Partilhar

Como consultar número de reservista pelo CPF

Imagem: Reprodução/alistamento.eb.mil.br

Alistar-se no Exército Brasileiro é uma obrigação para todos os indivíduos do sexo masculino de nacionalidade brasileira e com mais de 18 anos. Aqueles que não se filiam perdem o acesso à diversos direitos, como participar de concursos públicos, matricular-se em instituição de ensino superior e até mesmo tirar passaporte. Para evitar esses transtornos, é importante ter sempre em mãos seu certificado de reservista do serviço militar. Saiba neste artigo do umCOMO como consultar número de reservista pelo CPF.

Também lhe pode interessar: Como obter licença para caçar no Brasil

Documentos expedidos pelo Exército Brasileiro

Existem vários documentos que são emitidos pelo Exército Brasileiro e é comum que se confundam as nomenclaturas. No entanto, é bem fácil distingui-los - confira:

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM): Esse certificado comprova que o indivíduo do sexo masculino se alistou ao Exército Brasileiro. Além disso, tem validade pré-determinada e serve para comprovar que o cidadão está em ordem com o Exército Brasileiro caso seja necessária comprovação entre o período de alistamento e o de dispensa, como por exemplo para o pedido de emissão de passaporte.
  • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI): A função desse certificado de dispensa militar é comprovar que o sujeito foi dispensado de servir ao Exército, ou seja, que se alistou de acordo com o obrigatório e que não tem pendências com o Exército.
  • Certificado de Reservista (CR): Esse certificado comprova que o indivíduo cumpriu com suas obrigações militares e agora está na reserva do Exército, podendo ser convocado a servir em casos de guerra declarada, por exemplo.
  • Certificado de Isenção (CI): Ainda que o alistamento seja obrigatório, existem pessoas que não correm o risco de serem chamadas para fazer parte do Exército. A função desse certificado é isentar pessoas com dificuldades motoras ou mentais comprovadas de servir.

O que é comprovante de quitação com o serviço militar?

O comprovante de quitação com o serviço militar é um documento que comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro e que está "quite", isto é, com suas obrigações em dia. Este comprovante pode ser emitido online no site do Superior Tribunal Militar.

Vale dizer que o alistamento militar é obrigatório para todo homem brasileiro após completar os 18 anos de idade.

Consultar o número reservista militar pelo CPF

Consultar número de reservista militar pelo CPF é simples. Ao contrário de documentos mais utilizados como o RG e CPF, geralmente não nos lembramos do número de outros documentos como o de reservista. Para obter o certificado de reservista online, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o serviço de Certidão Negativa no site do STM;
  2. Clique em "emitir certidão negativa";
  3. Informe os dados solicitados, como seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome completo da sua mãe.
  4. Pronto! Você já pode emitir seu comprovante de quitação com o serviço militar. Esta é uma das maneiras de como consultar o número reservista militar pelo CPF - observe que não é possível consultar certificado de reservista pelo nome apenas, é preciso também informar o número de CPF.

Não há muito segredo em como saber o número de reservista, o processo é muito simples e pode ser feito sem que seja necessário agendamentos de horário ou sair de casa.

O que é RA - Serviço Militar?

O RA é o Registro de Alistamento no Serviço Militar Brasileiro, vinculado ao Certificado de Alistamento Militar. O número reservista RA possue 12 dígitos e você pode consultá-lo e imprimi-lo em casa, basta acessar o site do Sermil e clicar na opção "imprimir certificado de alistamento".

Como consultar número de reservista pelo CPF - O que é comprovante de quitação com o serviço militar?

Como consultar número de reservista online

Uma das formas de consultar seu número de reservista online é da forma informada acima, pelo site do Superior Tribunal Militar.

Além da forma citada de consultar reservista pelo CPF, se você possui qualquer dúvida em relação ao Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR) ou Certificado de Isenção (CI) procure a Junta Militar mais próxima da sua residência, pois lá você conseguirá emitir os documentos necessários e também consultar os números relativos a eles e tirar dúvidas como como pegar o certificado de reservista atrasado, já que é dado um prazo para obter o documento.

