Outros Direito trabalhista

Como sacar o FGTS no caixa eletrônico

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 20 agosto 2018
Como sacar o FGTS no caixa eletrônico

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um fundo criado com o objetivo de assegurar os direitos do trabalhador demitido sem justa causa - ou seja, em caso de rescisão contratual, o trabalhador pode sacar o benefício do FGTS. Também é possível sacá-lo em caso de doença grave (câncer e Aids, por exemplo), seja do trabalhador ou de seus dependentes. O valor do FGTS corresponde a 8% do salário do trabalhador, que deve ser depositado pelo empregador em uma conta específica para esse fim. Confira no umCOMO como sacar o FGTS no caixa eletrônico.

Também lhe pode interessar: Como sacar FGTS de contas inativas

Índice

  1. Posso sacar meu FGTS inativo na lotérica?
  2. Não tenho Cartão Cidadão e quero consultar meu FGTS - o que fazer?
  3. Como sacar FGTS com Cartão Cidadão no caixa eletrônico?
  4. Posso sacar meu FGTS na lotérica?
  5. Onde sacar o FGTS

Posso sacar meu FGTS inativo na lotérica?

No ano de 2017, o governo brasileiro conduziu uma enorme operação financeira que possibilitou aos trabalhadores com contas inativas do FGTS o saque desses fundos. Veja nosso artigo sobre como saber se tenho FGTS inativo. Infelizmente, caso sua dúvida seja “posso sacar meu FGTS inativo na lotérica?”, a resposta é não, pois o prazo para esse saque já expirou. Essa mesma regra é válida para aqueles que tem a dúvida “não tenho Cartão Cidadão, como sacar FGTS inativo?”.

No entanto, quem esteve doente e impossibilitado de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou cumprindo pena tem direito a sacar o FGTS inativo até 31 de dezembro de 2018. É necessário ir a uma agência da Caixa com um laudo médico ou com um certificado de que estava em situação de liberdade restrita e, assim, solicitar o saque do FGTS inativo.

Não tenho Cartão Cidadão e quero consultar meu FGTS - o que fazer?

O Cartão Cidadão facilita que o trabalhador tenha acesso a diversos serviços, no entanto, se sua situação é “não tenho Cartão Cidadão e quero consultar meu FGTS”, fique tranquilo: há outras maneiras possíveis. De todo modo, leia nosso artigo sobre como fazer o Cartão Cidadão.

  • Consultar meu FGTS pessoalmente: vá até a agência da Caixa com sua identidade ou outro documento com foto, carteira de trabalho e seu código de registro do NIT, PIS ou Pasep. Veja nosso artigo sobre como conseguir o número do NIT.
  • Consultar meu FGTS por telefone: ligue para 0800 726 0207 e solicite seu FGTS a um atendente da Caixa Econômica Federal.
  • Consultar meu FGTS pelo celular ou tablet: baixe o aplicativo FGTS - ele está disponível para iOS, Android e Windows Phone. Veja nosso artigo sobre como usar o app do FGTS para consultar saldo.
  • Consultar FGTS pela internet: acesse o portal especial da Caixa e crie uma senha especial de acesso online. Serão solicitados os seus números do NIS e do seu título de eleitor. Após gerar a senha, entre no site da Consulta de Créditos do FGTSe informe seu número de CPF, NIS, PIS ou Pasep. Insira a senha gerada anteriormente e tenha acesso rápido e fácil ao seu lucro do FGTS.

Como sacar FGTS com Cartão Cidadão no caixa eletrônico?

Como foi dito anteriormente, o Cartão Cidadão não é indispensável para sacar o FGTS. Caso mesmo assim você queira sacar FGTS com Cartão Cidadão, vá até uma lotérica ou até uma agência da Caixa e apresente seu Cartão Cidadão e sua senha. Nas lotéricas, é possível sacar no máximo R$1.500,00 - para valores mais altos, é necessário ir até uma agência da Caixa.

Esse é o mesmo procedimento para quem deseja sacar o FGTS no caixa eletrônico: direcione-se a um caixa eletrônico de uma agência da Caixa e realize o saque do seu FGTS com o seu Cartão Cidadão. Também é possível fazer essa operação utilizando seu número PIS.

Posso sacar meu FGTS na lotérica?

O FGTS pode ser sacado quando há rescisão do contrato sem justa causa, quando o trabalhador se aposenta e quando o trabalhador morre (no caso, o saque é feito pela família). “Posso sacar meu FGTS na lotérica?” - a resposta é sim. Siga os seguintes passos:

  1. Vá a uma casa lotérica com sua carteira de identidade, carteira de identidade e seu número de registro no PIS/Pasep;
  2. Solicite o saque do seu FGTS;
  3. Se o valor for menor ou igual a R$ 1500,00, você poderá retirá-lo na lotérica. Para valores maiores, é necessário ir até uma agência da Caixa.

Onde sacar o FGTS

Há vários lugares onde é possível sacar o FGTS. Vamos ver alguns:

  • Casas lotéricas;
  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Caixa eletrônico;
  • Salas de autoatendimento.

Leia também: Qual a diferença entre NIS e PIS

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sacar o FGTS no caixa eletrônico, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos

  • Mantenha uma pasta com seus documentos de trabalho já separados para evitar perdê-los.
  • Receber o FGTS é um direito do trabalhador. Verifique se seu empregador está depositando o valor corretamente - durante o período de saques das contas inativas, muitos trabalhadores foram surpreendidos negativamente com as contas zeradas.
Bibliografia
  • http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx
  • http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
jorge luis ferreira castro
QUANTO POSSO SACAR DO MEU FGTS HOJE.
Alexandre
Reapondendo a sua pergunta, o FGTS só pode ser sacado quando a empresa libera o saque por meio de uma chave, sem ela o FGTS não é liberado!
douglas teodoro de almeida
fui demitido mas de 9 mês e ate hoje ainda não mim entregaram a chave do meu FGTS tem outra forma que posso sacar ?
Jonathas Willian Reis dos Santos
Como sacar o FGTS no caixa eletrônico?
Como sacar o FGTS no caixa eletrônico