Partilhar

Como tirar o CPF pela receita federal

Como tirar o CPF pela receita federal
Imagem: vvale.com.br

O CPF - Cadastro de Pessoas Físicas - é um documento de identificação que todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros com negócios no Brasil devem conter. Este cartão contém um número de identificação que comprova o cadastro de cada contribuinte. O documento é necessário para várias situações, como para pedir empréstimos, para renovar o passaporte, para as declarações anuais do Imposto de Renda (IR), entre outros. De seguida, mostramos-lhe em umComo.com.br como tirar o CPF pela receita federal.

Também lhe pode interessar: Como tirar o CPF pela internet

Inscrição na Receita Federal

A inscrição do CPF diretamente na Receita Federal é feita para não residentes no Brasil, inscrições de pessoas já falecidas ou se pretender solicitar órgãos da administração pública no caso da pessoa física não ter capacidade de comparecer nas entidades conveniadas (órgãos carcerários no caso de presos e SUS no caso de internados).

Para tal, deverá preencher um formulário que se encontra disponível no site da Receita Federal, juntar a cópia do documento de identidade válido no país de origem, que comprove a filiação da pessoa física, documento de identidade de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda e documento que comprove a filiação, tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, no caso de uma inscrição de menores de 16 anos. Quando o pedido for efetuado por um procurador, é necessário o documento de identidade do procurador e instrumento público de procuração.

Sugestão: Como saber o CPF pelo RG

Outras formas de inscrição

No caso de ser residente do Brasil, pode tirar o CPF de outras formas, como pela internet, em agências conveniadas, nas representações diplomáticas brasileiras ou nas entidades públicas conveniadas. Para saber com mais detalhe como tirar o CPF, clique aqui.

Veja também: Como tirar CPF 'de menor' nos correios

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o CPF pela receita federal, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

20 comentários
A sua avaliação:
Bruno laurentino
2 via do Cpf
A sua avaliação:
Maria Do Carmo LeAlves
Quero pagar uma conta da minha mãe
A sua avaliação:
Carlos Henrique da Silva Vaz de Almeida
Quero saber o endereço dessa pessoa
A sua avaliação:
Leanny del valle diaz rojas
Preciso procurar meu codigo de CPF.. Bom trabalho. Obrigado
A sua avaliação:
fabio junior ferrreira faris
minha filha perdeu o cpf, como faço pra tira outro,pois moro aqui em são Paulo e ela mora na bahia
A sua avaliação:
Fabiana menezes
Preciso do CPF da minha filha pra atualizar meu cadastro no auxílio emergencial. Estou no hospital com minha mãe. Daí como fui olhar se estava em Análise ainda pediu CPF e não esta comigo. Tem como??
A sua avaliação:
soraia rocha araujo
perdi meu cpf e nao sei como recupera
A sua avaliação:
Maiquete Greice venegas Godinho
Perdi o CPF dos meus filhos e preciso saber o número
A sua avaliação:
Pedro Augusto Norberto Maciel
buscar o cpf pela receita federal
A sua avaliação:
RICARDO Mendes dos Santos
Quero regularizar meu CPF

Como tirar o CPF pela receita federal
Imagem: vvale.com.br
Como tirar o CPF pela receita federal

Voltar ao topo da página