Partilhar

Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?

Por Yasmin Fonseca. 4 julho 2019
Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?
Imagem: lostinbrasil.net

"Esqueci o número do meu CPF", 'perdi meu CPF e não sei o número"... Calma, tem jeito!

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento importante e exigido para diversas coisas, como cadastro e compras. Esse documento é, assim como o RG (Registro Geral) uma forma de identificar o cidadão e por isso é necessário que sempre o tenhamos de forma facilmente acessível, entretanto, por vezes acabamos perdendo o documento ou e não esquecendo seu número por falta de uso. Se você perdeu seu CPF, não sabe o número e quer saber como recuperar, leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como saber meu número do NIS

Como consultar CPF pelo nome

Perdi meu CPF, como saber o número? Se você está com problemas do tipo "perdi meu CPF e não sei o número" ou "não sei meu CPF", saiba que é possível consultar o número sem grandes dificuldades. Caso você queria consultar o CPF apenas pelo nome ou pela Internet, saiba que, por razões de segurança isso não é possível, além disso, é muito comum que exista mais de uma pessoa com o mesmo nome, sendo assim, seria bastante difícil saber de quem se trata.

Os únicos com acesso a dados como CPF de terceiros são as empresas de cobrança, afinal, dívidas são registradas de acordo com número do documento de cada um e possuí-los é necessário para seu bom funcionamento.

Descobrir CPF pelo nome

Para descobrir CPF, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Vá até uma unidade da Receita Federal. É possível agendar horário, entretanto, é necessário possuir o número de seu CPF para isso, sendo assim, vá mesmo sem horário marcado;
  2. Informe a razão de sua visita, ou seja, diga perdeu o número do seu CPF e que deseja sabê-lo;
  3. Assim que obtiver o número, guarde-o bem para evitar perdê-lo novamente.

Quando for até a unidade da Receita Federal, leve seu RG ou algum outro documento oficial com foto com a carteira de motorista ou um passaporte. O documento com foto é essencial para que você comprove ser o responsável pelo CPF requerido, essa é uma medida de segurança para evitar que outras pessoas tenham acesso a suas informações pessoais.

Se você esqueceu o número do seu CPF, corra atrás do número o quanto antes, afinal, nunca se sabe quando será necessário.

Dica: para não correr risco de esquecer novamente o número do CPF, é possível adicioná-lo ao RG. Caso esteja precisando de uma nova via do documento, aproveite para pedir que informem também o número de seu CPF, assim, um documento valerá por 2!

Caso você ainda não tenha o documento e quer saber o que precisa fazer para obtê-lo, veja como tirar o CPF.

Perdi meu CPF, o que fazer?

A burocracia para solicitar a segunda via do CPF é diferente para quem declara e não declara imposta de renda:

Como tirar a segunda via do CPF para quem não declara imposto de renda

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Preencha os dados pedidos corretamente;
  3. Imprima.

Se você tiver mais de um nome em razão de alteração seja por casamento ou por ter adquirido outro sobrenome de família, confira para saber qual é o nome que está vinculado ao CPF, afinal, só assim será possível encontrar seu cadastro e obter o documento.

Por ser um documento importante, em caso de perda ou roubo, é necessário pedir uma segunda via do CPF. Além disso, em caso de roubo o recomendado é que se faça também um Boletim de Ocorrência para informar o acontecido, afinal, caso seus documentos sejam utilizado por outros você terá como comprovar que não mais os têm.

Veja também: Como tirar CPF de menores de idade nos Correios

Como tirar a segunda via do CPF para quem declara imposto de renda

  1. Acesse a página do e-CAC;
  2. Coloque os dados pedidos nas caixas corretas e o código de confirmação;
  3. Clique em "avançar";
  4. Digite o número de seu recibo do pagamento dos últimos 2 impostos de renda;
  5. Crie uma senha, lembre-se de escolher algo que seja fácil de lembrar mas que apenas você saberá, evitando utilizar dados muito básicos como sua data de aniversário;
  6. Clique em "Gerar código";
  7. Acessa a página de login do site do e-CAC e entre em sua conta utilizando o código gerado e a senha escolhida;
  8. Vá em "Cadastros";
  9. Clique em "Comprovante de inscrição do CPF".

Após a consulta do documento, também é possível imprimir CPF para guardar e não correr risco de perder o número novamente. Não se esqueça também de anotar seu cadastro no seu da e-CAC.

Leia também: Como descobrir o número do CPF pelo telefone

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Nayara dos ferreira
sou menor de idade e perdi meu cpf mais nao sei o numero

Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?
Imagem: lostinbrasil.net
Perdi meu CPF e não sei o número, como recuperar?

Voltar ao topo da página