Como tirar CNIS pela Internet

Como tirar CNIS pela Internet

O CNIS, sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um relatório que contém todas as informações relacionada a vínculos empregatícios de um cidadão, desde o tempo de contribuição até a quantia recebida pelo ofício.[1]O CNIS automatiza o processo de reconhecimento de serviços prestados para que não haja falta de documentação que comprove ser o indivíduo requerente do relatório apto a passar a receber sua aposentadoria. Antigamente para se conseguir o CNIS era necessário ir até a Previdência Social, o que ainda é possível, mas hoje em dia existem formas mais modernas de obter o documento e já é possível fazê-lo sem sair de casa por meio do site do INSS. Para saber como tirar CNIS pela Internet, leia este artigo do umCOMO!

Quem tem direito ao CNIS

O CNIS é uma simplificação na forma de comprovar vínculos empregatícios do passado e presente visando facilitar o processo de entrada no pedido de aposentadoria, de forma resumida, trata-se de um relatório oficial no qual consta tempo de prestação de serviços, remuneração recebida etc. Além de ser relevante na hora de dar início à aposentadoria, é bom que o trabalhador consulte seu CNIS para conferir se no documento contam todos os vínculos empregatícios do passado, afinal, ainda que haja a automatização do processo, é necessário que a empresa ou instituição para a qual o serviço foi prestado comprove sua contribuição.

Por ser uma comprovação de vínculo empregatício, todos os cidadãos têm direito ao CNIS[2], bastando apenas realizar o cadastro no site do INSS. Mesmo após o cadastro, apenas terá um histórico que é ou já foi:

  • Empregado: são pessoas que são contratadas por uma empresa ou instituição, trabalham de carteira assinada com salário fixo, têm direito ao 13º salário entre outras especificidades estipuladas pelo Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)[3].
  • Autônomo: são pessoas que trabalham por contra própria e dependem do próprio esforço para obter lucro. Exemplos da categoria são os donos de pequenos comércios, advogados, marceneiros e médicos com consultório próprio sem vínculo com hospitais, ou seja, sem um chefe ou superior;
  • Dono de empresa: são os responsáveis legais pela organização e formação de negócio próprio e também pela contratação de empregados.

A única categoria que não possui direito ao CNIS com comprovação de contribuição são os investidores, visto que seu trabalho não pode ser considerado contribuição para o funcionamento da sociedade. Caso você se encaixe na categoria "investidores" ou não tenha trabalhado, saiba que é possível realizar o pagamento privado da previdência social, garantindo assim o direito a uma aposentadoria futura.

A aposentadoria é direito de qualquer cidadão que contribua para um programa de seguro social ainda que, no Brasil, o mais comum seja sua ligação com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se você estiver próximo de cumprir com o tempo necessário de contribuição para ter acesso ao direito, veja também como dar entrada na aposentadoria e tire todas as suas dúvidas.

Como consultar o CNIS pela Internet

Ainda que, tempos trás, fosse necessário ir até um posto de atendimento da Previdência Social para conseguir obter informações relacionadas a vínculos empregatícios e aposentadoria, hoje em dia já é possível resolver boa parte dos problemas pelo site do INSS. Veja abaixo como tirar o CNIS sem precisar sair de casa:

Como tirar o CNIS pelo site do INSS

  1. Acesse o site Meu CNIS;
  2. Clique em "Extreto previdenciário (CNIS)";
  3. Clique em "Fazer login";
  4. Caso você já tenha se cadastrado, basta inserir CPF e senha, marcar "não sou um robô" e clicar em "ENTRAR", entretanto, caso você ainda não tenha se cadastrado, clique em "PRIMEIRO ACESSO" e faça o cadastro.

Após o login, será exibida em sua tela seu extrato do INSS com a opção de impressão e de download[4].

Como tirar CNIS pelo Banco do Brasil

Além do INSS, também é possível obter algumas informações relacionadas ao INSS por meio do site do Banco do Brasil. Siga o passo a passo abaixo para tirar seu CNIS dessa forma:

  1. Acesse o site do Banco do Brasil;
  2. Clique em "ACESSE SUA CONTA" no ícone localizado na parte superior do site;
  3. Após o login, selecione "Conta-corrente" nas opções do menu principal;
  4. Nas opções que surgirem, selecione "Previdência social";
  5. Digite seu número PIS e confirme.

