Partilhar

Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet

O CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, é considerado um dado pessoal e intransferível. O documento permite que a Receita Federal, órgão que administra os tributos federais do Brasil, identifique seus contribuintes e dependentes. O seu número de identificação é composto por 11 dígitos, desde 2011 já não é emitido em um cartão plástico e a partir de 2017 passou a ser incluído em qualquer certidão de nascimento. Por isso mesmo, é comum que muita gente não tenha o número do CPF na cabeça como acontece com o RG, por exemplo. Para ajudar, neste artigo do umCOMO explicamos como descobrir CPF pelo nome completo na internet.

Também lhe pode interessar: Como recadastrar CPF pela internet

De acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527) [1] o número de CPF é considerado informação pessoal. Nem toda informação pessoal é considerada de acesso restrito, mas o acesso a todas elas deve ser mediante autorização expressa do titular ou sob ordens judiciais. Um fator determinante para isso é o objetivo dessa busca.

Ainda que seja possível jogar o nome da pessoa no Google + CPF e encontrar resultados, os sites para descobrir CPF que os disponibilizam não garantem a veracidade da informação e segurança do procedimento. Aliás, a exposição de dados pessoas de terceiros na internet pode ser considerada um cibercrime.

Ou seja, se você não é o titular desse CPF, os meios existentes para descobrir o CPF de alguém pelo nome completo na internet são considerados ilegais, seja para saber o CPF de uma pessoa pelo nome, descobrir CPF pelo RG, entre outras possibilidades. Ademais, usar o dado de terceiros configura roubo de identidade.

Perdi meu CPF, como consultar pelo nome?

Se você é o titular do CPF em questão, a maneira mais fácil e segura de consultá-lo é através da Receita Federal pessoalmente pedindo uma segunda via.

Você pode conferir as instruções completa e documentos necessários no artigo: Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?

Consultar CPF pelo nome

Quem precisa consultar CPF pelo nome e data de nascimento de forma rápida pode utilizar o aplicativo 'Pessoa Física', disponibilizado pela Receita Federal. A ferramenta permite fazer uma consulta do CPF nas bases da Receita Federal, obter o comprovante de inscrição da 2ª via do CPF, consultas de IRPF, dentre outros serviços.

Serasa consumidor

Outra opção para consultar o seu CPF pelo nome é o app Serasa Consumidor, que também permite consultar CPF, monitorá-lo e saber se o seu nome está sujo.

Leia também: Como descobrir CPF pelo RG

Como achar uma pessoa pelo nome completo

Encontrar uma pessoa pelo nome nome completo na internet pode ser uma via de muitos caminhos. O mais, simples, entretanto, é um dos que costumam trazer resultados mais rápidos: procurar no Google. A solução é óbvia mas não deve ser menosprezada. Para achar uma pessoa pelo nome completo na internet, jogue o nome completo na barra de buscas e, caso não encontre, faça também combinações do primeiro nome com o último, o primeiro com o nome do meio e outras possibilidades.

Muitas pessoas têm os dados de redes sociais e outros meios associados aos resultados de busca do Google e isso facilita os próximos passos da sua procura. Não se esqueça checar os resultados da aba de imagens e notícias. O mesmo vale para as redes sociais, jogue o nome em todas elas e dê uma olhada atenta aos resultados.

Agora, se o motivo pelo qual você deseja achar uma pessoa pelo nome completo é o desaparecimento dela, sugerimos a leitura do artigo sobre como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. BRASIL. DECRETO Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Presidência da República Casa Civil. Disponível em: <http:/http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm/>. Acesso em: 8 de agosto de 2019.
Bibliografia
  • WALLER JUNIOR. Gilberto. Lei de Acesso à informação. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/lai-para-sic/sic-apoio-orientacoes/redes-sics/3o-encontro/apresentacoes/apresentacao-rede-sic-info-pessoal.pdf/>. Acesso em: 8 de agosto de 2019.

Escrever comentário sobre Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet

13 comentários
Josué dos Santos darmacio
Quero saber o número do meu CPF
A sua avaliação:
Andreza
Não sei aonde tá meu CPF preciso das numeração pra mim fazer minha carteira de trabalho
maria isabel da silva
família desaparecido
Ariene Meira dos santos
Gostaria de saber endereço e CPF ,RG
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Ariene. Este artigo sobre como encontrar uma pessoa na internet pelo CPF, RG ou nome completo pode ser útil para você: https://tecnologia.umcomo.com.br/artigo/como-encontrar-uma-pessoa-na-internet-pelo-cpf-rg-ou-nome-completo-29101.html
Espero que ajude!
PAULO RAMOS DE OLIVEIRA
SO AGRADECER
fracisca dos santos
descobri data de nascimento
Andressa Gonçalves Dias
Perdi o número do meu CPF como faço para recuperar
Juliana
Achei uma carteira com documentos e estou atras da pessoa q perdeu essa é minha unica solução de achar a pessoa pelo cpf alguem sabe me ajudar ?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Juliana. Neste caso, ir até uma delegacia pode te ajudar. Boa sorte!
Paulo Hilgrt vieira
Preciso do número do CPF
Valdir da Silva Alves
recuperar o cpfl do meu companheiro

Voltar ao topo da página