Como tirar CPF de menor no Poupatempo
O CPF é um dos documentos mais importantes que temos, sendo necessário para diversos trâmites burocráticos. Em razão de sua importância, o ideal é que todos estejam, desde pequenos, registrados na Receita Federal e possuindo um número de CPF. Apesar de ser bastante utilizado e necessário, apenas tiramos o CPF uma vez ou outra na vida, o que faz com que tenhamos dúvidas na hora de emitir novos documentos como, por exemplo, se precisamos solicitá-lo para algum menor de idade pelo qual somos responsáveis legais.
Se você está com dúvidas sobre como tirar CPF de menor no Poupatempo, leia esse artigo do umCOMO e sane todas as suas dúvidas!
O que é e para que serve o CPF
O CPF é sigla para o termo "Cadastro de Pessoa Física", sendo um número de registro necessário para todos os brasileiros e estrangeiros no Brasil para realização de procedimentos como abertura de contas bancárias e emissão de outros documentos oficiais.
A função do CPF é o reconhecimento de cada indivíduo, sendo um documento necessário para identificação de contribuintes do Imposto de Renda.
Perdeu o documento e não sabe o que fazer? Veja como tirar segunda via do CPF.
Como tirar CPF de menor no Poupatempo
Por ser ligado à Receita Federal, o Poupatempo não emite CPF, entretanto, existem diversos outros documentos que podem ser feitos dessa forma, bastando para isso que você agende um horário no site do Poupatempo, escolhendo data e local onde deseja marcar.
Os documentos e serviços que podem ser feitos pelo Poupatempo são:
- Serviços eleitorais: título de eleitor e cadastramento biométrico.
- Inscrição de matrícula escolar;
- Serviços Sabesp: aferição de hidrômetro, alteração cadastral, análise de qualidade de água, atestado de existência de rede de água e esgoto, atestado de ligação de imóvel à rede de água e esgoto, atestado de valores e consumo de contas emitidas.
- Registro de reclamação do PROCON;
- Reconhecimento de paternidade;
- Atestado de Antecedentes Criminais (AAC);
- Registro Geral (RG - Carteira de Identidade);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH): 1ª habilitação, reabilitação de permissionário, adição/mudança de categoria, 2ª via, versão digital, carteira definitiva ou transferência intermunicipal dentro da validade ou vencida, processo de suspensão e de cassação.
- Serviços de Veículos:
- Cadastro de Emprego;
- Carteira de Trabalho;
- Seguro desemprego;
- Acordo CDHU.
Como tirar de CPF de menor
Para saber como tirar CPF de menor, primeiramente é necessário saber onde é possível emitir o documento. Existem algumas possibilidades de onde tirar CPF de menor, sendo todas também válidas para a emissão do mesmo documento para maiores de idade.
A forma mais fácil é tirar CPF de menor online, sendo necessário para isso acessar a página de Inscrição de CPF no site da Receita Federal. Já que o CPF não é mais um documento físico, ou seja, não é mais impressa uma carteirinha, você receberá a versão em arquivo do documento, sendo possível inserir o número posteriormente quando for fazer um RG.
Caso você prefira resolver tudo pessoalmente, existe também a possibilidade. Os lugares onde você poderá ir para tirar CPF de menor são agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e também dos Correios, veja como.
Primeira via do CPF
Seja CPF infantil ou adulto, já vimos que existem algumas opções de lugares onde podemos ir para tirar o documento, mas como será que é o procedimento e o que devemos fazer? Se você está com dúvidas do tipo, veja abaixo com detalhes o que deve ser feito.
Pela Internet
Apesar de simples e gratuito, o serviço apenas está disponível para pessoas entre 16 e 25 anos que possuam título de eleitor. Caso o menor de idade atenda aos requisitos, o primeiro passo será entrar na página de inscrição de CPF no site da Receita Federal e inserir os dados pedidos, o que inclui o título de eleitor.
Após a inserção de todos os dados, você deverá finalizar o pedido de emissão de CPF e receberá na própria página um comprovante de inscrição na Receita Federal e também o número do documento gerado, que deve ser anotado para quando necessário.
Em caso de perda, é possível tirar segunda via do CPF também pelo site da Receita Federal.
Pessoalmente
Caso resolva ir em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, não é necessário marcar horário, apenas pegar uma senha e esperar ser atendido. No momento do atendimento, você deverá estar com todos os documentos exigidos e pagar uma taxa de R$7,50.
A emissão do CPF será feita na hora e você receberá em mãos um comprovante de inscrição na Receita Federal e também um informe com o número do documento emitido.
Importante: o procedimento de como fazer CPF de menor é o mesmo para maiores de idade, entretanto, a documentação exigida é diferente, já que se trata de uma pessoa que não é ainda legalmente responsável por si. Veja abaixo também o que é exigido na hora de emitir CPF de acordo com a idade do portador do documento.
Documentos para tirar o CPF
Para tirar primeira via do CPF é necessário portar alguns documentos que permitirão a identificação do portador do novo número. A lista de documentos exigidos varia de acordo com a idade da pessoa, sendo recomendável que se cheque com antecedência as obrigatoriedades para não correr o risco de ter problemas na emissão do CPF. Veja abaixo o que é necessário levar.
Menores de 16 anos
- Certidão de nascimento, casamento ou documento oficial com foto;
- Documento de identificação oficial com foto do responsável legal;
Importante: caso a guarda do menor não seja de um dos pais, é necessário levar documento que comprove a filiação.
16 e 17 anos
- Certidão de nascimento, casamento ou documento oficial com foto;
- Documento de identificação oficial com foto do responsável legal;
Caso possua, leve também título de eleitor.
Maiores de 18 anos
- Documento oficial com foto;
- Certidão de nascimento, casamento;
- Título de eleitor ou, se for o caso, documento que comprove a não obrigatoriedade de voto.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar CPF de menor no Poupatempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.