Qual a diferença entre NIS e PIS
NIS é sigla de Número de Identificação Social, atribuído pela Caixa Econômica, e PIS significa Programa de Integração Social. Apesar de estarem relacionadas e ambas fazerem referência a cadastramentos de trabalhadores, estas designações são usadas em situações diferentes, e uma surge em função da outra, como vamos entender agora. Para perceber qual a diferença entre NIS e PIS, continue lendo este artigo do umCOMO.
NIS e PIS são a mesma coisa?
Quase. Apesar de o NIS e o PIS serem o mesmo número, cada um deles tem finalidades diferentes. Ou seja, em algumas situações você irá usar o NIS e em outras o PIS. Fique tranquilo: nós vamos explicar todas essas especificidades.
O que é o PIS?
O PIS significa Programa de Integração Social. Ele é gerado quando você obtém seu primeiro emprego com carteira assinada, ou seja, quando começa a trabalhar conforme as normas do direito brasileiro. Vamos responder a seguir alguma das principais dúvidas sobre o PIS:
- Quem tem direito ao PIS? Trabalhadores celetistas que trabalharam por ao menos 30 dias dentro dos 365 dias do ano; trabalhadores que ganharam uma média de dois salários mínimos por mês; trabalhadores inscritos no PIS/Pasesp há pelo menos 5 anos. Confira nosso artigo quem tem direito ao PIS para mais informações.
- Como receber o PIS? Em posse do seu Cartão Cidadão, vá a agência da Caixa mais próxima e efetue o saque do seu PIS. Se você tem dúvidas sobre o procedimento ou não tem o cartão, não deixe de ler nosso artigo sobre como fazer o Cartão Cidadão.
Veja também nosso artigo como sacar o FGTS no caixa eletrônico. Poderá ser útil!
O que é o NIS?
O cadastro ou inscrição NIS (Número de Identificação Social) tem como finalidade identificar os cidadãos que não trabalham no setor privado e que estejam a receber ou que possam vir a receber benefícios sociais de programas promovidos pelo Governo Federal. Entre esses programas podemos citar, por exemplo, o Bolsa Família e Pró-Jovem.
Vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre o NIS:
- Quem tem direito ao NIS? Todos aqueles que não trabalham no setor privado (na prática, os que não tem vínculo empregatício) e que desejam receber benefícios sociais do governo. Para ter acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, é preciso ter um número NIS.
- Quais documentos preciso para comprovar meu NIS? Como não há nenhum cartão específico com o número do NIS, muitas pessoas costumam ficar na dúvida. Leia nosso artigo como saber meu número do NIS e comprove que ele é realmente seu apresentando algum documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, modelo novo da carteira de trabalho, etc).
Quando um desses cidadãos consegue um contrato de emprego, passando a estar empregado no setor privado (ou seja, integrado ao mercado formal de trabalho), seu cadastro NIS torna-se em um cadastro PIS, alteração esta que torna mais viável a distribuição da renda nacional. Com um cadastro PIS o cidadão passa a usufruir de benefícios associados ao seu emprego, tais como seguro desemprego e direito ao abono salarial anual.
Como conseguir o NIS?
- Para conseguir o acesso ao seu NIS, entre no site da Previdência Social. Este é o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
- Clique em "inscrição";
- Clique em "filiado";
- Preencha as informações solicitadas;
- Clique em "continuar";
- Numa caixa vermelha, aparecerá o seu número do NIS.
Pronto! Você já obteve acesso a esse número que é fundamental para conquistar diversos benefícios sociais.
O que é NIS do aluno?
Não existe um NIS do aluno propriamente dito. O que ocorre é que para ter acesso a programas como o Bolsa Família, por exemplo, a família precisa comprovar que os filhos estão frequentando a escola. Se a frequência for insuficiente, perde-se o benefício. Logo, o NIS do aluno é o mesmo NIS do titular do Bolsa Família (que é geralmente a mulher da casa).
Portanto, mantenha seus filhos na escola para evitar os estresses da perda do benefício. Para cada direito existe um dever correspondente.
Afinal, qual a diferença entre NIS e PIS?
Resumindo, a diferença entre NIS e PIS é que o PIS trata-se de um cadastro NIS com informação relativa ao vínculo empregatício.
Assim:
- Se você não tem vínculo empregatício formal e celetista, você pode obter um número NIS conforme as instruções desse artigo.
- No momento em que você tiver a carteira de trabalho e previdência social assinada, o seu número NIS se converterá em número PIS. Ou seja, o mesmo número do PIS é o número do NIS.
Dica: não deixe de consultar seu número de NIS e PIS. Com eles, é possível ter acesso a garantias e benefícios como o FGTS, abono salarial e seguro desemprego. Veja mais informações sobre quais são os direitos trabalhistas no umCOMO.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre NIS e PIS, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.