Partilhar

Como assinar representando outra pessoa

Como assinar representando outra pessoa
Imagem: feldmannebotelho.com.br

No mundo empresarial é comum ter que assinar um documento em nome de um superior ou de outra pessoa. Para fazê-lo correta e legalmente não se pode copiar a assinatura da pessoa, mas sim cumprir uma série de requisitos e autorizações. Em umComo.com.br explicamos-lhe todos os detalhes para que você saiba como assinar representando outra pessoa.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, o mais importante é que a pessoa lhe conceda a procuração, que serve como documento legal que atesta a capacidade de assinar em seu nome. Para obtê-la, é necessário que esta pessoa assine o documento correspondente, que deve estar autorizado por um tabelião público, advogado ou notário.

2

Uma vez que você tenha a procuração, já pode assinar em nome da outra pessoa, ainda que deva escrever sempre per procurationem (p.p.) antes da sua assinatura.

3

Além das indicações anteriores, para que a carta seja correta e legal, você precisa escrever perto de sua assinatura, "em representação de:" seguido do nome da pessoa pela qual você está validando o documento. Muitas vezes o modelo usado para redigir já inclui esta premissa.

4

Por último, a depender do documento que você tenha que assinar, será necessário escrever "apoderado" ao lado do seu nome. Como no caso anterior, muitas vezes o próprio modelo de documento já inclui este requisito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como assinar representando outra pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como assinar representando outra pessoa

4 comentários
andrea
para autenticar um contrato de aluguel é preciso apresentar procuração , ou a assinatura com a indicação P.P já é suficiente ?
Adão
Olá Andrea.
De início é necessário dizer que o "p.p." quer dizer: por procuração.
Sendo assim, se a pessoa colocar p.p. na frente da assinatura, ela está afirmando que ela tem procuração para assinar em nome da outra pessoa.
Caso ela não tenha procuração e colocar o "p.p." estará faltando com a verdade.
Antonio Raimundo de Freitas Santos
Pode uma pessoa assinar no mesmo documento por 3 ou 4, pessoas através de instrumentos publico de procuração?
Andréa
Como meu esposo trabalha fora, precisamos de um documento para ele assinar para que eu possa comparecer nas Assembleias e Votações no Condomínio onde nós moramos. Não sei como fazer. Desde já agradeço muito, Um grande abraço!
Rafaela
Por exemplo, e como secretaria de um sindico posso assinar um documento com o nome dele tendo uma procuração? Ou tenho que assinar o meu nome.?
Raphael
Você assina com o seu próprio nome. A assinatura é uma comprovação de qual pessoa está ciente e concorda com o que está sendo lido. Ao assinar com o nome de outra pessoa, mesmo tendo procuração, se encaixaria em falsidade ideológica.

Como assinar representando outra pessoa
Imagem: feldmannebotelho.com.br
Como assinar representando outra pessoa

Voltar ao topo da página