Cadastro de Pessoa Física

Como consultar CPF pelo nome e data de nascimento

Como consultar CPF pelo nome e data de nascimento

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento indispensável aos brasileiros e brasileiras. Os números de CPF são exclusivos para cada portador, de forma que não existe a possibilidade de duas ou mais pessoas compartilharem do mesmo CPF. Assim, muitas informações sobre o portador do CPF podem ser obtidas por meio dele - inclusive informações fiscais. Aliás, a Receita Federal tem um papel importante caso você queira saber como consultar CPF pelo nome e data de nascimento, já que ela detém esse tipo de informação. Neste artigo do umCOMO explicamos o passo a passo de como consultar CPF pelo nome e data de nascimento.

Índice

  1. Como consultar CPF pelo nome e data de nascimento
  2. Consultar CPF pelo nome - Serasa
  3. Como saber o CPF de uma pessoa

Como consultar CPF pelo nome e data de nascimento

Como saber o CPF de uma pessoa? Localizar o CPF de alguém pode ser uma tarefa difícil, mas é necessária para sabermos se a pessoa possui ou não bom crédito na praça - ou seja, se ela possui ou não "nome sujo". Contudo, se você não tem o CPF da pessoa, fazer essa consulta fica impossível.

Como descobrir CPF pelo nome

  • Receita Federal: para descobrir o número do CPF pelo nome completo, a forma mais adequada e tranquila é pela Receita Federal. Contudo, para descobrir o CPF de alguém pela Receita Federal você precisará entrar em contato com a Ouvidoria da Receita, que vai exigir um bom motivo para você querer ter acesso a determinado número de CPF. É bem raro e difícil conseguir dados de outras pessoas. Caso você queira saber dados relativos ao seu CPF, acesse o portal de CPF da Receita Federal.
  • VocêConsulta Pessoas: no VocêConsulta Pessoas é possível, mediante o pagamento de uma determinada taxa, ter acesso a dados como endereço, telefone, CPF e nome completo de alguém. Para contratar o VocêConsulta, basta procurar uma agência dos Correios. Por se tratar de um órgão do Estado, é possível ter mais confiança nas informações obtidas na hora de tentar descobrir CPF pelo número do celular.

Como descobrir CPF pelo nome completo

Contudo, há outras formas de descobrir o número do CPF pelo nome completo, mas umCOMO adverte: esses sites não são seguros nem oferecem nenhum tipo de garantia. Esteja atento a qualquer promessa de 'digite o nome e descubra o CPF', pois obter esse número não é tão fácil assim. De qualquer forma, elencamos a seguir alternativas informais de consulta ao CPF:

  • ConsultaOn: o portal ConsultaOn afirma dispor de um banco de dados com várias informações sobre pessoas diversas - entre esses dados, está o número de Cadastro de Pessoa Física.
  • Brasil Consultas: com a mesma função do ConsultaOn, o BrasilConsultas é também uma base de dados com diversas informações úteis, podendo até ser utilizado para ver se um veículo possui alguma pendência (multas, etc). Contudo, vale salientar que nenhum dos dois sites é oficial do governo do Brasil, então se deve ter cautela ao utilizá-los.

Consulte nossa categoria Cadastro de Pessoas Físicas para obter mais informações relacionadas ao CPF.

Consultar CPF pelo nome - Serasa

O Serasa possui um sistema de monitoramento que vê quem são os consumidores que estão com dívidas, o popular "nome sujo na praça". O consumidor inadimplente sofre várias limitações, sendo vedado a ele, até que quite sua dívida:

  • Abrir um crediário;
  • Pedir um empréstimo ou financiamento no banco;
  • Solicitar um cartão de crédito.

Por outro lado, o Serasa possui um serviço de consulta grátis via internet: o SerasaConsumidor, que dá ao consumidor a possibilidade de saber com apenas alguns cliques se está no banco dos inadimplentes, seja por ter sido vítima de uma fraude, seja por ter gastado além da conta.

Quer saber como usá-la? Veja a seguir o passo a passo elaborado por umCOMO:

  1. Vá até o site SerasaConsumidor;
  2. Forneça suas informações cadastrais: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, celular e uma senha de acesso ao portal;
  3. Espere até a confirmação do cadastro;
  4. Confira sua situação de crédito e saiba se o Serasa te negativou ou não.

Para empresas e varejistas em geral, há outra opção de serviço online: o SerasaExperian. No entanto, o SerasaExperian requer o pagamento de uma taxa para que possa ser utilizado - mas se você precisa verificar um alto fluxo de CPFs, o valor pode compensar para não "tomar calote" de um mau pagador. Confira como utilizar o SerasaExperian:

  1. Visite o site SerasaExperian;
  2. Selecione “consulta CPF/CNPJ”;
  3. Selecione “comprar”;
  4. Opte pelo plano que mais corresponde às necessidades da sua empresa.

Confira outras maneiras de consultar o Serasa em nosso artigo como saber se meu nome está no Serasa.

Como saber o CPF de uma pessoa

No tópico acima, te explicamos como descobrir CPF pelo nome. Mas será que o mesmo é possível com a data de nascimento?

