PARTILHAR

Como saber o número do benefício da Previdência Social

Como saber o número do benefício da Previdência Social

Saber seu número do benefício da Previdência Social é de fundamental importância para ter acesso a todos os benefícios oferecidos pelo INSS. No entanto, muitos trabalhadores têm dificuldade em identificá-lo, pois ele não vem escrito de forma clara. Essa dúvida pode levar a diversos empecilhos e atrasar o acesso do trabalhador aos seus direitos isso porque, para manter a segurança e a privacidade do contribuinte, o número do benefício do INSS sempre é solicitado antes de realizar qualquer movimentação burocrática. Em umCOMO vamos auxiliá-lo em como saber o número do benefício da Previdência Social.

Como eu sei o número do beneficio INSS?

A aprovação do benefício do INSS é o momento em que o solicitante passa a ter o seu número, que é considerado sigiloso e fundamental para a maioria das pesquisas no portal MEU INSS e agendamento de serviços relacionados ao benefício. Apesar de o aposentado ter um número, quando o benefício do INSS é aprovado ele nao costuma ser informado explicitamente, a menos que seja solicitado. É por isso que para descobrir o número do INSS você precisa seguir alguma das instruções a seguir:

Consultar número benefício INSS pelo CPF

Consultar número do benefício do INSS pelo CPF é bem simples: basta ter acesso a um telefone e ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social no número 135. O atendimento está disponível todos os dias da semana, exceto domingos, das 7h às 22h (horário de Brasília). A ligação é gratuita para telefones fixos e tem o preço de uma ligação local se feita a partir de celular. Tenha seu documento em mãos e informe seu número de CPF para o atendente e ele lhe dirá qual é seu número do INSS.

Atenção: desconfie de páginas e sites que prometam descobrir seu número do benefício INSS pelo CPF. Nunca insira seus dados sem ter certeza da procedência do negócio.

Como saber o número do benefício do INSS pela internet

A tecnologia possibilitou um acesso muito mais fácil e rápido às informações que desejamos. Dessa forma, saber o número do benefício do INSS pela internet é possível e prático pelo site do INSS. Trata-se, basicamente, de uma maneira de consultar o beneficio do INSS pelo extrato:

  1. Basta acessar o site Meu INSS (meu.inss.gov.br);
  2. Solicite o extrato previdenciário (CNIS);
  3. Clique em “fazer login” e se cadastrar na plataforma, fazendo login logo em seguida.
  4. Seu número do benefício da Previdência Social estará disponível!

Veja nosso guia sobre como consultar o extrato de pagamento do INSS.

Como saber o número do benefício da Previdência Social - Como saber o número do benefício do INSS pela internet

Número INSS: cartão

É possível consultar seu número INSS em diversos lugares, como no seu Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal. O número INSS no cartão costuma ser o mesmo do PIS (Programa de Integração Social) ou do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) - esses números são para os trabalhadores com carteira assinada. Dessa forma, é fácil identificar seu número INSS em seu cartão. Também pode lhe interessar saber como consultar a tabela do PIS.

Consultar número do benefício pelo NIT

O NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é usado para os trabalhadores sem carteira assinada mas que mesmo assim são contribuintes do INSS. Para consultar o número do benefício pelo NIT, visite o site do CNIS (cnis.inss.gov.br), Cadastro Nacional de Informações Sociais, e insira seu número do NIT e a senha. Assim você saberá seu número do benefício da Previdência Social.

Consultar benefício do INSS

O INSS oferece diversos benefícios aos seus contribuintes, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-maternidade, benefícios à pessoa com deficiência, entre outros. O contribuinte pode consultar benefício do INSS pela internet, seguindo essas orientações:

  1. Acesse o formulário de Situação do Benefício do INSS pelo site sipa.inss.gov.br;
  2. Preencha o campo determinado com seu número do benefício;
  3. Informe sua data de nascimento;
  4. Informe seu nome e CPF.

