Partilhar
Partilhar em:

O que é o CPF

O que é o CPF
Fonte: rssistemas.net

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), é um documento de identificação emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, que todos os cidadãos brasileiros ou estrangeiros com negócios no Brasil devem conter. Este cartão contém um número de identificação que comprova o cadastro de cada contribuinte. O CPF armazena informações fornecidas pelo próprios contribuintes e por outros sistemas da Receita Federal. Não é necessário uma idade mínima para requer o CPF, pode fazê-lo com qualquer idade inclusive recém-nascidos. Este número é único e não muda, mesmo em caso de emissão da segunda via. Ao ser emitido, gera um número com onze dígitos, onde os dois últimos dígitos são verificadores para evitar erros de digitação. Continue lendo em umComo.com.br para perceber melhor o que é o CPF e qual a sua finalidade.

Também lhe pode interessar: O que é o CPF em Portugal

Para que serve

O principal objetivo do CPF é identificar o contribuinte na Receita Federal para fins tributários. No entanto, este número é também utilizado noutras organizações, públicas e privadas, como agências bancárias, órgãos do governo e outras empresas privadas que usam o CPF como chave para identificar a pessoa. Organizações como o Serasa, SPC, Banco Central e outras utilizam o CPF para identificar pessoas que apresentam problemas com créditos. Este documento também é necessário por exemplo, para as declarações anuais de Imposto de Renda (IR), para pedir empréstimos ou para renovar o passaporte.

Onde tirar o CPF

Pode tirar o CPF numa agência conveniada, pela internet, em entidades públicas conveniadas, nas representações diplomáticas brasileiras ou diretamente na Receita Federal. Para saber mais informações acerca de como e onde tirar o CPF clique aqui.

Consultar a situação do CPF

Para consultar a situação do seu CPF, basta clicar aqui, digitar o seu número de CPF, colocar os caracteres de verificação e clicar no botão "Consultar".

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é o CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre O que é o CPF

4 comentários
ricardo goncalves da silva
Quero fazer cartao ipiranga
Soraia Caldas da silva
Gostaria de saber se o meu cartão de credito já chegou
CLAUDIO LEANDRO DA SILVA
NÃO ESTOU CONSEGUINDO COLOCAR TODOS OS NUMEROS DO MEU CARTÃO COMO FAÇO PRA SA\BER MEU EXTRATO
Usuário anônimo
como vejo meu saldo de pagamento do meu beneficio

O que é o CPF
Fonte: rssistemas.net
O que é o CPF