Leis sobre os salários

Como consultar PIS pelo CPF

Como consultar PIS pelo CPF
Imagem: brasil.gov.br

O PIS, sigla para Programa de Integração Social, é um programa voltado para os trabalhadores do setor privado, isto é, aqueles que não são funcionários públicos. Ainda que o PIS tenha sido criado em 1970, as formas de consulta de acesso ao benefício a ser recebido mudou diversas vezes com a evolução da tecnologia e hoje em dia é possível acessá-lo sem ter que sair de casa. Caso você esteja com dúvidas e queria saber mais sobre o benefício e sobre como consultar PIS pelo CPF, leia esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como consultar a tabela do PIS

Índice

  1. O que é o PIS?
  2. Consultar número do PIS pelo CPF
  3. Como consultar o saldo do PIS pelo CPF
  4. Consultar PIS pelo telefone
  5. Consulta PASEP
  6. Documentos que contêm o número PIS

O que é o PIS?

O PIS foi um programa no qual parte do salário do empregado era deduzido pelo empregador e depositado nas cotas do PIS, podendo ser sacado posteriormente. O dinheiro ao qual o empregador terá direito, ou seja, as cotas do PIS, dependem do dinheiro depositado pelo empregador no PIS/PASEP entre 1971 a 04/10/1988, sendo assim, se você trabalhou para uma empresa privada nesse período e ainda não sacou todo o dinheiro do qual tinha direito, ainda é possível consultá-lo e sacá-lo em agências bancárias.

Após o ano de 1988, o PIS deixou de existir e foi substituído pelo Abono Salarial, programa similar que tem por objetivo recompensar trabalhadores de empresas privadas pelo crescimento da empresa e que equivale a um salário mínimo, acompanhando o valor sempre que o salário mínimo aumenta. Para sacar o dinheiro é preciso saber os dados do beneficiário e seu número no programa, além disso, é preciso consultar o dia a partir do qual o valor estará disponível, data que é estipulada e divulgada pela Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao PIS?

Tem direito ao benefício trabalhadores que:

  • Estiverem cadastrados há pelo menos cinco anos;
  • Tiverem um rendimento de em média até dois salários mínimos;
  • Tiverem com registro na carteira de trabalho há 30 dias corridos no ano em questão.

Se você se enquadra em todas as categorias acima, saiba que tem direito de sacar o dinheiro numa das agências da Caixa Econômica Federal. Além disso, é necessário que a empresa responsável pela contratação faça o cadastro do trabalhador por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), garantindo assim que o benefício seja recebido.

Caso o trabalhador não tenha uma conta na Caixa Econômica Federal, é necessário pedir ao banco citado o Cartão Cidadão, que é facilmente adquirido e, caso já tenha uma conta, o dinheiro será depositado na conta, corrente ou poupança, sem que o trabalhador precise demandá-lo.

Estando com o cadastro feito, é possível fazer consulta PIS online, tornando possível não apenas consultar cotas do PIS para saber o valor a ser recebido como também a data do recebimento, visto que o recebimento é feito de acordo com a data de nascimento do beneficiário.

Como consultar PIS pelo CPF - O que é o PIS?

Consultar número do PIS pelo CPF

Consultar PIS pelo CPF é bem simples. Observe cuidadosamente o passo a passo que segue:

  1. Acesse o portal Meu INSS do Governo Federal;
  2. Dê dois cliques no botão "Entrar";
  3. Um formulário irá se abrir. Preencha os dados solicitados (CPF e senha) caso já esteja cadastrado. Se a afirmação anterior for negativa, clique em "cadastre-se" e informe CPF, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Uma senha será gerada para você acessar o portal Meu INSS. Informe-a quando solicitado.
  4. Após o login no site, no canto superior direito estarão alguns de seus dados pessoais e também seu número do PIS. Pronto! Você conseguiu consultar seu número do PIS pelo CPF.

Aprendeu Como consultar o número do PIS pela Internet? Então não deixe de conferir nosso artigo como consultar o FGTS através do CPF.

Como consultar o saldo do PIS pelo CPF

Para consultar o saldo do PIS pela internet, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site da Caixa Econômica Federal;
  2. Na página inicial, clique em "Consulte seu saldo";
  3. Informe seu CPF (ou o número do PIS/PASESP também sendo possível consultar PIS pelo NIS), data de nascimento e se é ou não aposentado. Os campos de inserção das informações aparecerão no campo superior direito.

Seguindo o passo a passo, você vê o extrato PIS e fica sabendo quanto tem para receber diretamente do conforto de sua própria casa! Para mais informações sobre esse assunto, confira nosso artigo sobre como receber o PIS.

