Contrato individual de trabalho

Como cadastrar PIS para primeiro emprego

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 10 janeiro 2023
Como cadastrar PIS para primeiro emprego

Entrar no mercado de trabalho é sempre uma nova aventura. Quando conseguimos nossa primeira oportunidade, é um momento de ansiedade e de grande alegria, mas não é fácil entender muitos dos primeiros passos.

Um deles é relacionado ao Pis, algo indispensável na hora de ser registrado nas leis brasileiras. Aqui no umCOMO, vamos te mostrar hoje como cadastrar pis para primeiro emprego. Conheça todos os detalhes para você não ter nenhuma dúvida em relação ao processo. Vem com a gente.

Também lhe pode interessar: Como receber o PIS

Índice

  1. Mas primeiro, o que é PIS?
  2. Como cadastrar pis no primeiro emprego
  3. Cadastro do PIS em lote
  4. O que é certificado digital
  5. Como saber meu PIS

Mas primeiro, o que é PIS?

Antes de mostrar como cadastrar o seu PIS, precisamos primeiro passar a entender o que é ele: uma sigla que significa Programa de Integração Social e é uma espécie de compensação tributária feita pelas empresas, além de ajudar a identificar o trabalhador, por meio do número atribuído, dentro da Previdência Privada.

Sem esse número, você não consegue acessar uma série de benefícios proferidos na legislação brasileira, como dar entrada no seguro-desemprego, por exemplo .

Como cadastrar pis no primeiro emprego

De maneira geral, se você é um novo funcionário e está entrando agora na companhia, essa responsabilidade é por conta da empresa e do seu empregador. Entre em contato com o setor de Recursos humanos, ou com a pessoa responsável pelas atividades administrativas, e peça orientação dos documentos que precisa entregar.

Hoje, o PIS pode ser gerado via digital, o que facilita muito o processo de adesão do novo funcionário na empresa.

Vale lembrar que, mesmo que você já tenha um número atribuído quando fez sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ainda é responsabilidade da companhia registrar e cuidar de todos os trâmites relacionados a esta situação.

Porém, se você é a pessoa responsável pela demanda, a coisa já muda um pouco de figura, vamos te mostrar os passos necessários para cadastrar o pis de uma pessoa em seu primeiro emprego. Confira abaixo:

  • Para cadastrar o Pis de um novo funcionário, você precisa acessar o site da Conectividade Social da Caixa Econômica Federal e encontrar o Certificado Digital da empresa que a pessoa será registrada; Caso não sabia o que este Certificado, não se preocupe, você pode encontrar detalhes neste artigo, mais a frente;
  • Agora já encontrou os Certificado, é preciso fornecer alguns dados básicos do novo funcionário, como os números do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), informações da Carteira de Trabalho e nome dos pais da pessoa;
  • Outra opção é cadastrar pelo E-CNPJ, uma plataforma certificada pelo governo brasileiro onde empresas podem registrar o PIS de novos funcionários;
  • Existe também a opção de se fazer o cadastramento em lote, que é para admitir vários funcionários de uma vez só. Você pode conhecer essa prática logo no próximo tópico, se for o que deseja.

Cadastro do PIS em lote

Você também pode fazer o cadastramento em massa de mais de um funcionário, o chamado cadastramento em lote. Para isso, é necessário preencher um formulário dentro dos padrões requisitados pela Caixa e enviado também pelo mesmo site que informamos anteriormente, o da Conectividade Social, contendo todas as informações necessárias dos novos empregados, como também outras requisitadas.

Se essa é sua intenção, segue aqui um passo a passo para cadastrar PIS em lote:

  1. Entre no site Conectividade Social.
  2. Entre na área escrita “Caixa Postal”;
  3. Depois, siga para “Nova mensagem”;
  4. Agora, vá até a área escrita como “Envio de Arquivo Cadastro NIS”
  5. Coloque o seu arquivo anexado na mensagem, aperte o “Salvar” para não perder nada do que fez até aqui e, por fim, envie o documento clicando em “Enviar”.

Para ambos os casos, tanto o em lote como de uma única pessoa, vale muito ler todos os detalhes que são explicados no site para não se perder durante o processo, um erro aqui pode gerar problemas futuros, então tire um tempo para analisar o que é pedido com muita calma e atenção.

Lembrando que as maneiras que aqui informamos de como cadastrar o PIS primeiro emprego são remotas e podem ser feita no próprio computador da empresa. São os jeitos mais simples de se realizar o processo, além de as mais recomendadas, pois não duram além de alguns minutos para serem totalmente concluídas. E todos sabemos como podem ser complexos esses processos governamentais, não é mesmo? Por sorte, estes já estão mais evoluídos e são bem tranquilos de se realizar, de forma geral.

O que é certificado digital

É um documento que comprova a veracidade de dados em um ambiente digital. É preciso fazer a emissão dele, a empresa precisa usar uma Autoridade Verificadora, que faz parte da estrutura do governo brasileiro.

Além disso, recebe uma espécie de chave e código único, por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP Brasil), o que valida o documento e o torna legal aos olhos da legislação nacional.

Como saber meu PIS

Ao contrário do cadastro do PIS, a atualização dos dados cadastrais no sistema deixou de ser uma responsabilidade da empresa, ficando a cargo do trabalhador fazer isso.

Cada pessoa deve checar e requisitar atualização dos seus dados, caso seja necessário. Para saber qual é o seu número PIS é bem simples: o número do PIS está na sua Carteira de Trabalho, variando de acordo com a idade que esse seu documento tem. Se ele for antigo, é bem possível que a numeração esteja nas ultimas páginas, enquanto nas versões mais novas, está geralmente nas primeiras, bem destacado para facilitar sua procura.

O PIS também é fácil de ser verificado no seu Cartão Cidadão, que é emitido pela Caixa. Se você tem um, o número está na parte da frente, bem destacado. Vale citar que esse documento pode ser feito em qualquer agencia da Caixa Econômica.

Uma terceira opção para localizar o seu PIS é olhar documentos relacionados ao seu FGTS, como o extrato do mesmo.

Por último, o PIS também pode ser visto no site do Cadastro Nacional de Informações Nacionais, o CNIS. E vale ressaltar que o contrário do cadastro do PIS, a atualização dos dados cadastrais no sistema deixou de ser uma responsabilidade da empresa, ficando a cargo do trabalhador fazer isso.

Cada pessoa deve checar e requisitar atualização dos seus dados, caso seja necessário.

E aí, conseguiu entender como cadastrar PIS para primeiro emprego? Aqui no umCOMO você aprender isso e muito mais. Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos conteúdos incríveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cadastrar PIS para primeiro emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências

§ Serasa/Como fazer pis / Disponível em < https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/e-conectividade-social/como-fazer-o-pis/> Acesso em 29 de dezembro de 2022

§ Serasa/Cadastro de PIS Remoto: Aprenda como fazer/ Disponível em < https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/mercado/pis-de-funcionarios-pode-ser-cadastrado-de-forma-remota-com-o-uso-do-certificado-digital-saiba-como/> Acesso em 29 de dezembro de 2022

§ Meu Salário.org/ PIS e PASEP: Saiba o que são e como funcionam / Disponível em < https://meusalario.org.br/trabalho-decente/saiba-o-que-sao-e-como-funcionam-o-pis-e-o-pasep-1> Acesso em 29 de dezembro de 2022

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como cadastrar PIS para primeiro emprego