Outros Documentos Legais

Perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?

Perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?

A certidão de nascimento é um documento que tem como função comprovar e fornecer alguns dados básicos de uma pessoa, tal qual o nome completo, nome dos pais, data e local de nascimento. Essa certidão é feita logo nos primeiros dias de vida de alguém, sendo essencial e obrigatória na hora de tirar outros documentos como o RG. Por ser um documento extremamente importante para a emissão de diversos outros, é necessário sempre ter a certidão de nascimento em fácil acesso, o que por vezes é difícil já que, por não ser utilizada com frequência e também pelo envelhecimento, acabamos perdendo ou apenas deixando de ter acesso ao papel.

Se você não sabe onde se encontra sua certidão e precisa de uma nova, nesse artigo do umCOMO esclarecemos a resposta para o dilema: perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?

Índice

  1. Perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?
  2. Como tirar 2ª via da certidão de nascimento pela internet
  3. Como tirar 2ª via da certidão de nascimento pelo cartório
  4. Como tirar 2ª via da certidão de nascimento pelos Correios

Perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?

Quando um documento é perdido, é sempre necessário pedir segunda via, ainda mais quando se trata de uma certidão importante como é a de nascimento. Para pedir a segunda via certidão de nascimento, você tem algumas opções: ir até um cartório (preferencialmente aquele no qual você foi inicialmente registrado), realizar o pedido pela Internet ou ir até os Correios.

Se você estiver com problema do tipo 'perdi minha certidão de nascimento e não sei o cartório', saiba que há solução e que basta entrar em contato com outro cartório e pedir para que façam uma pesquisa, assim, conseguirão te localizar e você poderá ter tranquilamente uma nova via de sua certidão.

Caso você tenha sido furtado e perdido assim seus documentos, vá até uma delegacia da Polícia Civil e abra um Boletim de Ocorrência, informando todos os objetos envolvidos no furto. Não se esqueça de correr atrás de uma nova via do documento o quanto antes, afinal, nunca sabemos quando a certidão de nascimento será necessária.

Para mais informações, veja como tirar segunda via da certidão de nascimento.

Como tirar 2ª via da certidão de nascimento pela internet

Se você não tem tempo de ir até um cartório ou se apenas prefere resolver o problema com sua certidão de nascimento em casa, poderá pedir a segunda via pela internet. Veja abaixo o que será necessário fazer:

  1. Entre no site do Registro Civil;
  2. Dentre as opções disponíveis, selecione a certidão de nascimento (também é possível requerer certidões de óbito e de casamento pelo site, bastando para isso ter os dados exigidos para a localização do documento);
  3. Insira os dados exigidos, que serão o estado e cidade onde você foi registrado, o cartório, o CPF nome completo e data de nascimento, entre outros dados básicos que permitirão te localizar;
  4. Após terminar o preenchimento e localizar sua certidão de nascimento, selecione o tipo de documento que deseja, um físico a ser entregue pelo correio ou um em formato digital.

Pedir a certidão de nascimento pela internet só é válido se você souber todos seus dados, o que inclui o cartório onde foi inicialmente registrado, caso contrário, será necessário entrar em contato com um cartório físico.

Quanto tempo demora 2ª via certidão de nascimento? A resposta varia pois dependerá da velocidade da entrega dos correios.

Dica: se a sua situação é do tipo perdi minha certidão de nascimento e moro em outra cidade ou perdi minha certidão de nascimento e moro em outro estado, pedir a segunda via pela Internet pode ser a solução perfeita. Assim, você pode tanto pedir um documento digital quanto um físico, que será entregue pelos Correios e entregue em sua nova residência. Para a segunda opção, ou seja, para receber sua certidão de nascimento pelo correio, é necessário pagar uma taxa de entrega.

Como tirar 2ª via da certidão de nascimento pelo cartório

Caso você saiba o cartório no qual foi registrado, vá até o estabelecimento com um documento original com foto, como o RG ou uma CNH e faça o pedido de segunda via. Em caso de desconhecimento do cartório de registro, pergunte para parentes próximos como seus pais, que poderão te ajudar. Se, ainda assim não der para descobrir o cartório, vá até outro e peça para que realizem uma pesquisa, os cartórios têm acesso à informações do tipo fornecidas por outros e poderão te localizar caso você informe outros dados.

Ao chegar no cartório com um documento com foto atualizado em mãos, você preencherá um formulário com todas as informações que souber e que poderem ajudar a localização da sua certidão de nascimento.

Caso seja necessária a pesquisa, o valor da 2º via certidão nascimento será de R$150,00* (até o momento da conclusão deste artigo), o que pode ser um preço salgado para um documento único documento mas não há outra solução para o problema. É necessário que você vá pessoalmente ao cartório e que evite pedir para que outra pessoa vá com seus documentos, ainda que seja alguém de confiança.

Se precisar consulta algum dado urgentemente, confira também como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela Internet.

Como tirar 2ª via da certidão de nascimento pelos Correios

Para tirar a segunda via da sua certidão de nascimento dessa forma, basta primeiramente se locomover até a agência dos Correios mais próxima, pegar uma senha e, no momento do atendimento, informar o motivo pelo qual está lá. O atendente dos Correios te dará um formulário a ser preenchido com todos seus dados, preencha-os com cuidado para evitar erros, o que poderá atrapalhar a emissão do documento.

Após preencher os dados, você pagará uma taxa pela emissão e também pela entrega da certidão, que chegará em sua casa ou no endereço de sua preferência. Não se esqueça de levar até a agência dos correios um documento oficial com foto, assim, você poderá comprovar quem é e terá a autorização para pedir a emissão da certidão sem problemas.

Importante: apenas é possível tirar a segunda via da certidão de nascimento pelos correios caso você saiba o cartório no qual foi registrado. Caso não saiba, será necessário seguir os passos acima para pedir o documento em algum cartório.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Weverson Silva Cabral
Perdi todos os meus documentos inclusive minha certidão de nascimento como fazer para tirar uma segunda via do RG?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Weverson. Neste post explicamos como fazer a segunda via do RG: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/perdi-meu-rg-preciso-fazer-boletim-de-ocorrencia-29230.html Espero que te ajude! 😊
A sua avaliação:
Matheus Nunes
oi uma ótima boa noite pra vocês eu queria saber como é que eu faço pra mi acha o numero da folha, livro e também do termo da cestidão de nascimento ? e também ele perdeu essa certidão de nascimento
A sua avaliação:
Conceição aparecida de Souza Marques
Tabom
A sua avaliação:
José Pereira Ribeiro
Como conseguir minha certidão online
A sua avaliação:
Jefferson Ubiratan l. melo
Descobri os dados do documentos
Perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?