Não deixe que problemas com o Exército sejam empecilhos para você realizar seus objetivos, como tomar posse em cargo público ou se matricular na universidade. Esteja sempre em dia com suas obrigações civis e evite possíveis transtornos no futuro! Se alistar no exército é um dever como cidadão e a falta do alistamento também calha na perda de direitos.

Atenção: lembre-se que os números da certificado de reservista e do certificado de dispensa de incorporação são diferentes, ou seja, quando se é reservista assume-se que você já serviu ao Exército. O CDI não pode ser consultado online, apenas na Junta de Serviço Militar.

A forma mais simples de descobrir número de reservista e certificado de dispensa militar é indo até a Junta Militar mais próxima. Não é necessário agendar horários e a rapidez do atendimento dependerá de quantas pessoas estiverem esperando para recolher documentação ou tirar dúvidas.

Se você está com o documento em mãos e se pergunta quantos números tem o certificado de reservista, saiba que o número é composto por 12 dígitos.

Qual é o número do Certificado de Dispensa de Incorporação?

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro mas foi dispensado, seja por condições de saúde, sociais ou até mesmo por excesso de contingente na sua região, o que é muito comum, visto que existem pessoas que se alistam não apenas por obrigação mas também por vontade de fazerem parte do Exército.

Para obter o número do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), você deverá:

  1. Após a dispensa, você deve levar a Junta Militar do seu município um documento oficial com foto e um comprovante de residência.
  2. Os oficiais irão marcar a cerimônia de Juramento à Bandeira, na qual você irá se comprometer a servir ao país em caso de guerra ou necessidade. Somente aqueles que participam da cerimônia podem receber o CDI.
  3. Após o juramento, você deve agendar na Junta de Serviço Militar uma data para expedir sua CDI, pagar uma taxa e depois voltar para buscá-la. O número do Certificado de Dispensa de Incorporação só pode ser consultado nesse documento, de forma física.

Caso ocorra furto, perda, extravio ou roubo do Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), é necessário que uma segunda vida seja pedida em uma Junta de Serviço Militar. Não se esqueça de realizar o pedido do documento o quanto antes para que seja possível comprovas que você está em ordem com o Exército, evitando assim correr riscos de perder direitos como o de se candidatar à vagas públicas.

Agora que você já descobriu como ver o número de reservista online, veja também como tirar segunda via do CPF.

O que acontece se você não se alistar no exército

O alistamento militar é obrigatório para todo homem no ano em que completar 18 anos e não cumprir com essa obrigação calha em penalidades. Quem não se alistar fica proibido de:

  • Obter passaporte ou prorrogar validade;
  • Se tornar funcionário público, seja do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Matricular-se em instituições de ensino;
  • Obter registro profissional;
  • Inscrever-se em concursos públicos;
  • Receber suporte financeiro governamental.

Além das consequências citadas, o cidadão que não se alistar no período correto deverá pagar uma multa simbólica de R$ 4,03.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar número de reservista pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Bibliografia
  • http://www.eb.mil.br/web/ingresso/duvidas-mais-frequentes?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=109298&_101_type=content&_101_urlTitle=documentacao-do-servico-militar&inheritRedirect=true
  • https://www.alistamento.eb.mil.br/help/faq.action

Escrever comentário sobre Como consultar número de reservista pelo CPF

95 comentários
A sua avaliação:
Edmilson Rodrigues da Silva
Quero descobrir o número da minha resevista
A sua avaliação:
William Fernando Santiago Silva
Como consultar número da reservista pelo cpf
A sua avaliação:
José duarte figueiredo
ontem em uma entrevista de emprego pedir meu certificado de reservista so de conta hoje na hora de fazer outra ficha ai gostaria como eu faço para saber o numero do certificado
A sua avaliação:
Felipe Xavier da silva
Quero saber o numero da minha reservista?
A sua avaliação:
Rafael Fernando tavares do nascimento
O número da minha resevista
Jailton Sales Gomes
Quero saber o nbúmero da minha reservista.
Alessandre Ferreira da Silva
Número da reservista
Fabio dos Santos Costa
Kero saber o número da minha resevista
Fabio Simoes
Número da reservista
A sua avaliação:
Samuel pereira de oliveira
Com o pedir um novo e como ver meu numero

1 de 2

Voltar ao topo da página