Partilhar

Como solicitar férias por e-mail - Carta formal e direitos

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 30 agosto 2017

As férias remuneradas são um direito que todo o trabalhador que tem carteira assinada possui. Porém, para desfrutar desse direito concedido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o funcionário deve atender a algumas especificações e também fazer o pedido a empresa de maneira adequada. A solicitação das férias é uma parte importante da negociação, pra conciliar os interesses da empresa e do funcionário, garantindo que a ausência seja no período mais adequado para as duas partes. Nesse artigo de umCOMO, iremos buscar entender Como solicitar férias por e-mail, utilizando dos melhores argumentos e táticas para convencer o RH a te conceder os seus dias de descanso tão merecidos. Continue lendo para conhecer mais os seus direitos e como desfrutar deles.

Também lhe pode interessar: Como pedir férias para o chefe

Como solicitar férias ao RH

Para solicitar férias ao RH, deve-se ter em mente qual é a política dos Recursos Humanos da empresa. Algumas empresas possuem um calendário de férias que ordena as férias de todo o quadro de funcionários. Outras empresas organizam com mais flexibilidade. Por isso, é importante que antes de tudo você converse com as pessoas do RH para entender como está o calendário de férias e quando você vai poder tirar seu descanso.

É importante também ver como irá dividir suas férias. Para cada ano trabalhado, você tem direito a 30 dias de férias. A CLT prevê que você pode dividir em até três vezes esse período. Para solicitar o descanso, é exigido ao menos um ano de contrato em carteira. Você pode tentar negociar com o RH, mas quem define o período de férias é a empresa.

Veja qual é o período programado para suas férias e veja se existe alguma maneira de trocá-la com algum funcionário. Converse com o colega de trabalho também, para que possa negociar com seu camarada e também para que existam benefícios para a empresa. Dessa maneira, todas as partes saem bem. Faça isso com bastante antecedência.

Caso sua empresa não tenha férias programadas, você pode enviar um e-mail solicitando férias com cerca de um mês de antecedência para que a empresa programe os pagamentos. É importante ter o registro do e-mail para quaisquer complicações, no entanto, não é uma obrigatoriedade. Se sua empresa é formal, é interessante fazer uma carta de requisição de férias.

Veja também: Como pedir férias para o chefe.

Carta de férias

Uma carta de férias é um documento de tema formal que contém as informações básicas de solicitação de descanso para os recursos humanos ou para a administração geral da empresa. Com linguajar formal e requintes jurídicos, a carta deve ser feita contendo CPF, NIS, RG, Nome completo do Funcionário, CNPJ da empresa, assinatura tua, data do período em que serão requeridas as férias, no modelo de uma procuração jurídica. Além disso, é importante colocar a data para demonstrar a antecipação do pedido. Não se esqueça de entregar a carta pessoalmente no setor de Recursos Humanos. Existem muitos modelos de pedido de férias formal através de carta na internet, podendo servir de base para sua solicitação de férias.

Esse é o melhor pedido de férias formal. Para entender melhor o desenvolvimento desse tipo de documento, leia nosso artigo Como fazer um ofício.

Solicitar férias por e-mail

Como solicitar férias por e-mail? Pois bem, para solicitar as férias por e-mail, tenha em mente os valores da sua empresa e seja delicado na hora de fazer o pedido, afinal, isso influenciará suas palavras e sua maneira de fazer o pedido. Mas lembre-se de informar seus documentos e o tempo que falta para o vencimento das férias. Lembre-se que as férias não podem ser acumuladas por mais de um ano. Aguarde uma resposta da empresa e não seja insistente.

Solicitação - férias vencidas

Bem, se a empresa deixou suas férias vencerem, você tem a opção de processar a empresa. As férias que vencem devem ser pagas em dobros. Para solicitar as férias, vá ao jurídico da empresa. Caso a emprega te negue as férias, entre com um processo contra a empresa na Justiça do Trabalho, afinal, as férias para o contratado em carteira são um direito irrevogável. Para solicitar seu descanso, se dirija ao RH da companhia. Se não der certo, dê uma passadinha no jurídico, eles irão te auxiliar. Leia também o artigo Como calcular férias vencidas para entender melhor o prazo e a solicitação de férias vencidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como solicitar férias por e-mail - Carta formal e direitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como solicitar férias por e-mail - Carta formal e direitos

Voltar ao topo da página