Partilhar

Como consultar PIS pelo CPF

Por Letícia Lima. 25 setembro 2018
Como consultar PIS pelo CPF
Fonte: brasil.gov.br

O PIS (Programa de Integração Social) é um programa voltado para os trabalhadores do setor privado, isto é, aqueles que não são funcionários públicos. Parte do salário do empregado é deduzido pelo empregador e depositado nas cotas do PIS, podendo ser sacado posteriormente. Trabalhadores cadastrados há pelo menos cinco anos, com rendimento de em média dois salários mínimos e com registro na carteira de trabalho há 30 dias corridos têm o direito de sacar o dinheiro numa das agências da Caixa Econômica Federal. Mas, para isso, é preciso saber qual é o seu número do programa. Entenda neste artigo do umCOMO como consultar PIS pelo CPF.

Também lhe pode interessar: Como consultar a tabela do PIS

Consultar número do PIS pelo CPF 2018

Consultar PIS pelo CPF é bem simples. Observe cuidadosamente o passo a passo que segue:

  1. Acesse o portal Meu INSS do Governo Federal;
  2. Dê dois cliques no botão "Entrar";
  3. Um formulário irá se abrir. Preencha os dados solicitados (CPF e senha) caso já esteja cadastrado. Se a afirmação anterior for negativa, clique em "cadastre-se" e informe CPF, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Uma senha será gerada para você acessar o portal Meu INSS. Informe-a quando solicitado.
  4. Após o login no site, no canto superior direito estarão alguns de seus dados pessoais e também seu número do PIS. Pronto! Você conseguiu consultar seu número do PIS 2018 pelo CPF.

Fo útil? Não deixe de conferir nosso artigo como consultar o FGTS através do CPF.

Como consultar PIS pelo CPF - Consultar número do PIS pelo CPF 2018

Como consultar o saldo do PIS pelo CPF

Para consultar o saldo do PIS pelo CPF, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, clicar em "consulte seu saldo" no campo superior direito, informar seu CPF (ou o número do PIS/NIS/PASESP), data de nascimento e se é ou não aposentado. Dessa forma, você fica sabendo quanto tem para receber diretamente do conforto de sua própria casa.

Para mais informações sobre esse assunto, confira nosso artigo como receber o PIS.

Como consultar PIS pelo CPF - Como consultar o saldo do PIS pelo CPF

Consultar PIS pelo telefone

Consultar cotas do PIS pelo telefone é bem fácil: no seu telefone celular, faça download do aplicativo "Caixa Trabalhador" (disponível apenas para os sistemas Android e iOS), clique em "Informações cotas do PIS", informe seu CPF, data de nascimento e a senha do portal Meu INSS. Caso não tenha a senha, você pode se cadastrar na hora.

Após fazer o login, você terá acesso a todos os dados PIS no seu telefone. Não deixe de também conferir como consultar o seguro desemprego pelo celular.

Atenção: não é possível consultar PIS pelo CPF no Ministério do Trabalho. Esse órgão é responsável apenas pelo abono salarial que você pode receber a partir do PIS. Use sempre o app Caixa Trabalhador ou o site Meu INSS. Também não há como consultar PIS pelo CPF no DataPrev.

Consulta Pasep

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um programa administrado pelo Banco do Brasil. Seu funcionamento é basicamente o mesmo que o do PIS, mas esse último é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o PASEP é exclusivo dos servidores públicos.

Funcionários de qualquer um dos entes da federação (União, estados e municípios) - em regime civil ou militar - podem fazer parte do fundo PASEP. Os critérios para ter direito ao saque são:

  • Ter cadastro no PASEP há no mínimo cinco anos;
  • Ter uma média salarial de dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias corridos com a média salarial citada acima.

Se você preenche os requisitos acima, já pode ter direito ao benefício. Mas como saber qual valor disponível para saque, isto é, como saber sua cota do PASEP? Siga as nossas instruções para sanar essa dúvida o mais rápido possível:

  1. Acesso o site do Banco do Brasil;
  2. Clique em "consulte sua cota do PASEP";
  3. Informe seu número PASEP - ele também fica registrado na sua carteira de trabalho. Você a perdeu? Veja o que fazer se perder a carteira de trabalho;
  4. Se não tiver número PASEP, tudo bem: você pode informar seu CPF e data de nascimento.
  5. Clique em "confirmar" e pronto: você já tem acesso a sua cota PASEP.

Dica: você irá encontrar outras informações úteis sobre o tema em nosso artigo sobre como saber se tenho FGTS inativo. Dê valor aos seus direitos e ao seu dinheiro - fique sempre atento às notícias para saber se está na hora ou não de sacar seus benefícios trabalhistas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar PIS pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como consultar PIS pelo CPF

2 comentários
jose maria moraes dos santos neto
como posso saber o numero do meu pasep
MARIA LUCIMAR DA SILVA LIMA
saber numero do pis

Como consultar PIS pelo CPF
Fonte: brasil.gov.br
1 de 3
Como consultar PIS pelo CPF

Voltar ao topo da página