PARTILHAR

Como consultar número de reservista pelo CPF

Como consultar número de reservista pelo CPF

Alistar-se no Exército Brasileiro é uma obrigação para todos os indivíduos do sexo masculino de nacionalidade brasileira e com mais de 18 anos. Aqueles que não se filiam perdem o acesso à diversos direitos, como participar de concursos públicos, matricular-se em instituição de ensino superior e até mesmo tirar passaporte. Para evitar esses transtornos, é importante ter sempre em mãos seu certificado de reservista do serviço militar. Saiba neste artigo do umCOMO como consultar número da reservista pelo CPF.

Também lhe pode interessar: Como obter licença para caçar no Brasil

Documentos expedidos pelo Exército Brasileiro

Existem vários documentos que são emitidos pelo Exército Brasileiro e é comum que se confundam as nomenclaturas. No entanto, é bem fácil distingui-los - confira:

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM): Esse certificado comprova que o indivíduo do sexo masculino se alistou ao Exército Brasileiro. Além disso, tem validade pré-determinada e serve para comprovar que o cidadão está em ordem com o Exército Brasileiro caso seja necessária comprovação entre o período de alistamento e o de dispensa, como por exemplo para o pedido de emissão de passaporte.
  • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI): A função desse certificado de dispensa militar é comprovar que o sujeito foi dispensado de servir ao Exército, ou seja, que se alistou de acordo com o obrigatório e que não tem pendências com o Exército.
  • Certificado de Reservista (CR): Esse certificado comprova que o indivíduo cumpriu com suas obrigações militares e agora está na reserva do Exército, podendo ser convocado a servir em casos de guerra declarada, por exemplo.
  • Certificado de Isenção (CI): Ainda que o alistamento seja obrigatório, existem pessoas que não correm o risco de serem chamadas para fazer parte do Exército. A função desse certificado é isentar pessoas com dificuldades motoras ou mentais comprovadas de servir.

Hoje te ensinamos como consultar o número da reservista pelo CPF, a seguir.

Consultar o número reservista militar pelo CPF

Se você se pergunta como saber o número da reservista saiba que é simples. Ao contrário de documentos mais utilizados como o RG e CPF, geralmente não nos lembramos do número de outros documentos como o de reservista porque não usamos toda hora. Então se você perdeu ou não se lembra do seu registro não se preocupe. Consultar o número de reservista pelo CPF é simples e você pode fazer todo o processo on-line. Confira o passo a passo para ver a reservista on-line.

1 - Acesse o site do Governo Federal

Primeiramente, você deve acessar o site do Governo Federal para criar uma conta, caso você ainda não seja cadastrado. Para isso, basta clicar em crie sua conta gov.br, como se vê na imagem.

Como consultar número de reservista pelo CPF - Consultar o número reservista militar pelo CPF

2 - Acesse o site do Alistamento Militar Online

Uma vez com o cadastro feito no site do Governo Federal, você deve se dirigir ao site do Alistamento Militar e clicar na opção "já me alistei".

Ao clicar nessa opção o site do Alistamento Militar te levará ao site do Governo Federal outra vez, o da primeira imagem, e, agora que você já tem cadastro, basta preencher seus dados para acessar sua conta no site do governo.

O site do Governo Federal te pedirá uma autorização para acessar os dados do serviço militar, portanto você clicar em autorizar.

Como consultar número de reservista pelo CPF -

3 - Consulte o número da reservista on-line

Uma vez preenchidos os dados no site do Governo Federal e autorizado o uso dos seus dados, você terá acesso a página com as opções do Serviço Militar. Nela você deve clicar em "Certificados Militares". Onde irá constar seu número de reservista. Esta é uma maneira simples de consultar o número reservista militar pelo CPF - observe que não é possível consultar certificado de reservista pelo nome apenas, é preciso também informar o número de CPF.

