Partilhar
Partilhar em:

Quais os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social – (CTPS) é o documento obrigatório para os trabalhadores que ingressam no mercado formal. Porém, seu significado é mais amplo. Trata-se de um símbolo dos direitos trabalhistas fundamentais dos brasileiros, compilados na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT. Nele, será registrado o histórico da vida profissional do trabalhador, além de ser um demonstrativo para obtenção de diversos direitos, como FGTS, seguro-desemprego, entre outros benefícios.

O documento CTPS existe desde 1932, quando foi criado, durante a gestão do Presidente Getúlio Vargas. Para adquirí-lo, o cidadão deve ser brasileiro nato, ou naturalizado, e ter idade mínima de 14 anos. Acompanhe abaixo as exigências e documentos necessários para a emissão da carteira de trabalho.

Também lhe pode interessar: Como tirar a Carteira de Trabalho

Para tirar a primeira via

Para adquirir a CTPS pela primeira vez, o cidadão deverá procurar um dos postos do Centro de Apoio ao TrabalhadorCAT, ou Superintendência Regional do Trabalho e EmpregoSRTE, munidos apenas de carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4.

O serviço de emissão da CTPS também é oferecido pelo Poupatempo.

Segunda via

Nos casos de perda, roubo, falta de espaço para continuação, ou rasuras que impossibilitem a utilização da carteira de trabalho, o cidadão poderá requerer sua segunda via da carteira de trabalho, nos mesmos locais indicados para a primeira via.

Para tal, além do documento de identidade e da foto, o solicitante precisa ter em mãos o Boletim de Ocorrência – no caso de furto ou roubo, a carteira anterior completa – para continuação dos apontamentos em nova carteira. Para as situações de perda, outros documentos podem servir, como o extrato do FGTS, cópia de rescisão de contrato, etc.

O histórico profissional não se perde com o extravio da CTPS. De posse da segunda via, o trabalhador pode solicitar os registros contidos no CAGED e RAIS – ambos sistemas de informação do Ministério do Trabalho – que foram alimentados por antigos empregadores.

CTPS para estrangeiros

Os estrangeiros residentes no Brasil também têm direito à carteira de trabalho. De acordo com a condição em que estão no país: visto permanente, exilados, etc., os documentos exigidos podem variar, mas é certo que deverão apresentar a Carteira de Identidade Estrangeira, ou equivalente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável para a emissão da CTPS.
  • A foto deve ser recente, e com fundo claro.
  • Caso não possua o RG, consulte documentos aceitos em substituição.
  • Atenção! O serviço de emissão da carteira de trabalho é gratuito. Não há cobrança de qualquer taxa.
  • Guarde bem sua carteira de trabalho, em local seguro e fácil de lembrar.
Comentários (9)

Escrever comentário sobre Quais os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho

9 comentários
amauri martins de sena
qual os documentos para tira carteira do trabalho para estrangeiro
edna
quais documentos precisa p tirar a primeira via da carteira de trabalho do meu filho?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Edna! Para tirar carteira de trabalho os documentos necessários são carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
iaraguimaraes da silva
divorciei. e preciso mudar a carteira de trabalho ,qual os documentos ?
A sua avaliação:
enrique
quais documentos tenho que tirar.
A sua avaliação:
ricardo de castro neves
nao tanho visto ca no pais mas moro ca tres anos que devo fazer
A sua avaliação:
Marcus Almeida
A minha identidade está fora da validade, posso usá-la da mesma maneira? No caso de documentos alternativos ao RG, posso usar o passaporte ou documento de identificação estrageiro?OBS: Sou brasileiro
Carlos cesar da ailva
Quais documentos para tirar 3a via da profissional
JOSIAS DA SILVA
PARA A PRIMEIRA CARTEIRA DE TRABALHO É NICESSARIO CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Ivante De Araújo
Preciso tirar minha CTPS,mas não possou titulo de eleitor e CPF,o que eu faço?