Como saber o número do benefício da Previdência Social

Como saber o número do benefício da Previdência Social

Saber seu número do benefício da Previdência Social é de fundamental importância para ter acesso a todos os benefícios oferecidos pelo INSS. No entanto, muitos trabalhadores têm dificuldade em identificá-lo, pois ele não vem escrito de forma clara. Essa dúvida pode levar a diversos empecilhos e atrasar o acesso do trabalhador aos seus direitos isso porque, para manter a segurança e a privacidade do contribuinte, o número do benefício do INSS sempre é solicitado antes de realizar qualquer movimentação burocrática. Em umCOMO vamos auxiliá-lo em como saber o número do benefício da Previdência Social.

Como eu sei o número do beneficio INSS?

A aprovação do benefício do INSS é o momento em que o solicitante passa a ter o seu número, que é considerado sigiloso e fundamental para a maioria das pesquisas no portal MEU INSS e agendamento de serviços relacionados ao benefício. Apesar de o aposentado ter um número, quando o benefício do INSS é aprovado ele nao costuma ser informado explicitamente, a menos que seja solicitado. É por isso que para descobrir o número do INSS você precisa seguir alguma das instruções a seguir:

Consultar número benefício INSS pelo CPF

Consultar número do benefício do INSS pelo CPF é bem simples: basta ter acesso a um telefone e ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social no número 135. O atendimento está disponível todos os dias da semana, exceto domingos, das 7h às 22h (horário de Brasília). A ligação é gratuita para telefones fixos e tem o preço de uma ligação local se feita a partir de celular. Tenha seu documento em mãos e informe seu número de CPF para o atendente e ele lhe dirá qual é seu número do INSS.

Atenção: desconfie de páginas e sites que prometam descobrir seu número do benefício INSS pelo CPF. Nunca insira seus dados sem ter certeza da procedência do negócio.

Como saber o número do benefício do INSS pela internet

A tecnologia possibilitou um acesso muito mais fácil e rápido às informações que desejamos. Dessa forma, saber o número do benefício do INSS pela internet é possível e prático pelo site do INSS. Trata-se, basicamente, de uma maneira de consultar o beneficio do INSS pelo extrato:

  1. Basta acessar o site Meu INSS (meu.inss.gov.br);
  2. Solicite o extrato previdenciário (CNIS);
  3. Clique em “fazer login” e se cadastrar na plataforma, fazendo login logo em seguida.
  4. Seu número do benefício da Previdência Social estará disponível!

Veja nosso guia sobre como consultar o extrato de pagamento do INSS.

Número INSS: cartão

É possível consultar seu número INSS em diversos lugares, como no seu Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal. O número INSS no cartão costuma ser o mesmo do PIS (Programa de Integração Social) ou do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) - esses números são para os trabalhadores com carteira assinada. Dessa forma, é fácil identificar seu número INSS em seu cartão. Também pode lhe interessar saber como consultar a tabela do PIS.

Consultar número do benefício pelo NIT

O NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é usado para os trabalhadores sem carteira assinada mas que mesmo assim são contribuintes do INSS. Para consultar o número do benefício pelo NIT, visite o site do CNIS (cnis.inss.gov.br), Cadastro Nacional de Informações Sociais, e insira seu número do NIT e a senha. Assim você saberá seu número do benefício da Previdência Social.

Consultar benefício do INSS

O INSS oferece diversos benefícios aos seus contribuintes, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-maternidade, benefícios à pessoa com deficiência, entre outros. O contribuinte pode consultar benefício do INSS pela internet, seguindo essas orientações:

  1. Acesse o formulário de Situação do Benefício do INSS pelo site sipa.inss.gov.br;
  2. Preencha o campo determinado com seu número do benefício;
  3. Informe sua data de nascimento;
  4. Informe seu nome e CPF.

Desse modo é possível consultar benefício do INSS sem sair de casa.

Consulta número benefício INSS: auxílio doença

O auxílio doença é um benefício dado aos trabalhadores contribuintes do INSS que tiveram que se afastar da função por motivo de enfermidade física ou psíquica. Para recebê-lo, é necessário imprimir o formulário de benefício por incapacidade, preenchê-lo e pedir ao empregador que carimbe e assine o formulário.

O contribuinte deve agendar uma perícia no INSS utilizando seu número beneficio INSS e levar o formulário, demais documentos (carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, etc) e atestados médicos comprovando a doença e o tratamento prescrito para a perícia. É necessário comprovar que se está realmente doente para receber o benefício, e comparecer à perícia é fundamental - caso contrário, seu pedido será arquivado.

Contudo, caso não seja possível para o trabalhador comparecer na perícia na data agendada, é possível agendar uma remarcação telefonando para a Central de Atendimento da Previdência Social, no número 135.

É importante também ressaltar que o trabalhador irá parar de receber o benefício auxílio doença quando melhorar de saúde e retornar ao trabalho. Se a situação se tornar mais grave, é possível solicitar uma aposentadoria por invalidez. No entanto, o aposentado por invalidez também deve se submeter a uma perícia médica a cada dois anos para comprovar que realmente está impossibilitado de trabalhar.

Dica: Confira também como fazer cálculo GPS em atraso passo a passo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o número do benefício da Previdência Social, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.