menu
Partilhar

Como descobrir PIS pelo CPF

 
Por Maria Antônia Rocha. 11 fevereiro 2022
Como descobrir PIS pelo CPF
Imagem: Reprodução/Escola Educação

Saber como descobrir PIS pelo CPF pode ser de grande ajuda para as pessoas que ainda não sabem ou esqueceram o número desse documento. Essencial para funcionários de empresas privadas que precisam receber benefícios trabalhistas, o PIS pode ser localizado na primeira página da carteira de trabalho física ou no app da carteira de trabalho digital.

Mas se por algum motivo o número do documento não constar em nenhuma das duas, existem outras formas de consultá-lo através do CPF. No artigo do umCOMO de hoje vamos te ensinar algumas maneiras de descobrir o número do PIS. É só continuar lendo para descobrir!

Também lhe pode interessar: Como descobrir endereço pelo CPF

O que é PIS e para que serve

Antes de descobrir como consultar PIS pelo CPF, você sabe o que exatamente é esse número e para que ele serve? De acordo com a Caixa Econômica Federal[1], o PIS é muito mais do que apenas um número que consta na Carteira de Trabalho. O Programa de Integração Social foi criado através da Lei Complementar n° 7/1970 com o objetivo de oferecer uma série de benefícios para o empregado da iniciativa privada.

Através do programa, a empresa privada faz uma série de contribuições tributárias que funcionam para subsidiar o pagamento de benefícios trabalhistas, como o FGTS, o abono salarial, o seguro-desemprego e a participação no lucro das organizações.

O empregado que trabalha sob o regime CLT é cadastrado automaticamente no programa quando é admitido em seu primeiro emprego, já que a empresa precisa cadastrá-lo através do DCN - Documento de Cadastramento do NIS (Número de Identificação Social). A partir de então, o empregado passa a ser associado a um número de cadastro para identificá-lo junto à Previdência Social e ao Ministério do Trabalho.

Com o número do PIS em mãos, o trabalhador recebe um cartão através do qual poderá fazer saques dos seus benefícios em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Veja também: Como saber o órgão expedidor do RG

Como descobrir o número de PIS pelo CPF na CNIS

Como a responsabilidade de cadastrar o PIS é da primeira empresa que empregou o trabalhador, é comum que muitas pessoas não saibam de cabeça o número do documento. No entanto, é importante ter fácil acesso a esse código, já que ele é essencial para sacar benefícios trabalhistas e ser admitido em um novo emprego. Uma das formas mais fáceis de descobrir o PIS é consultá-lo no site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) através do CPF. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do CNIS e clique na opção "Cidadão"
  2. Clique em "Inscrição" no canto superior esquerdo da tela
  3. Clique em "Filiado", opção que aparecerá na tela após o clique em Inscrição
  4. Preencha seus dados pessoais como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do CPF
  5. Após o preenchimento, clique em Continuar
  6. O site mostrará a seguinte mensagem: "Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu Número de Identificação - NIT - para efetuar recolhimentos", seguida do número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Esse é o número do seu PIS.

Como descobrir o número de PIS na CTPS

Para quem tem a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em mãos por via física, é possível encontrar o número do PIS registrado lá. Ele pode estar escrito no topo da primeira folha do documento, aquela em que estão a foto e outras informações pessoais do trabalhador. Alternativamente, ele também pode estar escrito na parte de "Anotações Gerais" ou ter sido emitido em um cartão da Caixa à parte do documento, chamado de Cartão do Cidadão. Se tiver esse cartão em casa, é possível conferir o PIS por ele.

Se você não conseguir encontrar o número na carteira de trabalho antiga, uma alternativa é consultar o app Carteira de Trabalho Digital. Siga os passos a seguir:

  1. Faça o download do app Carteira de Trabalho Digital na loja de aplicativos do seu celular. Ele está disponível gratuitamente para Android e iOS.
  2. Depois de baixar o app, abra-o e clique em "Entrar"
  3. Faça o login com sua conta gov.br usando o seu CPF ou crie uma nova conta caso ainda não tenha cadastro
  4. Ao acessar o app, clique em "Contratos" e busque seu contrato de trabalho mais recente
  5. Quando encontrar o contrato atual, clique no botão "+" para visualizar todos os detalhes, inclusive o número PIS

Como descobrir PIS pelo CPF no app da Caixa

Usar o aplicativo da Caixa Econômica, chamado de Caixa Trabalhador, também é uma boa forma de descobrir o número do PIS pelo CPF. Para isso, basta fazer o download gratuitamente pela loja de aplicativos do seu celular: Play Store para Android ou App Store para iOS. A seguir, basta:

  1. Abrir o app e clicar em "Acessar"
  2. Fazer login na sua conta gov.br a partir do CPF. Caso não tenha uma conta, faça o cadastro do zero
  3. Se ainda não tiver conta e precisar fazer um cadastro, é preciso ativar a conta através de um link enviado para o seu e-mail. Saia do app, clique no link recebido por e-mail e depois volte ao app para fazer o login novamente
  4. Abra o menu no canto superior esquerdo do app. Ele está sinalizado por um símbolo de três linhas horizontais empilhadas
  5. Busque a opção "Meu NIS" e clique nela. Pronto! Você terá acesso ao seu número PIS, já que PIS e NIS são a mesma coisa

Neste app você também consegue conferir se tem direito ao abono salarial e consultar o calendário de pagamentos do benefício.

Como descobrir PIS pelo CPF no portal Meu INSS

Outra forma de consultar seu PIS pela internet é através do portal Meu INSS. Além de ser útil para a consulta ao número de identificação, no portal você também pode acessar outros serviços como simular aposentadoria, dar entrada em benefícios previdenciários, consultar extrato de pagamentos, entre outros. Você pode acessar o portal pelo site ou pelo app. Confira a seguir como descobrir o número de PIS por essa via:

  1. Acesse o site ou app Meu INSS
  2. Clique em "Entrar com gov.br" e faça o login com o CPF. Se não tiver uma conta, faça o cadastro do zero usando também o número do CPF
  3. Depois de acessar o portal, clique em "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo
  4. A página exibirá seus dados cadastrais, inclusive o número do PIS

Gostou do nosso conteúdo sobre como descobrir PIS pelo CPF? Você também pode se interessar por: Como tirar a Carteira de Trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir PIS pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. PIS. Disponível em: <https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx> Acesso em: 01 de fevereiro de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como descobrir PIS pelo CPF
Imagem: Reprodução/Escola Educação
Como descobrir PIS pelo CPF

Voltar ao topo da página