Infelizmente, temos más notícias. Descobrir o CPF de alguém apenas pela pesquisa por data de nascimento é impossível, e parte disso tem a ver com o que os cientistas chama de "paradoxo dos aniversários": se você reúne 60 pessoas em uma sala, a possibilidade de duas delas fazerem aniversário no mesmo dia é de 99%.[2] Curioso, não? Agora pense na população brasileira, que soma mais de 200 milhões de pessoas... impossível saber o CPF de alguém só tendo como base a data de nascimento!

Contudo, a depender da razão pela qual você queira consultar CPF pela data de nascimento, é possível acessar alguns desses dados através de fontes oficiais do governo brasileiro, que são bem mais seguras. Uma delas é o Portal de Transparência, onde é possível:

  • Verificar datas de nascimento a partir de quantas certidões foram emitidas em cada cidade brasileira;
  • Pesquisar os CPFs emitidos em cada cidade do país;
  • Realizar a consulta de atestados de óbito desconhecidos, reconhecidos e cadastrados.

Lembre-se que o CPF é um dado pessoal sigiloso e que usar o CPF de outra pessoa se encaixa como estelionato, uma forma de fraude, que pode ser punida com reclusão de um a cinco anos e multa[1]. Com um CPF falso, pessoas mal intencionadas podem contratar serviços em nome do portador do CPF, e até mesmo obter um cartão de crédito. Fique atento!

Se você tem interesse nessas informações, confira nosso artigo como descobrir CEP pelo CPF.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar CPF pelo nome e data de nascimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. BRASIL. Código Penal. Publicado em 7 de dezembro de 1940. Acesso em 12 de dezembro de 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm>.
  2. EL PAÍS. Quantas pessoas fazem aniversário no mesmo dia que você?. Publicado em 16 de agosto de 2015. Acesso em 17 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/16/tecnologia/1439686992_178591.html>.
Bibliografia
  • RECEITA FEDERAL. Fale Conosco. Acesso em 12 de dezembro de 2019. Disponível em: <http://receita.economia.gov.br/contato/fale-conosco>.
  • CONSULTA ON. Acesso em 12 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://www.consultaon.com.br>.
  • BRASIL CONSULTAS. Acesso em 12 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://brasilconsultas.com.br>.
  • CORREIOS. Parceria entre Correios e Serasa Experian permite consulta a CPFs e CNPJs em agências postais. Publicado em 14 de março de 2017. Acesso em 12 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://www.correios.com.br/noticias/parceria-entre-correios-e-serasa-experian-permite-consulta-a-cpfs-e-cnpjs-em-agencias-postais>.
  • SERASA. Consultar seu CPF GRÁTIS. Acesso em 12 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf>.
  • PORTAL DA TRANSPARÊNCIA - REGISTRO CIVIL. Acesso em 12 de dezembro de 2019. Disponível em:<https://transparencia.registrocivil.org.br/cpf>.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
55 comentários
A sua avaliação:
Everton Xavier Pereira Da Silva
boa terde e o cpf
A sua avaliação:
gilson lemos soares
consulta meu cpf
A sua avaliação:
Marcolino kakuenga Eduardo
Como posso fazer pra mim ativar cpf
A sua avaliação:
Willian Eduardo Magno Neves
Preciso saber o numero
A sua avaliação:
Enzo Gabriel Almeida da Silva
Saber o número do meu CPF
A sua avaliação:
Maria De Fátima Bispo Dos Santos
Meu cpf
A sua avaliação:
julio cesar do nascimento martins
consulta cpf do julio cesar
A sua avaliação:
Edmundo Jerves
Como puedo obtener la fecha de nacimiento de unos científicos brasileiros sabiendo su nombre, ES PARA INCLUIRLA EN MI LIBRO DE LAS ABEJAS
A sua avaliação:
Luiz Henrique de Souza Lima
Gostaria de saber o número desse CPF
A sua avaliação:
luciane domingues
saber numero cpf
A sua avaliação:
Eva Pereira de Sousa
Como eu posso ter desconto do meu IPTU só especial .
A sua avaliação:
cecilia alves dos
documento com duas pessoas com o mesmo CPF
A sua avaliação:
Sabrina Rodrigues nery
Quero descobri meu CPF
A sua avaliação:
Johnny pereira
Quero saber o número do meu cpf
A sua avaliação:
Mizael ribeiro da costa
Segunda via do CPF não tenho o número da pra tirar?
A sua avaliação:
Ana Paula dos Santos Cruz
Número do meu CPF
A sua avaliação:
Vinicius Martin Lopes CPF 355.860.868.24
verificar data de nascimento e filiação
A sua avaliação:
Samuel dos santos Ramalho Machado
Perdi o cpf
A sua avaliação:
Adriel jose bezerra dos santos
estou atendendo o cliente , porem o mesmo sab do numero do cpf , mas não tem o documento impresso
A sua avaliação:
Arthur Pereira Dorsch
gostaria o numero do cpf
Como consultar CPF pelo nome e data de nascimento