constar seu número de reservista. Esta é uma maneira simples de como consultar o número reservista militar pelo CPF - observe que não é possível consultar certificado de reservista pelo nome apenas, é preciso também informar o número de CPF.

Como você pode ver não há muito segredo em como saber o número de reservista, o processo é muito simples e pode ser feito sem que seja necessário agendamentos de horário ou sair de casa.

Certidão Negativa Militar: como emitir

Caso você esteja com suas obrigações militares em dia e precise obter uma certidão negativa militar ou queira verificar a sua situação, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o serviço de Certidão Negativa no site do STM;
  2. Depois vá em "emitir certidão negativa";
  3. Informe os dados solicitados, como seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome completo da sua mãe.
  4. Pronto! Você já pode emitir seu comprovante de quitação com o serviço militar.

O que é comprovante de quitação com o serviço militar?

O comprovante de quitação com o serviço militar é um documento que comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro e que está "quite", isto é, com suas obrigações em dia. Este comprovante pode ser emitido online no site do Superior Tribunal Militar.

Vale dizer que o alistamento militar é obrigatório para todo homem brasileiro após completar os 18 anos de idade.

Como consultar número de reservista: outras maneiras

Além da forma citada de consultar reservista pelo CPF, se você possui qualquer dúvida em relação ao Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR) ou Certificado de Isenção (CI) procure a Junta Militar mais próxima da sua residência, pois lá você conseguirá emitir os documentos necessários e também consultar os números relativos a eles e tirar dúvidas como como pegar o certificado de reservista atrasado, já que é dado um prazo para obter o documento.

Não deixe que problemas com o Exército sejam empecilhos para você realizar seus objetivos, como tomar posse em cargo público ou se matricular na universidade. Esteja sempre em dia com suas obrigações civis e evite possíveis transtornos no futuro! Se alistar no exército é um dever como cidadão e a falta do alistamento também resulta na perda de direitos.

Atenção: lembre-se que os números da certificado de reservista e do certificado de dispensa de incorporação são diferentes, ou seja, quando se é reservista assume-se que você já serviu ao Exército. O CDI não pode ser consultado online, apenas na Junta de Serviço Militar.

A forma mais simples de descobrir número de reservista e certificado de dispensa militar é indo até a Junta Militar mais próxima. Não é necessário agendar horários e a rapidez do atendimento dependerá de quantas pessoas estiverem esperando para recolher documentação ou tirar dúvidas.

Se você está com o documento em mãos e se pergunta quantos números tem o certificado de reservista, saiba que o número é composto por 12 dígitos.

Qual é o número do Certificado de Dispensa de Incorporação?

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro mas foi dispensado, seja por condições de saúde, sociais ou até mesmo por excesso de contingente na sua região, o que é muito comum, visto que existem pessoas que se alistam não apenas por obrigação mas também por vontade de fazerem parte do Exército.

Para obter o número do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), você deverá:

  1. Após a dispensa, você deve levar a Junta Militar do seu município um documento oficial com foto e um comprovante de residência.
  2. Os oficiais irão marcar a cerimônia de Juramento à Bandeira, na qual você irá se comprometer a servir ao país em caso de guerra ou necessidade. Somente aqueles que participam da cerimônia podem receber o CDI.
  3. Após o juramento, você deve agendar na Junta de Serviço Militar uma data para expedir sua CDI, pagar uma taxa e depois voltar para buscá-la. O número do Certificado de Dispensa de Incorporação só pode ser consultado nesse documento, de forma física.

Caso ocorra furto, perda, extravio ou roubo do Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), é necessário que uma segunda vida seja pedida em uma Junta de Serviço Militar. Não se esqueça de realizar o pedido do documento o quanto antes para que seja possível comprovas que você está em ordem com o Exército, evitando assim correr riscos de perder direitos como o de se candidatar à vagas públicas.

Agora que você já descobriu como ver o número de reservista online, veja também como tirar segunda via do CPF.

O que acontece se você não se alistar no exército

O alistamento militar é obrigatório para todo homem no ano em que completar 18 anos e não cumprir com essa obrigação calha em penalidades. Quem não se alistar fica proibido de:

  • Obter passaporte ou prorrogar validade;
  • Se tornar funcionário público, seja do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Matricular-se em instituições de ensino;
  • Obter registro profissional;
  • Inscrever-se em concursos públicos;
  • Receber suporte financeiro governamental.

Quanto é a multa por não se alistar no Exército?

Além das consequências citadas, o cidadão que não se alistar no período correto deverá pagar uma multa simbólica de R$ 4,50, ajustada em 2020, de acordo com dados do R7.[1]

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar número de reservista pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. Alistamento militar é obrigatório: o que acontece se eu não me alistar? Disponível em: <https://noticias.r7.com/prisma/o-que-e-que-eu-faco-sophia/alistamento-militar-e-obrigatorio-o-que-acontece-se-nao-me-alistar-29122020> Acesso em: 19 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • http://www.eb.mil.br/web/ingresso/duvidas-mais-frequentes?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=109298&_101_type=content&_101_urlTitle=documentacao-do-servico-militar&inheritRedirect=true
  • https://www.alistamento.eb.mil.br/help/faq.action

Escrever comentário

575 comentários
A sua avaliação:
Clemeson bezerra da Silva
Acompanhamento militar
A sua avaliação:
Gilson jose Maranhão
Quero numero da minha reservista
A sua avaliação:
Valter Silverio Antao
Segunda via da reservista
Aeronáutica
A sua avaliação:
José Alves Da Silva Filho
eu tenho reservista
A sua avaliação:
Amaro gomes da cunha rabelo neto
fui dispensado em 12/09/1994 mas nao fui jurar a badeira e receber reservista ! o que eu faço pra te-la?
A sua avaliação:
Rogério Rodrigues campina
Eu quero tirar a segunda via da reservista militar
A sua avaliação:
Jean cotrim de carvalho
Quero tirar meu reservista
A sua avaliação:
Luiz Francisco Carvalho
Queria saber aonde Mora
A sua avaliação:
Eraldo silva
Quero o numero da reservista
José Ramos Junior
Quero a numeração do meu certificado de alistamento
A sua avaliação:
Caio Henrique
Quero meu número da revista
Roberto da Silva Gomes
Preciso da segunda via da reservista
A sua avaliação:
Douglas Thales Modesto Benedito
Gostaria de saber como pegar minha reservista pela internet mêsmo é fazer pagamento pela internet

A sua avaliação:
Joziel José Da Silva
Meu número da reservista
A sua avaliação:
Jonathan Gomes de araujo
Muito bom
A sua avaliação:
Moabe de jesus batista
Numero do meu certificado de reservista
A sua avaliação:
Eduardo Marecki junior
Acredito que a carteira de reservista tem igual ou maior respaldo como documento oficial de registro. Preciso atualizar. Meu para valer com o identificacao ou o antigo deve ser aceito e validado como documento identidade oficial em validade.?
A sua avaliação:
Danilo Alves Pereira
Como vejo minha reservista online
Joao paulo
Você consegue no site acima verificar o numero do CR e requerer um CDI. agora segunda via do CR somente comparecendo a Junta Militar de sua cidade.
A sua avaliação:
Antônio Moreira da Silva filho
Quando e pra receber minha rezevista
A sua avaliação:
Danilo Moreira da Silva
Como imprimir boleto pra pagar multa de atraso no alistamento Militar Ba
A sua avaliação:
Alex Cicero Sebastião Silva de Santana
Quero saber minha situação já me alistei
A sua avaliação:
Alessandro dos Santos Oliveira conceicao
Eu preciso

1 de 4

Voltar ao topo da página