Partilhar

Como consultar número de reservista pelo CPF

Imagem: Reprodução/alistamento.eb.mil.br

Alistar-se no Exército Brasileiro é uma obrigação para todos os indivíduos do sexo masculino de nacionalidade brasileira e com mais de 18 anos. Aqueles que não se filiam perdem o acesso à diversos direitos, como participar de concursos públicos, matricular-se em instituição de ensino superior e até mesmo tirar passaporte. Para evitar esses transtornos, é importante ter sempre em mãos seu certificado de reservista do serviço militar. Confira no umCOMO como consultar número de reservista pelo CPF.

Também lhe pode interessar: Como obter licença para caçar no Brasil

Documentos expedidos pelo Exército Brasileiro

Existem vários documentos que são emitidos pelo Exército Brasileiro e é comum que se confundam as nomenclaturas. No entanto, é bem fácil distingui-los - confira:

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM): esse certificado comprova que o indivíduo do sexo masculino se alistou ao Exército Brasileiro. Além disso, validade pré-determinada.
  • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI): a função desse certificado é comprovar que o sujeito foi dispensado de servir ao Exército.
  • Certificado de Reservista (CR): esse certificado comprova que o indivíduo cumpriu com suas obrigações militares e agora está na reserva do Exército, podendo ser convocado a servir em casos de guerra declarada, por exemplo.
  • Certificado de Isenção (CI): a função desse certificado é isentar pessoas com dificuldades motoras ou mentais comprovadas de servir ao Exército.

O que é comprovante de quitação com o serviço militar?

O comprovante de quitação com o serviço militar é um documento que comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro e que está "quite", isto é, com suas obrigações em dia. Este comprovante pode ser emitido online no site do Superior Tribunal Militar.

Consultar o número reservista militar pelo CPF

  1. Acesse o serviço de Certidão Negativa no site do STM;
  2. Clique em "emitir certidão negativa";
  3. Informe os dados solicitados, como seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome completo da sua mãe.
  4. Pronto! Você já pode emitir seu comprovante de quitação com o serviço militar. Esta é uma das maneiras de como consultar o número reservista militar pelo CPF - observe que não é possível consultar certificado de reservista pelo nome apenas, é preciso também informar o número de CPF.

O que é RA - Serviço Militar?

O RA é o Registro de Alistamento no Serviço Militar Brasileiro, vinculado ao Certificado de Alistamento Militar. Trata-se de um número composto por 12 dígitos. Você pode consultar e imprimir seu certificado de alistamento online, basta acessar o site do Sermil e clicar na opção "imprimir certificado de alistamento".

Como consultar número de reservista pelo CPF - O que é comprovante de quitação com o serviço militar?

Como consultar número de reservista online

Uma das formas de consultar seu número de reservista online é da forma informada acima, pelo site do Superior Tribunal Militar.

Atenção: lembre-se que os números da certificado de reservista e do certificado de dispensa de incorporação são diferentes, ou seja, quando se é reservista assume-se que você já serviu ao Exército. O CDI não pode ser consultado online, apenas na Junta de Serviço Militar.

Se você possui qualquer dúvida em relação ao Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR) ou Certificado de Isenção (CI) procure a Junta Militar mais próxima da sua residência, pois lá você conseguirá emitir os documentos necessários e também consultar os números relativos a eles.

Não deixe que problemas com o Exército sejam empecilhos para você realizar seus objetivos, como tomar posse em cargo público ou se matricular na universidade. Esteja sempre em dia com suas obrigações civis e evite possíveis transtornos no futuro!

Qual é o número do Certificado de Dispensa de Incorporação?

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro mas foi dispensado, seja por condições de saúde, sociais ou até mesmo por excesso de contingente na sua região.

  1. Após a dispensa, você deve levar a Junta Militar do seu município um documento oficial com foto e um comprovante de residência.
  2. Os oficiais irão marcar a cerimônia de Juramento à Bandeira, na qual você irá se comprometer a servir ao país em caso de guerra ou necessidade. Somente aqueles que participam da cerimônia podem receber o CDI.
  3. Após o juramento, você deve agendar na Junta de Serviço Militar uma data para expedir sua CDI, pagar uma taxa e depois voltar para buscá-la. O número do Certificado de Dispensa de Incorporação só pode ser consultado nesse documento, de forma física.

Leia também: Como tirar segunda via do CPF

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar número de reservista pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Bibliografia
  • http://www.eb.mil.br/web/ingresso/duvidas-mais-frequentes?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=109298&_101_type=content&_101_urlTitle=documentacao-do-servico-militar&inheritRedirect=true
  • https://www.alistamento.eb.mil.br/help/faq.action

Escrever comentário sobre Como consultar número de reservista pelo CPF

25 comentários
José Claudio da Silva
É preciso certificado apos os 46 anos para tirar passaporte?

A sua avaliação:
Willian Barbosa Vieira
preciso do número da reservista oq faço
ADILSON NOLASCO
como consultar numero de reservista pelo cpf
Luciano fucks de jesus
Preciso do numero da minha reservista
Rodrigo Galdino da Silva
Número da resevista
Semer Dias Ferreira
Quero saber o número da minha reservista
Edinaldo Silva Santos
Eu quero o número da reservista
Anderson Garcia da silva
Preciso retirar meu cdi online!
José Adriano Andrade de Sá
Preciso ter certidão de quitação da reservista..
Gedson Gomes Ferreira
Eu perdi minha reservista como faço pra ver a numeração

1 de 2

Voltar ao topo da página