Como entrar no Bope
Depois do filme Tropa de Elite, o Bope passou a ser muito bem reconhecido pelas pessoas, o filme é lembrado até hoje pelos que assistiram. Isso é bom, pois o filme serviu para aumentar o número de inscritos com interesse em participar do Bope, mas será que todos os inscritos irão permanecer no cargo assumido? Ou vão "pedir para sair"? Se você deseja fazer parte do Bope, prossiga com esta leitura! Deseja saber como entrar no Bope? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar!
O que é o Bope?
O Bope, cujas siglas significam: Batalhão de Operações Especiais, consiste em uma tropa de elite especializada da polícia, os participantes deste batalhão recebem um treinamento rigoroso para que possam atuar em combate a diversas situações críticas e em resgate de reféns. O Bope está presente em apenas alguns estados do nosso país.
O Bope do Rio de Janeiro foi criado no ano de 1978, os mandamentos principais do Bope localizado neste estado brasileiro são: agressividade controlada, capacidade de controle emocional, disciplina realizada de forma consciente, flexibilidade, honestidade, iniciativa, lealdade, liderança dentre outros.
Para fazer parte do Bope carioca, é preciso ser um policial concursado especificamente no Estado do Rio de Janeiro, sendo assim, você pode se candidatar voluntariamente para participar de um dos cursos oferecidos pelo Bope. Para participar dos cursos você deverá acompanhar todas as publicações das Normas Reguladoras e do Calendário Anual dos Cursos, estas publicações são realizadas por meio do Boletim Ostensivo da PMRJ, pela Diretoria de Ensino e Instituição, e são disponibilizados, na maioria das vezes, no início de cada ano.
Confira conosco em umComo.com.br quais os requisitos necessários para entrar no Bope.
Requisitos necessários para entrar no Bope
Antes de se inscrever para se tornar um membro do Bope, verifique se você preenche os seguintes requisitos necessários:
- Você deve ter mais de 18 anos;
- Ser solteiro;
- Ter cursado ensino médio completo;
- Ter no mínimo dois anos de atuação na polícia militar.
Para ingressar no batalhão do Bope há dois tipos de curso, cada curso é voltado para que o ingressante possa participar em uma divisão do batalhão, os cursos são:
- Curso de ações táticas: este curso possui a duração de dois meses, nele os ingressantes aprenderão a realizar o resgate de reféns. Os policiais que participam desse treinamento participarão contra o terrorismo realizado nos Jogos Pan-Americanos;
- Curso de operações especiais: ele dura cerca de três a cinco meses, neste curso o policial receberá treinamento acerca de intervenções especiais em áreas que se encontram em conflito, poderá então participar de momentos críticos semelhantes aos que acontecem nas favelas do Complexo do Alemão.
Agora conheça conosco em umComo.com.br um pouco mais sobre o funcionamento do serviço dos soldados do Bope.
Horário de trabalho e salário dos soldados que fazem parte do Bope
Os soldados do batalhão do Bope trabalham em turnos de 24 horas seguidas, e depois disso folgam 72 horas. Eles têm que driblar o sono para atender a todas as ocorrências necessárias durante o turno de trabalho.
E, no meio de tanto risco que eles correm devem ganhar bem não é mesmo? Bom, os soldados do batalhão ganham cerca de R$1.200,00 e os tenentes R$2.500,00. Coloque estes valores na ponta do lápis e avalie se compensa e, se realmente deve se inscrever para participar do Bope.
Desde já, nós em umComo.com.br te desejamos boa sorte!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entrar no Bope, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.
Conselhos
- Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!