Como você pode ver não há muito segredo quando você se pergunta: como saber o número da minha reservista. O processo é muito simples e pode ser feito sem que seja necessário agendamentos de horário ou sair de casa.

Como consultar número de reservista pelo CPF -

Certidão Negativa Militar: como emitir

Agora que você já sabe como conseguir o número da reservista, caso você esteja com suas obrigações militares em dia e precise obter uma certidão negativa militar ou queira verificar a sua situação, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o serviço de Certidão Negativa no site do STM;
  2. Depois vá em "emitir certidão negativa";
  3. Informe os dados solicitados, como seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome completo da sua mãe.
  4. Pronto! Você já pode emitir seu comprovante de quitação com o serviço militar.

O que é comprovante de quitação com o serviço militar?

O comprovante de quitação com o serviço militar é um documento que comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro e que está "quite", isto é, com suas obrigações em dia. Este comprovante pode ser emitido online no site do Superior Tribunal Militar.

Vale dizer que o alistamento militar é obrigatório para todo homem brasileiro após completar os 18 anos de idade.

Como conseguir o número da reservista: outros métodos

Além da forma citada de consultar reservista pelo CPF, se você possui qualquer dúvida em relação ao Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR) ou Certificado de Isenção (CI) procure a Junta Militar mais próxima da sua residência, pois lá você conseguirá emitir os documentos necessários e também consultar os números relativos a eles e tirar dúvidas como como pegar o certificado de reservista atrasado, já que é dado um prazo para obter o documento.

Não deixe que problemas com o Exército sejam empecilhos para você realizar seus objetivos, como tomar posse em cargo público ou se matricular na universidade. Esteja sempre em dia com suas obrigações civis e evite possíveis transtornos no futuro! Se alistar no exército é um dever como cidadão e a falta do alistamento também resulta na perda de direitos.

Atenção: lembre-se que os números da certificado de reservista e do certificado de dispensa de incorporação são diferentes, ou seja, quando se é reservista assume-se que você já serviu ao Exército. O CDI não pode ser consultado online, apenas na Junta de Serviço Militar.

A forma mais simples de descobrir número da reservista e certificado de dispensa militar é indo até a Junta Militar mais próxima. Não é necessário agendar horários e a rapidez do atendimento dependerá de quantas pessoas estiverem esperando para recolher documentação ou tirar dúvidas.

Se você está com o documento em mãos e se pergunta quantos números tem o certificado de reservista, saiba que o número é composto por 12 dígitos.

Qual é o número do Certificado de Dispensa de Incorporação?

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) comprova que você se alistou ao Exército Brasileiro mas foi dispensado, seja por condições de saúde, sociais ou até mesmo por excesso de contingente na sua região, o que é muito comum, visto que existem pessoas que se alistam não apenas por obrigação mas também por vontade de fazerem parte do Exército.

Para obter o número do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), você deverá:

  1. Após a dispensa, você deve levar a Junta Militar do seu município um documento oficial com foto e um comprovante de residência.
  2. Os oficiais irão marcar a cerimônia de Juramento à Bandeira, na qual você irá se comprometer a servir ao país em caso de guerra ou necessidade. Somente aqueles que participam da cerimônia podem receber o CDI.
  3. Após o juramento, você deve agendar na Junta de Serviço Militar uma data para expedir sua CDI, pagar uma taxa e depois voltar para buscá-la. O número do Certificado de Dispensa de Incorporação só pode ser consultado nesse documento, de forma física.

Caso ocorra furto, perda, extravio ou roubo do Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), é necessário que uma segunda vida seja pedida em uma Junta de Serviço Militar. Não se esqueça de realizar o pedido do documento o quanto antes para que seja possível comprovas que você está em ordem com o Exército, evitando assim correr riscos de perder direitos como o de se candidatar à vagas públicas.

Agora que você já descobriu como ver o número de reservista online, veja também como tirar segunda via do CPF.