Se você for aposentado, também é possível adquirir informações sobre o PIS no site da Previdência Social.

Como consultar PIS pelo CPF - Como consultar o saldo do PIS pelo CPF

Consultar PIS pelo telefone

Consultar cotas do PIS pelo telefone é bem fácil: no seu telefone celular, faça download do aplicativo "Caixa Trabalhador" (disponível apenas para os sistemas Android e iOS), clique em "Informações cotas do PIS", informe seu CPF, data de nascimento e a senha do portal Meu INSS. Caso não tenha a senha, você pode se cadastrar na hora.

Após fazer o login, você terá acesso a todos os dados PIS no seu telefone. Não deixe de também conferir como consultar o seguro desemprego pelo celular.

Atenção: não é possível consultar PIS pelo CPF no Ministério do Trabalho, esse órgão era responsável apenas pelo abono salarial que você pode receber a partir do PIS e foi extinto. Use sempre o app Caixa Trabalhador ou o site Meu INSS. Também não há como consultar PIS pelo CPF no DataPrev.

Consulta PASEP

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um programa administrado pelo Banco do Brasil. Seu funcionamento é basicamente o mesmo que o do PIS, mas esse último é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o PASEP é exclusivo dos servidores públicos.

Funcionários de qualquer um dos entes da federação (União, estados e municípios) - em regime civil ou militar - podem fazer parte do fundo PASEP. Os critérios para ter direito ao saque são:

  • Ter cadastro no PASEP há no mínimo cinco anos;
  • Ter uma média salarial de até dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias corridos com a média salarial citada acima.

Se você preenche os requisitos acima, já pode ter direito ao benefício. Mas como saber qual valor disponível para saque, isto é, como saber sua cota do PASEP? Siga as nossas instruções para sanar essa dúvida o mais rápido possível:

  1. Acesso o site do Banco do Brasil;
  2. Clique em "consulte sua cota do PASEP";
  3. Informe seu número PASEP - ele também fica registrado na sua carteira de trabalho. Você a perdeu?
  4. Se não tiver número PASEP, tudo bem: você pode informar seu CPF e data de nascimento.
  5. Clique em "confirmar" e pronto: você já tem acesso a sua cota PASEP.

Dica: você irá encontrar outras informações úteis sobre o tema em nosso artigo sobre como saber se tenho FGTS inativo. Dê valor aos seus direitos e ao seu dinheiro - fique sempre atento às notícias para saber se está na hora ou não de sacar seus benefícios trabalhistas.

Documentos que contêm o número PIS

Ainda que seja possível consultar facilmente o número PIS usando a Internet ou o telefone, é possível também encontrá-lo em casa, já que alguns documentos contêm o número de cadastro. Os documentos são:

  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Cartão Cidadão (feito por beneficiários que não possuem conta na Caixa).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar PIS pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
william maciel santos
queria saber ser eu direito saquer pis aniversario
A sua avaliação:
Deiton seixas ferro
como consulta pis
josue de melo
não consigo receber meu pis
A sua avaliação:
Laiane Silva da Costa
Quero saber o número do meu pis
A sua avaliação:
Maria de Lourdes Almeida
Meu INPS. quero saber se tenho algo a receber PIS ou PASEP, fundo de garantia ...
A sua avaliação:
Lucio Carlos de Oliveira PEREIRA
Gostaria de saber eu pis
A sua avaliação:
Marlene Feuser Westrupp
favor informar o meu número do PIS
A sua avaliação:
Alex gerências da Silva Neves
Gostaria de saber se tenho direito e se tenho soldo
A sua avaliação:
Macilio baptistella
Gostaria de saber do meu saldo?
A sua avaliação:
Samuel
mais confusão do que informação. teria que ser mais objetivos!
A sua avaliação:
sandrecleia campos da silva
saldo pis e FGTS
carlos alberto garrido
valor do pis 2020
A sua avaliação:
ana rita pacheco
saldo do Pis
JONATAS PAZ DE ALBUQURQUE
QUERO VER
R
Elaine Cristina Martins
tenho direito ao fgts
doralice antunes dos anjos
quero fazer a senho do cartão cidadão
lucivaldo afonso basilio
legakl
Deivid Silva Pessoa
booomm
Jose
Difícil cosuta pelo CPF
jose maria moraes dos santos neto
como posso saber o numero do meu pasep
MARIA LUCIMAR DA SILVA LIMA
saber numero do pis
Imagem: brasil.gov.br
1 de 3
Como consultar PIS pelo CPF