Partilhar

Como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral

Por Ana Ferraz. Atualizado: 22 outubro 2019

Todos os anos milhares de pessoas desaparecem no Brasil. Esses desaparecimentos podem ser fruto de uma perda de contato com familiares e amigos ou motivos mais graves, como sequestros e outros atos de violência. Seja qual for a razão, hoje em dia existem várias maneiras de procurar pessoas desaparecidas, utilizando sites e redes sociais ou através do cartório eleitoral, modo ainda não muito conhecido ou divulgado. Por isso, esse artigo do umCOMO responderá como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral além de também oferecer informações sobre como achar uma pessoa pelo nome e como achar uma pessoa pela foto.

Também lhe pode interessar: Como procurar parentes que não conheço

Quando procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral

Muitas pessoas não sabem, mas é possível procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral utilizando apenas algumas informações pessoais de quem você quer encontrar. Esse modo de busca pode ser o mais fácil, rápido e eficiente em muitos casos.

Procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral pode ser um método utilizado para quem deseja buscar alguém que não pode ser encontrado por razões pessoais, como ter se mudado de cidade ou estado e não ter avisado amigos e familiares ou apenas ter perdido contato com os mesmos.

em casos de desaparecimentos repentinos e sem motivos aparentes, que podem estar relacionados com crimes e atos de violência, deve-se sempre procurar a Polícia Civil. Na delegacia mais próxima, você deve fazer um boletim de ocorrência do desaparecimento e esperar pela investigação.

Outra observação importante é que, como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral se realiza com o número do título de eleitor de quem se quer encontrar, o indivíduo buscado tem que ter o documento.

Assim, pessoas com menos de 18 anos ou que estiverem em situação irregular com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por algum motivo não podem ser encontradas desta maneira.

Documentos para procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral

Depois de garantir que a busca pode ser realizada através do cartório eleitoral, é necessário saber se as informações necessárias para o processo são de seu conhecimento.

Para buscar pelo desaparecido online é preciso saber nome completo da pessoa ou o número do seu título de eleitor, sua data de nascimento e o nome completo da sua mãe.

Se você não tiver esses dados a busca será um pouco mais complicada. O modo para isso é comparecer a um Cartório Eleitoral pessoalmente para obter as informações que forem necessárias.

No entanto, no Brasil os dados pessoais de todos os eleitores são sigilosos e só podem ser divulgados para o próprio indivíduo quando este apresentar um documento de identidade com foto, como a carteira de identidade (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Trabalho.

Por isso, se você estiver procurando uma pessoa desaparecida, mas não tiver os dados suficientes para tal, a busca deverá ser feita por meio de uma ordem judicial.

Saiba também: Quais os documentos necessários para tirar o título de eleitor

Assim como já mencionado anteriormente, o modo mais simples de procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral é através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral através do site do TSE

Para buscar por uma pessoa desaparecida online primeiro entre no site do TSE e clique na aba "Eleitor e eleições" no canto superior esquerdo da tela. Depois disso entre em "Serviços ao eleitor", clique em "Título de eleitor" e depois finalmente em "Título e local de votação".

Após esses passos é só preencher o nome ou número do título de eleitor da pessoa que você quer buscar, sua data de nascimento e o nome da mãe do desaparecido, clicar na caixa que diz "não sou um robô" e finalmente em consultar.

Feito tudo isso a tela te indicará o domicílio eleitoral de quem que você estiver procurando, com sua zona eleitoral, seção e endereço. Com esses novos dados é possível ao menos saber em que estado e cidade a pessoa mora, o que facilitará bastante o resto da sua busca [1].

Como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral por meio de ordem judicial

Como já dito na seção anterior, se você não tiver as informações suficientes para procurar pelo site do TSE conseguir os dados sobre o domicílio eleitoral da pessoa ainda é possível mesmo que um pouco mais demorado.

No Brasil, a Resolução nº 21.538/03 proíbe que todas as informações presentes no cadastro eleitoral, como nome, data de nascimento, telefone, endereço, filiação, fotografia, biometria, escolaridade e profissão, sejam reveladas para qualquer um.

Além do próprio eleitor que quiser ter acesso a esses dados, sua divulgação pode ser solicitada apenas pelo Ministério Público, por entidades do TSE ou por uma autoridade judicial, no caso um juiz eleitoral [2].

Apresentado o pedido cabe ao magistrado julgar se há motivo o suficiente para tornar públicos os dados da pessoa e emitir a ordem judicial.

Veja também: Como assinar representando outra pessoa

Como achar uma pessoa pelo nome

Já perguntas de "como encontrar pessoas que não conheço" ou "como procuro parentes que não conheço" podem ser melhor respondidas através de buscas no Google ou em redes sociais, principalmente Facebook, e não pelo cartório eleitoral.

Basta buscar o nome completo da pessoa junto com todas as informações que souber sobre ela, como o nome da cidade ou do estado onde ela talvez possa ser encontrada, sua data de nascimento, sua formação acadêmica (como o nome do colégio ou faculdade que frequentou) e até nomes de familiares, parentes ou amigos próximos.

