Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet

Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é considerado um dado pessoal e intransferível. O documento permite que a Receita Federal, órgão que administra os tributos federais do Brasil, identifique seus contribuintes e dependentes. O seu número de identificação é composto por 11 dígitos, desde 2011 já não é emitido em um cartão plástico e a partir de 2017 passou a ser incluído em qualquer certidão de nascimento.

Por isso mesmo, é comum que muita gente não tenha o número do CPF na cabeça como acontece com o RG, por exemplo. Para ajudar, neste artigo do umCOMO explicamos como descobrir CPF pelo nome completo na internet.

Consultar CPF pelo nome

De acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527) [1] o número de CPF é considerado informação pessoal. Nem toda informação pessoal é considerada de acesso restrito, mas o acesso a todas elas deve ser mediante autorização expressa do titular ou sob ordens judiciais. Um fator determinante para isso é o objetivo dessa busca.

Ainda que seja possível descobrir CPF pelo nome na internet por meio de sites para descobrir CPF, não é garantia a veracidade da informação e a segurança do procedimento. Aliás, a exposição de dados pessoas de terceiros na internet pode ser considerada um cibercrime.

Ou seja, se você não é o titular desse CPF, os meios existentes para descobrir o CPF de alguém pelo nome completo na internet são considerados ilegais, seja para saber o CPF de uma pessoa pelo nome, descobrir CPF pelo RG, entre outras possibilidades. Ademais, usar o dado de terceiros configura roubo de identidade.

Perdi meu CPF, como consultar pelo nome?

Se você é o titular do CPF em questão, a maneira mais fáci e segura de descobrir CPF pelo nome é consultá-lo através da Receita Federal pessoalmente pedindo uma segunda via.

Você pode conferir as instruções completa e documentos necessários no artigo: Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?

Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet

Como vimos, por razões de segurança, não é qualquer pessoa que pode descobrir CPF pelo nome. Porém, o site do Serasa tem um serviço que permite que certas pessoas possam consultar CPF pelo nome na internet.

Os autorizados a fazer essa pesquisa são pessoas que tenham empresas que possuam algum tipo de parceria com instituições que fazem análise de crédito, como o SPC e o Serasa, para que possam, através da consulta do CPF, fazer análises antes de fazer uma contratação ou fechar um negócio.

Descobrir CPF pelo nome

Quem precisa consultar CPF pelo nome e data de nascimento de forma rápida pode utilizar o aplicativo 'Pessoa Física', disponibilizado pela Receita Federal. A ferramenta permite fazer uma consulta do CPF nas bases da Receita Federal, obter o comprovante de inscrição da 2ª via do CPF, consultas de IRPF, dentre outros serviços.

Serasa consumidor

Outra opção para descobrir CPF pelo nome é o app Serasa Consumidor, que também permite consultar CPF, monitorá-lo e saber se o seu nome está sujo.

Leia também: Como descobrir CPF pelo RG

Como achar uma pessoa pelo nome completo

Encontrar uma pessoa pelo nome nome completo na internet pode ser uma via de muitos caminhos. O mais, simples, entretanto, é um dos que costumam trazer resultados mais rápidos: procurar no Google. A solução é óbvia mas não deve ser menosprezada. Para achar uma pessoa pelo nome completo na internet, jogue o nome completo na barra de buscas e, caso não encontre, faça também combinações do primeiro nome com o último, o primeiro com o nome do meio e outras possibilidades.

Muitas pessoas têm os dados de redes sociais e outros meios associados aos resultados de busca do Google e isso facilita os próximos passos da sua procura. Não se esqueça checar os resultados da aba de imagens e notícias. O mesmo vale para as redes sociais, jogue o nome em todas elas e dê uma olhada atenta aos resultados.

Agora, se o motivo pelo qual você deseja achar uma pessoa pelo nome completo é o desaparecimento dela, sugerimos a leitura do artigo sobre como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir CPF pelo nome completo pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

ReferĂȘncias
  1. BRASIL. DECRETO Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Presidência da República Casa Civil. Disponível em: <http:/http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm/>. Acesso em: 8 de agosto de 2019.
Bibliografia
  • WALLER JUNIOR. Gilberto. Lei de Acesso à informação. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/lai-para-sic/sic-apoio-orientacoes/redes-sics/3o-encontro/apresentacoes/apresentacao-rede-sic-info-pessoal.pdf/>. Acesso em: 8 de agosto de 2019.
  • SERASA. Como consultar CPF pelo nome. Disponível em: <https://www.serasa.com.br/premium/blog/como-consultar-o-cpf-pelo-nome/> Acesso em: 07 de fevereiro de 2023.