Partilhar

Como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet

 
Por Letícia Lima. 6 novembro 2019
Como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet

O registro civil da pessoa natural ou certidão de nascimento é o primeiro documento que se tira após o nascer e é de suma importância para conseguir ter acesso a todos os outros (como CPF, RG, carteira de trabalho, etc), bem como para poder matricular-se em escola, tomar vacina, entre outros. Ou seja, não há dúvidas quanto a importância da certidão de nascimento na vida de um cidadão. No entanto, podemos perder nossa certidão de nascimento por diversos motivos, o que nos leva a necessitar de uma segunda via desse documento. Confira no umCOMO como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet.

É possível consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet?

Infelizmente, não é possível tirar a 2ª via da certidão de nascimento grátis pela internet. Há uma série de custos para o Estado ao emitir um documento, o que torna impossível conceder segundas vias de documentos sem cobrar uma taxa por eles. No entanto, a primeira via da maioria deles (certidão de nascimento, RG, CPF, carteira de trabalho, etc) costumam ser gratuitas.

Como tirar segunda via da certidão de nascimento grátis

Mas você veio até aqui para saber como tirar segunda via da certidão de nascimento grátis, certo? Bem, conseguir a segunda via desse documento sem custos é possível, mas exige uma certa burocracia. Confira:

  • Para tirar a 2ª via da certidão de nascimento gratuita, é preciso que você comprove não ter dinheiro para arcar com a segunda via sem prejudicar seu sustento e de sua família - o que no jargão jurídico é chamado de "pobre nos termos da lei" ou "hipossuficiente economicamente";
  • Busque o Núcleo de Família da Defensoria Pública do seu estado levando seu comprovante de renda e o daqueles que moram com você. Lá eles irão orientá-lo sobre a menor maneira de conseguir a
    2ª via da certidão de nascimento gratuita. Além disso, os serviços jurídicos prestados pela Defensoria sempre são gratuitos, de forma que você sempre pode procurá-la quando tiver algum direito lesado ou em ameaça de lesão. Esse órgão da Justiça é fundamental para defender os cidadãos.

Certidão de nascimento online grátis

Conforme foi dito no tópico anterior, não é possível emitir certidão de nascimento atualizada online gratuita. Você até pode fazer o processo de solicitação pela internet, mas mesmo assim será necessário pagar as taxas referentes à emissão do documento.

O meio mais eficaz e seguro para conseguir a segunda via da Certidão de Nascimento é o portal nacional do Registro Civil, site mantido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPENBrasil) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. Este portal confere segurança e rapidez para aqueles que desejam ter acesso a informações acerca das certidões de nascimento, casamento e óbito, sendo uma opção prática, simples e eficaz.

Confira o passo a passo a seguir para conseguir sua certidão de nascimento online:

  1. Acesse o portal Registro Civil;
  2. Escolha a opção "Nascimento" em detrimento da "Casamento" ou "Óbito";
  3. Informe o estado, a cidade e o cartório onde você foi registrado (caso não se lembre o cartório, pergunte a um parente que possa ter a informação ou vá tentando pelo site até encontrar);
  4. Informe seu nome completo (caso tenha alterado-o por casamento, informe o nome de solteiro);
  5. Informe o nome dos seus pais (opcional) e o livro de registro (opcional);
  6. Escolha o tipo de entrega: impressa (entregue em papel oficial) ou digital (que você pode receber por e-mail);
  7. Verifique os valores das taxas e clique em "Declaro que li e aceito os termos de uso";
  8. Faça o cadastro no site, pague as taxas e aguarde até receber a certidão.

Se ainda tiver dúvidas, você pode acessar nosso artigo como tirar a segunda via da certidão de nascimento.

É importante lembrar que o modelo das certidões de nascimento foi alterado em 2017, portanto não se assuste se o seu modelo for diferente do de quem tirou a certidão após esse ano em questão.

Como consultar segunda via do CPF grátis pela internet

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é outro documento indispensável no nosso dia a dia. Ele identifica cada brasileiro por uma sequência numérica específica e individual, ou seja, o seu número de CPF é uma exclusividade sua - ninguém tem um igual.

Se você já tinha CPF mas o perdeu, é possível consultar segunda via do CPF grátis pela internet pelo site da Receita Federal. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o portal de impressão do comprovante de inscrição no CPF;
  2. Informe seu número de CPF antigo, bem como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e título de eleitor (caso tenha mais de 16 anos);
  3. Clique em "Enviar". Pronto! Assim você consegue comprovar seu registro no Cadastro de Pessoas Físicas.

Se ao realizar esse procedimento você observar algum problema com seu CPF, confira nosso artigo como recadastrar CPF pela internet.

Como consultar segunda via do RG grátis pela internet

O RG é um documento com algumas peculiaridades, uma vez que cada estado brasileiro tem autonomia para emitir RGs de forma diferente. Este documento é muito importante para confirmar a identidade do seu portador e é solicitado para confirmar a identidade de quem o leva. Não é possível consultar segunda via do RG grátis pela internet, mas você pode emitir um novo pagando uma taxa aos cofres públicos. Nesse tópico umCOMO traz para você o passo a passo:

  1. Procure saber onde tirar a segunda via da carteira de identidade (RG) na sua cidade;
  2. Preencha o formulário solicitado e pague a taxa de emissão do novo documento;
  3. Em alguns estados a foto 3x4 é tirada na hora, em outros você mesmo precisa levar as fotos (duas, em geral);
  4. Leve sua certidão de nascimento. Você já aprendeu como tirar a segunda via caso a tenha perdido, certo? Vai ser fácil!

Atenção: se você tiver sido roubado e o assaltante tenha levado seu RG junto, você pode conseguir a segunda via do RG grátis caso leve o boletim de ocorrência do fato. Isso poderá te ajudar a poupar algum dinheiro!

Não dê bobeira: confira nosso artigo como saber se um documento de identidade é falso para se manter em precaução.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet

O que lhe pareceu o artigo?

Como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet
Como consultar segunda via da certidão de nascimento grátis pela internet

Voltar ao topo da página