Outros Documentos Legais

Como tirar a segunda via da certidão de nascimento

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 21 novembro 2019
Como tirar a segunda via da certidão de nascimento

No meio de tanta burocracia, é normal ficar um pouco perdido. Quando o assunto diz respeito a como tirar a segunda via da certidão de nascimento, tem muita gente que não sabe nem por onde começar. O umComo vai descomplicar esse assunto para você.

Índice

  1. Quando é necessária a segunda via?
  2. Como fazer o pedido via internet?
  3. Os sites mais utilizados para otimizar o pedido da certidão são:
  4. Como fazer o pedido diretamente em um cartório?
  5. Quais problemas podem aparecer?
  6. Quanto tempo demora?

Quando é necessária a segunda via?

Perda ou roubo: a segunda via da certidão de nascimento é necessária nos casos de perda e roubo da mesma, assim como um CPF ou RG, por exemplo.

Transcrição de casamento em outros países: quando alguém com dupla nacionalidade realiza um casamento no Brasil com um brasileiro, é indicado que esse casamento seja transcrito para o país da segunda nacionalidade. Para que essa transcrição seja feita, é preciso que o cônjuge brasileiro apresente, além da certidão de casamento, a certidão de nascimento. O problema é que quando o casamento é realizado no Brasil, a certidão de nascimento dos noivos fica retida no cartório. Então, uma solicitação da segunda via da certidão de nascimento deve ser feita.

Como fazer o pedido via internet?

Existem sites próprios para a solicitação de documentos. Basta você colocar as informações necessárias (no caso da segunda via da certidão de nascimento, nome dos pais, nome completo, data de nascimento e cartório onde o nascimento foi registrado) e, após o pagamento, a certidão chega na sua casa.

Atenção aos custos de envio. Eles são por sua conta!

Os sites mais utilizados para otimizar o pedido da certidão são:

Cartório 24 horas: mediante o pagamento, que pode ser feito através de um boleto bancário ou para clientes Bradesco através do internet banking, a certidão será entregue na sua casa ou você pode retirar diretamente no cartório.

Cartório Postal: preencha o formulário para solicitar a segunda via da certidão de nascimento. Um orçamento será feito e logo você receberá um contato da empresa, dizendo valores e prazos.

Registro Civil: só vale para certidões de nascimento registradas nos estados do Acre, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. Se esse for o seu caso, faça a solicitação no site e pague as devidas taxas. A segunda via da certidão de nascimento será entregue a você.

Atenção: nem todos os cartórios possuem a opção de solicitar a segunda via da certidão de nascimento via internet. Em alguns casos, é preciso fazer por telefone ou contato de e-mail do mesmo.

Como tirar a segunda via da certidão de nascimento - Os sites mais utilizados para otimizar o pedido da certidão são:
Imagem: sindicatosdigitais.com.br

Como fazer o pedido diretamente em um cartório?

Alguns cartórios oferecem a pesquisa e a solicitação da segunda via da certidão, mas ela é paga, e as taxas variam de acordo com cada região. O custo da pesquisa mais a solicitação é, no mínimo, R$ 150,00, fora taxas de envio (se houver).

Leia também: Perdi minha certidão de nascimento, o que fazer?

Quais problemas podem aparecer?

A segunda via da certidão de nascimento é um processo relativamente simples e rápido. O problema geralmente não está na solicitação, mas sim no documento. Principalmente para certidões muito antigas e/ou registradas em cartórios de cidades pequenas, o documento pode conter alguns erros e a correção desses equívocos pode ser lenta e custosa, já que só pode ser feita por um órgão competente.

Veja mais em: Como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet

Como tirar a segunda via da certidão de nascimento - Quais problemas podem aparecer?

Quanto tempo demora?

Feito o contato, realizando o pagamento e enviando o comprovante deste para o cartório, o procedimento leva em torno de sete dias úteis, se for entregue na mesma cidade de nascimento e 15 dias úteis, para outros locais. Essas informações são uma média, e podem variar de acordo com o funcionamento dos Correios.

Leia também: Como descobrir a data de nascimento de uma pessoa pela internet

Como tirar a segunda via da certidão de nascimento - Quanto tempo demora?
Imagem: sunhome.ru

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar a segunda via da certidão de nascimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Marcio Carlos de Jesus
Demora pra tirar
A sua avaliação:
Taiane regis dos Santos
Como que faz para mim pedir a segunda via da certidão
maria do rosario moita fernandes
preciso saber o meu registo de nascimento
tania
Ola,gostaria de saber como faço para tirar a segunda via da certidão do meu filho com alteração do nome da mãe.
Imagem: sindicatosdigitais.com.br
Imagem: sunhome.ru
1 de 4
Como tirar a segunda via da certidão de nascimento