Partilhar

Como tirar CNIS pela Internet

Como tirar CNIS pela Internet

O CNIS, sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um relatório que contém todas as informações relacionada a vínculos empregatícios de um cidadão, desde o tempo de contribuição até a quantia recebida pelo ofício.[1]O CNIS automatiza o processo de reconhecimento de serviços prestados para que não haja falta de documentação que comprove ser o indivíduo requerente do relatório apto a passar a receber sua aposentadoria. Antigamente para se obter o CNIS era necessário ir até a Previdência Social, o que ainda é possível, mas hoje em dia já é possível obtê-lo sem sair de casa. Para saber como tirar CNIS pela Internet, leia este artigo do umCOMO!

Quem tem direito ao CNIS

O CNIS é uma simplificação na forma de comprovar vínculos empregatícios do passado e presente visando facilitar o processo de entrada no pedido de aposentadoria, de forma resumida, trata-se de um relatório oficial no qual consta tempo de prestação de serviços, remuneração recebida etc. Além de ser relevante na hora de dar início à aposentadoria, é bom que o trabalhador consulte seu CNIS para conferir se no documento contam todos os vínculos empregatícios do passado, afinal, ainda que haja a automatização do processo, é necessário que a empresa ou instituição para a qual o serviço foi prestado comprove sua contribuição.

Por ser uma comprovação de vínculo empregatício, todos os cidadãos têm direito ao CNIS[2], bastando apenas realizar o cadastro no site do INSS. Mesmo após o cadastro, apenas terá um histórico que é ou já foi:

  • Empregado: são pessoas que são funcionárias de uma empresa ou instituição, trabalham de carteira assinada com salário fixo, têm direito ao 13º salário entre outras especificidades estipuladas pelo Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)[3]. Para saber mais, veja quais são os direitos trabalhistas;
  • Autônomo: são pessoas que trabalham por contra própria e dependem do próprio esforço para obter lucro, exemplos da categoria são os donos de pequenos comércios, advogados, marceneiros e médicos com consultório próprio sem vínculo com hospitais, ou seja, sem um chefe ou superior;
  • Dono de empresa: são os responsáveis pela organização e formação de negócio próprio e também pela contratação de empregados.

A única categoria que não possui direito ao CNIS com comprovação de contribuição são os investidores, visto que seu trabalho não pode ser considerado contribuição para o funcionamento da sociedade. Caso você se encaixe na categoria "investidores" ou não tenha trabalhado, saiba que é possível realizar o pagamento privado da previdência social, garantindo assim o direito a uma aposentadoria futura.

A aposentadoria é direito de qualquer cidadão que contribua para um programa de seguro social ainda que, no Brasil, o mais comum seja sua ligação com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como consultar o CNIS pela Internet

Como tirar o CNIS pelo site do INSS

  1. Acesse o site Meu CNIS;
  2. Clique em "Extreto previdenciário (CNIS)";
  3. Clique em "Fazer login";
  4. Caso você já tenha se cadastrado, basta inserir CPF e senha, marcar "não sou um robô" e clicar em "ENTRAR", entretanto, caso você ainda não tenha se cadastrado, clique em "PRIMEIRO ACESSO" e faça o cadastro.

Após o login, será exibida em sua tela seu extrato do INSS com a opção de impressão e de download[4].

Como tirar CNIS pelo Banco do Brasil

  1. Acesse o site do Banco do Brasil;
  2. Clique em "ACESSE SUA CONTA" no ícone localizado na parte superior do site;
  3. Após o login, selecione "Conta-corrente" nas opções do menu principal;
  4. Nas opções que surgirem, selecione "Previdência social";
  5. Digite seu número PIS e confirme.

Após a confirmação, será exibido em sua tela seu extrato do INSS com a opção de impressão e de download[5]. A opção de tirar o CNIS pelo site do Banco do Brasil é apenas válida para quem tem conta no banco e também para quem já tem cadastro no INSS/CNIS, caso você não tenha um dos dois, será necessário que se faça o acesso por meio do site do INSS.

Como tirar CNIS de quem nunca trabalhou

Para tirar o CNIS de quem nunca trabalhou é apenas necessário acessar o site meu.inss.gov.br, realizar o cadastro e pedir o extrato como foi acima explicado e, caso sejam realizadas contribuições futuras, todas aparecerão no seu CNIS assim que comprovadas.

Outra opção para tirar o CNIS caso nunca tenha trabalhado é ir até a Previdência Social pessoalmente e realizar o pedido do cadastro.

Veja também: Como pagar INSS para autônomos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar CNIS pela Internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/extrato-de-vinculos-e-contribuicoes-a-previdencia/
  2. https://oficialblog.com/nit-inss-consulta-e-cadastro/
  3. http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/535468/clt_e_normas_correlatas_1ed.pdf
  4. https://www.petros.com.br/petrossite/recadastramento/tutorial/tutorial_cnis_legendado.pdf
  5. https://recadastramento.petros.com.br/tutorial/tutorial_bb.pdf

Escrever comentário sobre Como tirar CNIS pela Internet

3 comentários
Maria do Perpetuo Socarias
Preciso imprimir uma copia do meu espelho do beneficio ou extrato para comprovação de renda
Por favor enviar para este email
Gabriel de Mattos Gonçalves Jácomo
Meu filho nunca trabalhou como eu faço pra tirar o CNIS dele
A sua avaliação:
Miranda
Posso tirar meu cnis na caixa?

Como tirar CNIS pela Internet
Como tirar CNIS pela Internet

Voltar ao topo da página