Previdência Social

Como tirar uma declaração de tempo de serviço

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 9 fevereiro 2022
Como tirar uma declaração de tempo de serviço

Quando vai chegando a hora de se aposentar, saber como tirar uma declaração de tempo de serviço se torna muito importante, principalmente para quem é funcionário público ou trabalhou por algum tempo sem carteira assinada.

Essa certidão vai comprovar para a Previdência Social que o beneficiário de fato trabalhou em alguma empresa ou órgão público e somar o tempo de serviço ao período de contribuição para que ele consiga se aposentar através dessa modalidade.

Pensando em ajudar as pessoas que estão nessa situação, neste artigo do umCOMO te mostramos como conseguir uma declaração de tempo de serviço e quais outros documentos são necessários para se aposentar.

Também lhe pode interessar: Como tirar a Carteira de Trabalho

Índice

  1. Para que serve a declaração de tempo de serviço
  2. Como tirar uma declaração de tempo de serviço: funcionários públicos
  3. Como comprovar tempo de contribuição para o INSS

Para que serve a declaração de tempo de serviço

A declaração de tempo de serviço é um documento que tem a finalidade de comprovar o período em que alguém trabalhou para uma empresa ou órgão público. Esse documento pode ser muito útil quando o contribuinte pretende se aposentar por tempo de contribuição.

No Brasil, existem dois regimes previdenciários: o RGPS e o RPPS. O RGPS, ou Regime Geral de Previdência Social, é aquele destinado às pessoas que trabalham sob o regime CLT e que é regulado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Já o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) é voltado aos servidores públicos concursados, que assegura benefícios como aposentadoria e pensão por morte ao servidor titular de cargo efetivo e seus beneficiários.

Segundo o site do Governo Federal, é elegível para a aposentadoria por tempo de contribuição sob o regime RGPS o trabalhador que contribuiu por pelo menos 35 anos, no caso dos homens, e por no mínimo 30 anos, para as mulheres.

Caso o contribuinte não tenha alcançado o tempo total necessário até o dia 13/11/2019, o INSS poderá aplicar a regra de transição mais vantajosa, de acordo com a Reforma Previdenciária, aprovada na Emenda Constitucional 103. Já o funcionário público se aposenta por regras especiais do serviço público.

Leia também: Como dar entrada na aposentadoria

Como tirar uma declaração de tempo de serviço: funcionários públicos

Para quem é funcionário público e já trabalhou em empresas privadas antes do serviço público, ou então quem já trabalhou em órgãos públicos no passado e depois mudou para o regime CLT, saber como tirar uma declaração de tempo de serviço é essencial.

Isso porque o documento permite comprovar o tempo que o funcionário trabalhou sob um regime diferente do atual, permitindo aproveitar o tempo de contribuição de ambas as modalidades para conquistar um benefício previdenciário mais vantajoso.

Para solicitar a Certidão por Tempo de Contribuição (CTC), o trabalhador deve ser um servidor público que antes trabalhou como celetista ou ser um celetista que antes trabalhava como servidor público. Em cada um dos casos, os documentos que o profissional deve apresentar para dar entrada na declaração são os seguintes:

Para validar o tempo de contribuição no INSS

Essa é a opção para quem já trabalhou sob o regime CLT e hoje é servidor público da União, Estados ou Municípios.

  • Documento de identificação com foto
  • Número do CPF
  • Documento oficial que comprove que você é servidor público ativo na data da solicitação (como declaração do órgão público ou contracheques)
  • Documentos que comprovem o tempo trabalhado no Regime Geral, como Carteira de Trabalho e carnês de contribuição ao INSS

Para dar entrada no pedido, siga o passo a passo:

  1. Acesse o portal Meu INSS pelo site ou aplicativo
  2. Faça login no sistema. Se não tiver cadastro, você deve criar um e escolher uma senha
  3. Quando acessar o sistema, clique em "Agendamentos/Solicitações"
  4. Solicite um "Novo Requerimento"
  5. Selecione o tipo de serviço, no caso, a CTC (Certidão de Tempo de Contribuição)
  6. Atualize os dados pessoais e de contato e depois clicar em "Avançar"
  7. Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos para concluir o pedido

Pronto! Sua solicitação entrará em análise e você poderá acompanhá-la através do portal Meu INSS. De acordo com a lei, o prazo do governo para conceder a certidão é de até 15 dias, mas o site do INSS indica que o processo pode chegar a levar até 45 dias úteis.

