Cadastro de Pessoa Física

O que precisa para tirar CPF

O que precisa para tirar CPF

O CPF, sigla para Cadastro de Pessoa Física, é um documento bastante importante e que servirá para nos identificar como cidadão em diversos momentos como durante a compra de um imóvel ou inscrição em processo seletivo. Por ser um documento de extrema importância, é vantajoso que o tenhamos em mão a todo instante, afinal, nunca sabemos quando o número de nosso CPF será exigido e necessário. Caso você ainda não tenha um CPF ou precise ajudar alguém que emitirá o documento, é muito comum que surjam dúvidas relacionadas ao que é exigido para a emissão do documento, afinal, não é uma situação pela qual passamos com frequência, o que faz com que não tenhamos todas as informações na ponta da língua.

Se você quer saber o que precisa para tirar CPF e outras informações relacionadas ao documento, leia esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tirar o CPF

Índice

  1. O que precisa para tirar CPF
  2. Onde tirar o CPF
  3. Para que serve o CPF

O que precisa para tirar CPF

Emitir o CPF é um processo bastante simples e rápido, entretanto, exige que você tenha alguns documentos em mãos que fornecerão dados necessários para o novo documento, além disso, para emitir um CPF é necessário que o portador do novo documento leve consigo alguns documentos pois os mesmos o permitirão se identificar. Veja quais são as exigências em relação aos documentos para tirar CPF, ou seja, o que você precisa levar:

  • Documento oficial com foto, servindo CNH, RG e passaporte;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Título de eleitor, comprovante de alistamento eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral que ateste a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

Caso o requerente do documento seja estrangeiro, é possível utilizar um documento de identificação equivalente ao RG para substituí-lo, sendo obrigatório que contenha uma foto para que a identificação seja feita.

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para tirar CPF, veja também como tirar CPF no Poupatempo.

O que precisa para tirar CPF de menor

Os documentos para fazer CPF de menor serão um pouco diferentes, afinal, será também necessário que um responsável legal o acompanhe com um documento que comprove sua responsabilidade, ou seja, sua guarda, em relação ao menor. Em casos do tipo, a conexão entre menor e responsável pode ser comprovada pela soma da certidão de nascimento que contiver o nome do responsável com seu RG. A presença do nome do responsável legal na certidão e seu próprio documento com todo certificará o responsável pela análise dos documentos de que a pessoa presente é efetivamente responsável pelo menor.

Caso o menor não seja filho do responsável e, consequentemente, o nome do adulto não estiver presente na certidão de nascimento, é necessário levar algum documento que comprove a responsabilidade da guarda.

Além dos documentos que comprovem o vínculo entre menor e maior presentes, também é necessário levar a certidão de nascimento do menor. Documentos como título de eleitor são dispensados.

Para informações mais detalhadas, veja como tirar CPF de menor.,

Onde tirar o CPF

Via Internet

Se antigamente diversos processos, como a emissão de documentos, era algo demorado e que exigia grandes deslocamentos, hoje em dia é possível resolver diversos problemas por meio da Internet e de forma instantânea. A forma mais simples e rápida de tirar CPF é utilizando uma conexão online e, para isso, o primeiro passo será entrar na página de inscrição de CPF disponível no site da Receita Federal, então, você deverá preencher todos os dados exigidos e clicar em "Enviar".

Enviados os dados, seus dados serão analisados e, então, você obterá um número de CPF. O procedimento é apenas válido para maiores de 16 anos, caso contrário, será necessário o comparecimento físico.

Importante: muitas pessoas não vão muito com a cara da ideia de tirar CPF pela Internet pois não há a emissão de um documento físico, apenas a exibição do número. Caso você estiver pensando isso, não se preocupe pois, atualmente, o CPF não é mais um documento físico como costumava ser e, para compensar sua ausência, o documento pode ser impresso em seu RG se for de seu gosto, o que facilita bastante na hora de lembrar o número.

Para informações mais detalhadas, confira também como tirar o CPF pela Internet.

Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal

As 3 instituições acima citadas têm o aval da emissão do CPF, o que facilita bastante nossas vidas caso não queiramos ou não possamos realizar a emissão do documento pela Internet, afinal, são órgãos públicos presentes em todas as cidades e usualmente de bastante fácil acesso, não importa onde estejamos.

Para emitir CPF em uma agência das instituições acima, basta ir até um guichê de atendimento, o que exigirá a retirada de uma senha e espera até que você seja chamado. Durante seu atendimento, você deverá informar o desejado e pagar uma taxa de R$7,00 no ato e, após o pagamento e apresentação dos documentos exigidos, você receberá o número de seu CPF, que poderá ser utilizado a partir do momento de emissão.

Caso você tenha informado algum dado pessoal de forma errada, é possível solicitar a correção do mesmo de forma gratuita num prazo de 60 dias após a emissão do documento, além disso, para fazer o registro ou alterá-lo com um nome de casado(a), é necessário trazer a certidão de casamento que comprove a alteração de seu nome.

Para que serve o CPF

O CPF é um documento que tem como função principal identificar os contribuintes do Imposto de Renda, entretanto, também serve para identificar os cidadãos em outros contextos. Caso você for abrir uma conta, pedir um empréstimo, ou realizar qualquer outro trâmite financeiro como a compra e venda de um imóvel ou até de algo de menor valor, o seu CPF será exigido, comprovando ser você o responsável pela movimentação.

A importância do CPF tem se tornado cada vez maior de forma que, ao contrário do passado no qual apenas maiores de idade deveriam se preocupar com o documento, hoje em dia existem até mesmo maternidades que se encarregam de emissão do documento, de forma que recém-nascidos já têm um CPF desde o início de suas vidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que precisa para tirar CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Zenilton Rocha Brandão
O número do CPF de zenilton rocha Brandão
A sua avaliação:
Agostinho Flávio Henriques
Vivo em Angola posso obter um cartão CPF
O que precisa para tirar CPF