Leis sobre os salários

Como é pago o trabalho no domingo

Como é pago o trabalho no domingo
Imagem: canadiancouponing.com

Após um determinado número de dias ou de horas de trabalho por semana, todo o trabalhador tem direito ao descanso semanal remunerado (DSR), a folga. O descanso semanal remunerado deve ser pago, durante um período de 24 horas consecutivas e deverá coincidir, de preferência, com o domingo. No entanto, existem determinados trabalhos que exigem que os seus colaboradores trabalhem neste dia, como é o caso de shopping centers ou restaurantes por exemplo. Se você tem um trabalho em que tem de trabalhar ao domingo, deve saber como funciona a legislação nestes casos e como deverá ser remunerado. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como é pago o trabalho no domingo.

Também lhe pode interessar: Como se pagam os feriados

Passos a seguir:

1

Todos os trabalhadores têm direito ao descanso semanal remunerado, desde que a jornada de trabalho seja cumprida integralmente sem faltas, atrasos ou saídas antecipadas injustificadas. Este dia de descanso é, por norma, concedido ao trabalhador ao domingo, mas quando a atividade da empresa não permite, o trabalhador pode ter que trabalhar ao domingo.

2

Caso trabalhe ao domingo a empresa tem duas formas de lhe compensar o dia, pode dar-lhe uma folga compensatória ou pagar-lhe o dia. No caso da primeira opção, o trabalhador vai ter folga em outro dia da semana que não o domingo. Por exemplo, se trabalhou o domingo, a empresa pode lhe dar a segunda-feira de folga. Nestas situações, em que a empresa concede ao funcionário uma folga compensatória, não fica obrigada a realizar o pagamento em dobro.

3

Agora quando a empresa não concede uma folga compensatória ao funcionário, esta fica obrigada a pagar em dobro (100%) o trabalho prestado ao domingo. Quando o funcionário recebe o pagamento em dobro por um domingo trabalhado, não perde o direito à remuneração relativa ao repouso semanal.

4

Então, quando a empresa não tem a oportunidade de fazer a compensação do dia, o trabalhador recebe as horas em dobro e não perde o descanso remunerado. Imagine que o João tem um salário de R$800 e que trabalhou um domingo. Primeiro temos que encontrar o valor do salário ao dia dividindo o salário pelos dias trabalhados: 800/30=26,66. Isto significa que o valor do domingo trabalhado é de R$53,33 (duas vezes o valor diário).

Para além de receber o dia a dobrar, continua a ter direito a receber o descanso semanal remunerado que equivale ao valor de um dia de trabalho.

Como é pago o trabalho no domingo - Passo 4
Imagem: industriahoje.com.br
5

Trabalhadores de comércio e similares, ou seja, de restaurantes, supermercados, shopping centers, lojas comerciais, etc, estão autorizados a trabalhar aos domingos devido à natureza da sua atividade. No entanto, o repouso semanal remunerado para estes trabalhadores deverá coincidir a um domingo, pelo menos no período máximo de quatro semanas.

6

No caso de trabalhar ao domingo e fazer horas extra, deve saber que as horas extra devem ser pagas como tal. Ou seja, se a empresa optar por lhe dar uma folga compensatória relativa às horas habituais de um dia de trabalho, as horas extra deverão ser pagas independente da folga compensatória, uma vez que se tratam de horas a mais da jornada de trabalho habitual.

Como é pago o trabalho no domingo - Passo 6
Imagem: forbes.com
7

A legislação para os feriados funciona da mesma forma que para os domingos. O trabalho em dias de feriado não é considerado horas extra, sendo depois dada uma folga compensatória ao funcionário ou feito o pagamento em dobro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é pago o trabalho no domingo, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Diego
Boa tarde,

Estou com uma grande dúvida, sou frentista na rede de postos de gasolina shell.
Trabalhei o domingo de Páscoa 04/04/2021 e, fui informado que nunca pagam o domingo de Páscoa só, a sexta feira da paixão.
Estão certos ?
A sua avaliação:
Silva
Trabalho de segunda a sexta e sábados alternados. Um domingo por mês tenho que trabalhar (por escala). Tenho direito a quantas folgas compensatórias? 1 ou 2? Anteriormente a empresa pagava no domingo 100% em hora extra e concedia 1 folga compensatória ( acredito que para que não trabalhasse 12 dias sem descanso).Pode me orientar? Obrigada!
A sua avaliação:
waldir viegas da costa
muito bom os comentários, me esclareceu algumas dúvidas sobre trabalho aos domingos e feriados. obrigado
A sua avaliação:
lu
Tenho uma folga semanal e trabalho no domingo,acada 7 domingo trabalhado se folga um domingo,ta certo isso-?
carlos
boa noite , queria tirar uma duvida, o meu patrão me escalou pra trabalhar no domingo, de 08:00 as 12:00 e me concedeu uma folga no sabado , no sabado eu trabalho de 08:00 as 12:00 , como o domingo e dobrado eu nao teria a direito a dois sabado de folga pra cada domingo trabalhado
Boa noite , trabalho em um empresa em que faço apenas 6 horas , de 08 as 14 . Isso também aos domingos , tenho folga compensatória e os domingos são alternados . Salário fixo de RS 1080,00 aos domingos eram pagos o valor de 36,00 (valor do dia ) + 50%: 18,00 : 54,00 .Mas segundo o dono da empresa informou que o sindicato informou que estavam pagando errado pois eles já pagavam 30 dias , então eles teriam que pagam apenas os 50 % do dia , somente os 18,00 por domingo . Isso está correto ???
Socorro
Trabalho 10 plantões de 24 horas ao mês. E meu patrão falou q o domingo trabalhado em dobro e 38 reais se meu dia da 100 como e q38 e o dobro?ganho salário mínimo
Katia
Trabalho em uma supermercado por escala faço das 8:00as 20:00 recebo 62,00 e uma folga, está certo? Não deveria receber mais uma folga pois faço dois turnos?
Imagem: canadiancouponing.com
Imagem: industriahoje.com.br
Imagem: forbes.com
1 de 3
Como é pago o trabalho no domingo