Partilhar

Como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet

 
Por Letícia Lima. 21 outubro 2019
Como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet

O CPF (sigla para Cadastro de Pessoas Físicas) é um número de 11 dígitos emitido pela Receita Federal, com a finalidade de cadastrar os contribuintes brasileiros ou estrangeiros residentes no país. Basicamente, o CPF é indispensável para auxiliar na sua identificação em tudo que envolve movimentações financeiras, como abrir uma conta em um banco, solicitar um cartão, entre outros. Ele é útil porque é pessoal e intransferível, de forma que cada CPF é exclusivo. Mas será que é preciso mudar o CPF quando se casa? E, se sim, como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet? Essa e outras dúvidas estarão respondidas abaixo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como tirar o CPF

Casei, preciso mudar o CPF?

Casamentos civis (ou não-religiosos) costumam gerar muitas dúvidas nos recém casados, afinal, há uma mudança no que se pode fazer quando se passa de solteiro para casado (é necessária a autorização do cônjuge para assinar certos tipos de contrato, por exemplo). Mas afinal, é preciso alterar CPF de solteiro para casado?

A resposta é depende. Se você adicionou o sobrenome do seu cônjuge ao seu nome, é preciso alterar nome de solteiro para de casado no CPF. Por exemplo: Maria Nunes da Silva se casou com João Pereira de Souza, passando a se chamar Maria Nunes da Silva Souza. É importante lembrar que os números do seu CPF não vão ser mudados, e sim o seu nome no registro de dados da Receita Federal.

Manter seu CPF atualizado evita que você passe por situações embaraçosas. Fique atento!

Como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet

Com as facilidades tecnológicas que temos atualmente, atualizar CPF ficou muito mais fácil. Além do nome, você também pode atualizar digitalmente:

  • Seu endereço;
  • Incluir o título de eleitor no CPF.

Para isso, siga as instruções a seguir:

  1. Acesse o portal de alteração do CPF no site da Receita Federal;
  2. Confira o formulário;
  3. Preencha seu número de CPF e seu nome atual, selecionando no campo "Documento" a opção "Certidão de Casamento". Digite o número da sua certidão;
  4. Coloque os demais dados solicitados no formulário e clique em "Enviar". Pronto! Você acabou de mudar o CPF de solteiro para casado pela internet. Nosso artigo Como tirar o CPF pela internet também pode ser interessante neste momento.

Como alterar RG e CPF para nome de casado

Nos itens anteriores, explicamos como alterar nome de solteiro para nome de casado no CPF. E como alterar o nome do RG (registro civil)? Este documento é muito importante para confirmar a identidade do seu portador, e é solicitado para acessar grande parte dos serviços públicos.

A questão é que o RG varia de estado para estado brasileiro, de forma que não há uma regra geral. Contudo, há algumas instruções básicas:

  1. Procure saber onde tirar a segunda via da carteira de identidade (RG) na sua cidade;
  2. Preencha o formulário solicitado e pague a taxa de emissão do novo documento;
  3. Em alguns estados a foto 3x4 é tirada na hora, em outros você mesmo precisa levar as fotos (duas, em geral);
  4. Leve sua certidão de casamento para comprovar a alteração no seu nome, e solicite que seja feita também a alteração na segunda via da sua carteira de identidade.

Tem dúvidas sobre onde tirou o seu RG da primeira vez? Confira nosso artigo sobre como saber o órgão expedidor do RG.

Alterar CPF de solteiro para casado - Correios

Os Correios prestam diversos serviços além do envio de documentos postais (veja, por exemplo, como tirar CPF "de menor" nos Correios). Entre eles, está a opção de alterar CPF de solteiro para casado nos Correios. Quer saber como? Confira a seguir:

  1. Dirija-se à agência dos Correios mais próxima levando seu RG, título de eleitor, CPF antigo e a certidão de casamento (este último é indispensável);
  2. Solicite ao funcionário dos Correios que faça a troca do seu nome de registro no CPF. Em geral, há que se pagar uma pequena taxa administrativa para efetuar a mudança.

Atenção: o mesmo serviço está disponível nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Alterar nome de solteiro para nome de casado em outros documentos

Nem só o nome no registro de CPF precisa ser alterado após o casamento. Confira como alterar outros documentos a seguir:

Carteira de Motorista

Após ter tido seu CPF e RG retificados, vá ao Detran mais próximo e solicite a alteração do seu nome na carteira de motorista. Você pode retirar a nova carteira presencialmente ou recebê-la em casa, pelos Correios. É preciso pagar uma taxa para a emissão do novo documento.

Carteira de Trabalho

Vá ao posto de emissão de Carteira de Trabalho na sua cidade levando RG, CPF, comprovante de residência, fotos 3x4 (se necessário), a carteira de trabalho antiga e a certidão de casamento. Peça ao funcionário para fazer a alteração para o nome de casado e aguarde a emissão de sua nova carteira!

Título de eleitor

Compareça ao cartório eleitoral da sua região com o RG atualizado, a certidão de casamento, comprovante de residência e o título de eleitor antigo. Solicite a alteração cadastral ao funcionário do cartório. Mas fique atento: caso você não tenha votado nas últimas eleições ou as eleições seguintes estiverem muito próximas, você não conseguirá fazer a alteração. Se você não se lembra o número, veja como saber o número do título de eleitor pelo CPF.

Passaporte

Para conseguir alterar seu nome de solteiro para nome de casado no passaporte, é preciso solicitar a emissão de outro documento. Ao preencher o formulário de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal, preencha seu nome de casado na opção "Nome completo" e seu nome de solteiro no campo "Nome anterior", bem como a justificativa da alteração (casamento). Pague as taxas e aguarde a emissão em um dos postos da Polícia Federal.

Incluir nome social no CPF

Em 2016 o Brasil promoveu um grande avanço nas políticas de apoio à população LGBT: foi permitida a inclusão do nome social (aquele pelo qual a pessoa se identifica/é reconhecida) nos documentos de travestis e transexuais.

Para incluir seu nome social junto ao nome de registro civil no seu CPF, basta comparecer a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal portando seu RG e título de eleitor e solicitar a inclusão do nome social. Os funcionários, assim como qualquer cidadão, não podem ser desrespeitosos ou ofendê-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Bibliografia
  • http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf
  • http://legado.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/07/confira-os-procedimentos-para-tirar-o-rg-no-seu-estado
  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-07/travestis-e-transexuais-poderao-solicitar-inclusao-do-nome-social
  • https://www.eucasei.com.br/atualizar-documentos-casamento/#CNH_ou_Carteira_de_Motorista
  • http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/perguntas-frequentes-titulo-net

Escrever comentário sobre Como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet

O que lhe pareceu o artigo?

Como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet
Como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet

Voltar ao topo da página