Como fazer a contabilidade da minha casa
Nos tempos que correm é imprescindível poupar ao máximo e fazer um acompanhamento das despesas do lar. Desta forma, teremos um controle daquilo que gastamos e evitaremos desperdiçar dinheiro, maximizando nossas economias. Para isso, não é necessário que sejamos especialistas em contabilidade, mas sim que possamos fazê-la de forma simples e rápida. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descobrirá como fazer a contabilidade da sua casa.
Passos a seguir:
O primeiro passo para fazer a contabilidade da sua casa é guardar os talões e contas de tudo aquilo que comprar ou pagar, seja a compra diária de alimentos e demais materiais para o lar, sejam os pagamentos de serviços: luz, gás, água, consertos, etc.
Do mesmo modo, deverá ir anotando em uma caderneta ou numa planilha no Excel, por exemplo, tanto os rendimentos quanto as despesas da sua casa, a modo de livro caixa. Sugerimos você fazer uma tabela onde conste a descrição da despesa, o valor e a data. Assim será mais fácil perceber em que foi gasto o dinheiro.
Desta forma, você poderá ver se o balanço é positivo, isto é, se entra mais do que se gasta, se fica em zero ou se, pelo contrário, é negativo e se gasta mais do que o dinheiro que entra. Recomendamos que você se organize mensalmente, isto é, que no fim do mês some tudo o que gastou e o compare com aquilo que tiver entrado. Se preferir, também pode fazê-lo semanalmente e ter a contabilidade do seu lar mais controlada.
Você poderá fazer comparações entre o que gasta cada mês ou semana, vendo assim quando gasta mais e analisar onde poderia reduzir despesas. Para isso, podem ser úteis para você os nossos artigos:
Caso você considere que esta tarefa é chata demais, pode optar por acessar um portal de gerenciamento online com profissionais que poderão tornar sua contabilidade bem mais fácil.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a contabilidade da minha casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.