Para validar tempo de contribuição no Regime Próprio

Este é para quem já foi funcionário público e atualmente trabalha como celetista.

  • Documento de identificação com foto
  • Número do CPF
  • Comprovante de residência
  • Número de Identificação do Trabalhador (NIT ou PIS/PASEP)
  • Formulário de requisição da Certidão de Tempo de Contribuição

Para fazer a solicitação da declaração de tempo de serviço neste caso, o mais indicado é buscar o setor de Recursos Humanos (ou RH) do órgão público em que trabalhou quando era servidor público. O processo pode variar de acordo com o tipo de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), mas o setor responsável pelo pessoal poderá te orientar a respeito de como solicitar a sua certidão para fins previdenciários.

A Certidão de Tempo de Serviço é gratuita?

Sim, a solicitação da Certidão de Tempo de Serviço para comprovar tempo de serviço e conquistar benefícios previdenciários é um serviço totalmente gratuito para quem tem direito a solicitá-la. Caso você queira uma assistência profissional para acompanhar a sua requisição, é possível contratar os serviços de um advogado especializado em Direito Previdenciário.

Neste caso, é provável que o profissional cobre algum valor pela prestação de serviços e consultoria. Lembre-se que você pode fazer todo o processo sozinho/a pela internet sem a ajuda de ninguém, mas se for deixá-lo mais seguro/a e confortável, não hesite em buscar ajuda especializada e correr atrás dos seus direitos.

Como comprovar tempo de contribuição para o INSS

No caso de funcionários que sempre trabalharam para uma empresa privada, mas sem a carteira assinada, conseguir uma declaração de tempo de serviço pode ser essencial para dar entrada no processo de aposentadoria e conquistar um benefício mais vantajoso.

No entanto, pode ser muito difícil conseguir esse documento pois a empresa que tinha obrigação de assinar a carteira do trabalhador e não o fez pode se recusar a emitir essa declaração. Por isso, é importante ter alternativas que comprovem o tempo de serviço, como:

  • Holerites
  • Comprovante de férias
  • Extrato do banco onde o salário era depositado
  • Extrato do FGTS (no caso de quem tinha registro na carteira, mas a empresa não fez o recolhimento para o INSS)
  • Documentos emitidos pelos Sindicatos
  • Declarações de testemunhas

Você pode estar se perguntando: quando o trabalhador comprova tempo de serviço em uma determinada empresa, mas não contribuiu durante esse período, ele deve pagar as contribuições previdenciárias que a empresa deixou de fazer? A resposta felizmente é não, já que o entendimento é de que a responsabilidade de pagar era do contratante e houve falha do INSS por não fiscalizar a empresa. Nesse caso, o trabalhador não pode sair prejudicado.

Se gostou deste artigo, que tal conferir Como pagar o INSS para autônomos?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar uma declaração de tempo de serviço, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Bibliografia
  • JORNAL CONTÁBIL. INSS: Saiba como comprovar tempo de trabalho não registrado na carteira para conseguir se aposentar. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/inss-saiba-como-comprovar-tempo-de-trabalho-nao-registrado-na-carteira-para-conseguir-se-aposentar/> Acesso em: 30 de janeiro de 2022
  • GOV.BR. Solicitar Certidão por Tempo de Contribuição (CTC). Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-certidao-por-tempo-de-contribuicao> Acesso em: 30 de janeiro de 2022
  • G1. Saiba como comprovar o tempo de serviço não documentado no INSS. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/pode-perguntar/noticia/2018/08/29/saiba-como-comprovar-o-tempo-de-servico-nao-documentado-no-inss.ghtml> Acesso em: 30 de janeiro de 2022
  • CMPPREV. Certidão por Tempo de Contribuição (CTC). Disponível em: <https://cmpprev.com.br/blog/certidao-de-tempo-de-contribuicao/> Acesso em: 30 de janeiro de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar uma declaração de tempo de serviço