O que acontece se você não se alistar no exército

O alistamento militar é obrigatório para todo homem no ano em que completar 18 anos e não cumprir com essa obrigação calha em penalidades. Quem não se alistar fica proibido de:

  • Obter passaporte ou prorrogar validade;
  • Se tornar funcionário público, seja do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Matricular-se em instituições de ensino;
  • Obter registro profissional;
  • Inscrever-se em concursos públicos;
  • Receber suporte financeiro governamental.

Quanto é a multa por não se alistar no Exército?

Além das consequências citadas, o cidadão que não se alistar no período correto deverá pagar uma multa simbólica de R$ 4,50, ajustada em 2020, de acordo com dados do R7.[1]

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar número de reservista pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. Alistamento militar é obrigatório: o que acontece se eu não me alistar? Disponível em: <https://noticias.r7.com/prisma/o-que-e-que-eu-faco-sophia/alistamento-militar-e-obrigatorio-o-que-acontece-se-nao-me-alistar-29122020> Acesso em: 19 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • http://www.eb.mil.br/web/ingresso/duvidas-mais-frequentes?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=109298&_101_type=content&_101_urlTitle=documentacao-do-servico-militar&inheritRedirect=true
  • https://www.alistamento.eb.mil.br/help/faq.action

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
669 comentários
A sua avaliação:
Michel Antônio Santos Pontes
Preciso descobrir o número da minha CPF XXX.XXX.XXX-XX
A sua avaliação:
Jedevaldo Pinheiro Dos Santos
Pegar número da reservista
A sua avaliação:
Vinicius Marcelo da Silva
Numeração da minha resevista
A sua avaliação:
Rafael vaz de oliveira
Preciso saber se tenho resevista
A sua avaliação:
Jose leonario de sousa
Reservista
A sua avaliação:
José Adson de Brito Silva
Bom dia a todos

A sua avaliação:
Felipe Barbosa Nunes
Como consultar reservists
A sua avaliação:
Delfino Borvão
Fiz recentemente alistamento e por ter mais de 46 anos de idade o atendete disse pra esperar 15 ou 30 dias. e nem me forneceu um numero do protolocolo e ou numero . isso é normal no ato de fazer alistamento militar. ou foi negado pra mim. sou indigena e sempre esta ocorrendo isso neste local.
eu estou em duvida. deveria fornecer numero de protocolo e outro dado da inscrição penso eu. e presciso diso o que devo fazer.
A sua avaliação:
Juan Henrique
Quero pegar meu certificado de reservista
Clineu
Vai na OM mais próxima de sua casa e solicite.
A sua avaliação:
Wesley
Quero ver o número da minha reservista
Everaldo dos Santos
Número da minha reservista
A sua avaliação:
Rodolfo Carvalho portela
Como resgatar o número do CPF
A sua avaliação:
Luz robenildo Andrade de Souza
Muito bom!
A sua avaliação:
Geosmar Gonçalves dos Santos
Quero ver o número da minha reservista
Juliano Silva do vale
Quero vê o registro do alistamento
A sua avaliação:
Gustavo
Quero sabe o numero da resevista
Marcus Vinicius da Silva bispo
Eu queria saber como eu pucho o número da resevista pelo CPF
A sua avaliação:
Ítalo Miguel De lima
Quero ver o número da minha reservista!?
Marcus Vinicius da Silva bispo
Queria ver o número da minha resevista
A sua avaliação:
Rafael weslley ferrasin da silva
Quero saber o número da minha reservista
A sua avaliação:
Joao Carlos Moreira Maiolli
Minha rezervista
A sua avaliação:
Diego fernandes Sampaio pedro
Diego fernandes Sampaio pedro eu sou casado
A sua avaliação:
Adriel Andrade Santos
Eu já sei meu CPF só quero consultar pra saber o ra da reservista
A sua avaliação:
Jefferson Rene Pulido de Lima
Numero da reservista
Como consultar número de reservista pelo CPF
1 de 4
Como consultar número de reservista pelo CPF

Voltar ao topo da página ↑