Desse modo é possível consultar benefício do INSS sem sair de casa.

Consulta número benefício INSS: auxílio doença

O auxílio doença é um benefício dado aos trabalhadores contribuintes do INSS que tiveram que se afastar da função por motivo de enfermidade física ou psíquica. Para recebê-lo, é necessário imprimir o formulário de benefício por incapacidade, preenchê-lo e pedir ao empregador que carimbe e assine o formulário.

O contribuinte deve agendar uma perícia no INSS utilizando seu número beneficio INSS e levar o formulário, demais documentos (carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, etc) e atestados médicos comprovando a doença e o tratamento prescrito para a perícia. É necessário comprovar que se está realmente doente para receber o benefício, e comparecer à perícia é fundamental - caso contrário, seu pedido será arquivado.

Contudo, caso não seja possível para o trabalhador comparecer na perícia na data agendada, é possível agendar uma remarcação telefonando para a Central de Atendimento da Previdência Social, no número 135.

É importante também ressaltar que o trabalhador irá parar de receber o benefício auxílio doença quando melhorar de saúde e retornar ao trabalho. Se a situação se tornar mais grave, é possível solicitar uma aposentadoria por invalidez. No entanto, o aposentado por invalidez também deve se submeter a uma perícia médica a cada dois anos para comprovar que realmente está impossibilitado de trabalhar.

Dica: Confira também como fazer cálculo GPS em atraso passo a passo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o número do benefício da Previdência Social, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
50 comentários
A sua avaliação:
calixto Raimundo
hual o ceu nome
A sua avaliação:
Paulo jorge firmino dos Santos
quero o número do benefício loas do inss
A sua avaliação:
Paulo jorge firmino dos Santos
quero o número do benefício do inss por favor
A sua avaliação:
Natal Guilherme Gopfert Pinto Elias
Gostaria ou melhor estamos necessitando do numero do beneficio de minha mae nancy gopfertpinto elias, estamos tentando ha meses, seja por telefone, seja pela internet, mas sem conseguir, vcs podem me ajudar atravez do e-mail Obrigado, Ivonete e natal
A sua avaliação:
Olga Strelnikova Shulgin
esto esperando onze meses para receber beneficio inss por morte urbana meu Quem Me podi Responder Como saber pelo internete tel AJUDA ME
A sua avaliação:
LEALDO RODOLFO BIGNOTTI
GOSTARIA DE SABER O NUMERO Previdência Social
A sua avaliação:
lealdo rodolfo bignotti
Saber meu numero dA PREVIDENCIA
António Carlo Ribeiro
com eu tem o número da benefício
Ronia Maria Rocha de Novais
Qual meu numero da Previdencia Social ?
ELIZABETE BRASIL PINHO
Não consigo descobrir/saber o número do meu benefício. Que imensa dificuldade. Preciso de ajuda.
Lilian Freygang
Preciso saber o numero do beneficio da Previdencia Social
Simone Aparecida de paula
preciso do número de beneficio
elton francisco de campos
bom dia preciso saber o numero do meu benefico aguardo resposta grato
Margarida Barbosa de Araújo Oliveira
como ver o extratodobeneficio doinss
elaine da silva
como saber o numero do meu beneficio
cicero luiz lima
numero do beneficio para extrato insss irpf
sinomar machado da silva
meu beneficio ja foi emplantado?
Ronaldo de Souza Alves
Entrei com o pedido de aposentadoria, mas não me informaram o numero do pedido.
ANTONIO WELLINGTON FERREIRADOMINGOS
NAO CONSIGO ACESSAR ESTAPAGINA PARA CONSEGUIR MEU NIT
Eliana Severina De Sousa
gostaria de saber o numero do meu beneficio
Como saber o número do benefício da Previdência Social
1 de 2
Como saber o número do benefício da Previdência Social

Voltar ao topo da página ↑