Após a confirmação, será exibido em sua tela seu extrato do INSS com a opção de impressão e de download[5]. A opção de tirar o CNIS pelo site do Banco do Brasil é apenas válida para quem tem conta no banco e também para quem já tem cadastro no INSS/CNIS, caso você não tenha um dos dois, será necessário que se faça o acesso por meio do site do INSS.

Apesar da simplicidade em se obter documentos e dados pelo site do INSS, é válido dizer que ainda é possível realizar os mesmos processos pessoalmente em algum posto de atendimento da Previdência Social. Ainda que existam vantagens em se realizar alguns procedimentos via online, existem pessoas que não têm a capacidade, seja por limitações físicas ou de conexão, sendo assim, é válido dizer que os serviços poderão ser realizados pessoalmente em caso de necessidade.

Como tirar CNIS de quem nunca trabalhou

Ainda que o CNIS seja uma relatório com informações relacionadas a vínculos empregatícios do passado e presente, é possível emitir o documento para pessoas que nunca tiveram carteira assinada e nunca trabalharam. Para tirar o CNIS de quem nunca trabalhou é apenas necessário acessar o site meu.inss.gov.br, realizar o cadastro e pedir o extrato como foi acima explicado e, caso sejam realizadas contribuições futuras, todas aparecerão no seu CNIS assim que comprovadas.

Outra opção para tirar o CNIS caso nunca tenha trabalhado é ir até a Previdência Social pessoalmente e realizar o pedido do cadastro.

Veja também: Como pagar INSS para autônomos

O que colocar na unidade orgânica INSS

Se você tentou entrar acessar seu cadastro site do INSS e falhou pois ficou se perguntando o que é unidade orgânica CNIS, saiba que não está sozinho e que a informação não é tão óbvia assim. Ao procurarmos o significado do termo, acabamos por descobrir seu uso é frequente para designar repartições administrativas de uns instituição, como uma divisão administrativa de uma universidade ou empresa. Quando falamos de CNIS, a forma como pensamos o que é uma unidade orgânica muda, já que a expressão é utilizada de forma bastante particular que pode acabar nos confundindo e nos deixando sem saber quais dados inserir para nos cadastrar ou para acessar nossas informações no site do INSS.

A unidade orgânica de cada trabalhador é, para o CNIS, o Número de Identificação Social (NIS) e Número de Identificação do Trabalhador (NIT), que também utilizado para o Programa de Intagração Social (PIS), entre outros programas vinculados ao trabalho. Se você ainda tem dúvidas em relação a o que é uma unidade orgânica, é possível descrever o número em questão como um código que identifica o indivíduo como trabalhador, por isso, é bastante utilizado em institutos cuja função esteja vinculada ao trabalho.

Como saber minha unidade orgânica

Já que você já saber o que é uma unidade orgânica CNIS, falta apenas descobrir onde está e encontrar qual é o seu número para poder resolver suas questões com a Previdência Social. Como já foi visto, a unidade orgânica é também um número utilizado em diversos sistemas que envolvem o trabalho, sendo assim, existem algumas formas bastante simples de encontrar o seu número. A forma mais simples de encontrar o código será procurando-o na própria Carteira de Trabalho, seja a física ou a digital e, caso você não estiver com o documento em fácil acesso, saiba que é possível descobrir o número consultando:

  • Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Cartão Cidadão;
  • Agência do Banco do Brasil;
  • Agência da Caixa Econômica Federal.

Caso você vá até uma agência bancária para descobrir qual é sua unidade orgânica, não se esqueça de levar junto o RG ou algum outro documento oficial com foto como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o passaporte. A apresentação de um documento oficial é necessária pois você precisará comprovar sua identidade para obter esses e outros dados relacionados.

Agora que você já aprendeu como saber a unidade orgânica INSS, veja também como calcular INSS.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar CNIS pela Internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/extrato-de-vinculos-e-contribuicoes-a-previdencia/
  2. https://oficialblog.com/nit-inss-consulta-e-cadastro/
  3. http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/535468/clt_e_normas_correlatas_1ed.pdf
  4. https://www.petros.com.br/petrossite/recadastramento/tutorial/tutorial_cnis_legendado.pdf
  5. https://recadastramento.petros.com.br/tutorial/tutorial_bb.pdf