Partilhar

Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço

Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço

Você consegue imaginar seu dia a dia sem energia elétrica? Não nos damos conta, mas a utilizamos para quase tudo: armazenar alimentos na geladeira, ligar o ventilador, computador, televisão, tomar banho quente... Tudo isso só é possível porque há uma empresa provendo o serviço de energia elétrica, em contrapartida com nosso pagamento por esse bem. Cada estado brasileiro possui uma concessionária que está autorizada pelo governo a prover energia para aquela região, já que esta é hoje considerada um serviço essencial. Nesse sentido, o número de instalação é o que atrela o usuário de uma determinada residência aos serviços da concessionária, sendo necessário sabê-lo caso se queira transferir a titularidade, por exemplo. Mas como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço? Descubra essa e outras informações neste post do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como pagar conta da luz pela internet

Número de instalação da conta de luz pelo endereço

Descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço somente é difícil, uma vez que a maioria das concessionárias de energia elétrica vai exigir outros dados para informar o número de instalação da conta de luz (como CPF, por exemplo).

Número de instalação da conta de luz pelo CPF

Para descobrir o número de instalação da conta de luz pelo CPF, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Descubra qual é a concessionária de energia elétrica da sua região. Você pode conferir qual é a concessionária olhando neste mapa.
  2. No site da concessionária, procure pela área do cliente/consumidor. Lá deverá haver algo como "Meu Perfil", onde será possível acessar os detalhes da instalação - entre eles, o CPF que está vinculado ao número de instalação.

Onde ficar o número de instalação no relógio de luz?

O número de instalação não fica disponível no relógio de luz. Se você não está recebendo as faturas da conta de luz e tem medo de ter a energia cortada, o melhor é entrar em contato com a concessionária da sua região. Veja alguns dos principais telefones:

  • Número da Eletropaulo: 0800 77 28 626
  • Número daNúmero da EDP: 0800 721 0123
  • Número da Energisa: 0800 032 0196
  • Número da Eletrobrás: 0800 086 0800
  • Número da CPFL: 0800 010 10 10
  • Número da AES: 0800 72 72 120
  • Número da Enel: 0800 285 0196
  • Número da Equatorial Energia: 0800 091 0196

Após fazer o contato por telefone e relatar sua situação, fornecendo seus dados (como o endereço, por exemplo), solicite a visita de um técnico da concessionária ao local para que sejam feitos os ajustes. A partir do momento que você começar a receber os boletos de cobrança da energia elétrica, ficará fácil descobrir o número de instalação.

Aproveite para pegar dicas em nosso artigo como economizar na conta de luz.

Como descobrir o número de instalação na conta de luz

O local mais fácil para descobrir o número de instalação é na própria conta de luz - o boleto que você recebe de forma física ou digital mensalmente, com o valor em dinheiro referente ao que foi consumido em energia elétrica na sua casa ou estabelecimento comercial naquele mês.

Na conta de luz da EDP, por exemplo, o número de instalação fica ao lado do mês ao qual a conta faz referência e acima da data de vencimento da mesma, como se pode verificar na imagem abaixo. A maioria das concessionárias de energia elétrica segue o mesmo padrão para número de instalação na conta de luz, de forma que essa é a maneira mais fácil, rápida e prática de ter acesso ao número. Na CPFL, o número de instalação vem com a inscrição "seu código".

Por que você não torna sua vida mais eficiente e começa a pagar a conta de luz por uma via digital, abandonando as filas de bancos e lotéricas? Nós do umCOMO preparamos um artigo explicando como pagar conta de luz pela internet. Confira!

Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço - Como descobrir o número de instalação na conta de luz
Imagem: Reprodução/CPFL

Conta de luz: segunda via

A maioria das concessionárias de energia elétrica no Brasil hoje dispõem de um site onde você pode gerar a segunda via da sua conta de luz. A seguir descreveremos um procedimento padrão - cada concessionária tem sua especificidade, claro, mas via de regra segue-se este caminho:

  1. Acesse o site da sua concessionária de energia elétrica;
  2. Procure pela opção que mais tenha a ver com "segunda via de conta";
  3. Faça seu login utilizando o número de instalação e o CPF ou CNPJ do titular da conta;
  4. Verifique quais são as faturas em aberto e, localizando a que você procura, clique na opção que mais se assemelhe a "gerar segunda via";
  5. Escolha a forma de receber a segunda via do boleto que seja mais adequada as suas necessidades e pronto. Basta pagar a fatura!

Com a onda de privatizações das distribuidoras de energia elétrica no final dos anos 90 no Brasil, o governo brasileiro criou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a quem cabe "[...] regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, em conformidade com as políticas e diretrizes do governo federal"[1], conforme a Lei nº 9.427/96.

Se você tiver um problema com a concessionária de energia elétrica e não obtiver solução nem mesmo falando com a ouvidoria, faça uma reclamação contra a empresa na Aneel. Basta ligar para o número 167 ou preencher o formulário de queixa no site. Faça valer os seus direitos de consumidor! Acesse o portal da Aneel para mais informações.

Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço - Conta de luz: segunda via
Imagem: aneel.gov.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Referências
  1. BRASIL. Lei Nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9427cons.htm>. Acesso em 09 de março de 2020.
Bibliografia
  • PES, João Hélio Ferreira; ROSA, Taís Hemann da. Análise jurisprudencial do direito de acesso à energia elétrica. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=bd3ef5c19067fe17>. Acesso em 09 de março de 2020.
  • SARAIVA, Rodrigo Pereira Costa. Direito do consumidor ao serviço de energia elétrica de qualidade. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/48702/direito-do-consumidor-ao-servico-de-energia-eletrica-de-qualidade>. Publicado em maio de 2016. Acesso em 09 de março de 2020.
  • Farias, Regina Cláudia Gondim Bezerra. Atuação estatal e a privatização do setor elétrico brasileiro. Programa de Mestrado em Ciência Política, Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

Escrever comentário sobre Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Maria de Jesus
Eu não tô conseguindo pegar o meu número do cliente
A sua avaliação:
Michele Guedes de Brito Santos
Quero saber o número da minha instalação
A sua avaliação:
Neuza M. Dias
Eu precisaria saber o numero da instalaçao da conta da EDP-conta de luz, eu so tenho um endereço...
A sua avaliação:
luana de carvalho kaholo
meu numero do cliente esta dando invalido . Porque também não estou recebendo as contas de luz ?
A sua avaliação:
Norma Dias Cavalcanti
Como faço pra colocar um relógio de luz sendo que a casa ja teve um e o mesmo foi tirado .
A sua avaliação:
André Francisco Freire de Santana
Quero pagar minhas contas que não vem
A sua avaliação:
MARIA DE FÁTIMA ROMBALDI LOMBELLO
Quero uma conta de luz para saber meu número de instalação, visando regularizar transferência de nome para o novo locatário.
A sua avaliação:
serafim alexandre da silva
eu quero 2 via da luz
A sua avaliação:
Leslier Rocha Ribeiro
Número da escricao
A sua avaliação:
José Tarcísio Espinola Guimaraes
Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereco...
Willka Maria
Quero a segunda conta da luz que não está chegando na minha residência

Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço
Imagem: Reprodução/CPFL
Imagem: aneel.gov.br
1 de 3
Como descobrir o número de instalação da conta de luz pelo endereço

Voltar ao topo da página