Já outra pergunta muito realizada é como achar uma pessoa pela foto. E a maneira mais fácil para isso também é usando o Google.

Para isso você só precisa abrir uma aba de imagens do buscador e arrastar a foto que você quiser para a página. Em seguida, o Google mostrará todos os resultados parecidos com a imagem apresentada. Assim você poderá descobrir, por exemplo, o nome da pessoa que você está procurando pelas suas páginas em redes sociais.

Também pode lhe ser útil: Como saber se uma pessoa morreu pela internet

Como procurar alguém por meio de site especializado em encontrar pessoas

No entanto, para casos mais sérios, depois de ir a uma delegacia e realizar um boletim de ocorrência do desaparecimento, dando assim início à investigação, também se pode criar cadastros online para quem estiver desaparecido.

Atualmente, existem vários sites que são especializados no assunto. A maioria deles funciona apenas como uma plataforma para divulgar essas "fichas pessoais" na internet e não têm funções mais concretas, mas mesmo assim podem ser de grande ajuda. Alguns sites que têm esse objetivo são:

Leia também: Como saber se uma pessoa tem passagem pela polícia pela internet

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. Tribunal Superior Eleitoral. Título e local de votação - consulta por nome. Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome. Acessado em 20 de fevereiro de 2019.
  2. Eleições 2018. É possível localizar alguém pelo Título de Eleitor? Disponível em: https://www.eleicoes2018.com/e-possivel-localizar-alguem-pelo-titulo-eleitoral/. Acessado em 20 de fevereiro de 2019.

Escrever comentário sobre Como procurar pessoas desaparecidas pelo cartório eleitoral

37 comentários
A sua avaliação:
maria Helena
Estou procurando meu irmão Getulio oliveira alves tem 10 anos que não tenho noticias,e também procuro por Ataide Domingos da Silva o pai das minhas filhas não temos noticias 20anos
A sua avaliação:
Elias
Quero achar minha irma que nunca vi na vida o nome dela é Sheila carvalho, o sobrenome da da mae dela é : Graça , e o do nosso pai se chamava : Cleomar Elias Carvalho que morreu jovem , me deixou com 3 anos e ela com 6 meses
E ai ela foi embora com a mãe dela é nunca tive a oportunidade de conhece-la
Se alguém tiver uma informação dela ligue para min :xxxxxxxxxx
No tempo que tive notícias dela , ela morava em Araguaína Tocantins essa é a única informação que tenho .
A sua avaliação:
Nilson Pereira dos santos
Sem noticias
A sua avaliação:
Wanderson Pereira dos Santos
Estou procurando João dias dos Santos ano do nascimento dele e mais ou menos no ano 1940.
Nome da mãe Francisca dias dos Santos
Nome do pai Porfírio da Silva dos Santos
A sua avaliação:
Priscila muniz dos Santos viana
Preciso acha Minh a irmã que foi dada c 8 anos s3m minha mãe querer ela foi adotada no sarará alguém nos ajuda hoje minha mãe ta acamada e disse q a última coisa e encontrar a filha doada ..
A sua avaliação:
Cleudia Izaias Mendes
Procuro meu Pai eu não conheço, mas informação que tenho dele é o nome Nezionil Izaias MENDES filho de Luís Izaias MENDES e Dona Maria Geraldo Mendes no meu registro consta que sou registrada em Aparecida do Leste que é município de Poxoreo MT Cuiabá e no meu registro consta como testemunha Maria de Fátima Rodrigues. Quem tiver informação.
A sua avaliação:
Doralice Dos Santos Rodrigues De Lima
Estou procurando por minha Tia Abigail batista Rodrigues mais o esposo dela Damião Pereira Lima, ela é filha de João Batista Rodrigues e Aparecida Ramos Salles ela mora em São Carlos do Ivaí, faz mais de 40 anos que não temos notícias dela, Meu Pai se chama Lazaro Batista Rodrigues, meu tios irmãos dela é João Rodrigues filho, Olavo Batista Rodrigues, Fátima Batista Rodrigues.
A sua avaliação:
Doralice Dos Santos Rodrigues De Lima
Estou a procura de Abigail Batista Rodrigues, filha de João Batista Rodrigues e Aparecida Ramos Salles, sou sobrinha dela, meu Pai se chama Lazaro Batista Rodrigues
A sua avaliação:
GERUSA BIZERRA DA SILVA
Bom dia tudo bem com vocês eu agradeço se você puder me ajudar procuro pelo meu ex sogro o nome dele é Benedito Coelho da Costa do mato grosso do Sul sumiu no Rio Verde trabalha como garimpo desapareceu já tem 47 anos qualquer informação de vocês não lhe voltou em todos vocês puderem me ajudar eu agradeço obrigada fico nós na espera alguma notícia
A sua avaliação:
GERUSA BIZERRA DA SILVA
Boa tarde eu sou ex mora do senhor Benedito Coelho da Costa eu procuro ele tá desaparecido há 47 anos desaparecido desapareceu no mato grosso de que Rio Verde trabalhava como garimpo se puder me informar o paradeiro dele eu agradeço tenha um bom dia

Voltar ao topo da página