Como assinar representando outra pessoa

Como assinar representando outra pessoa
Imagem: feldmannebotelho.com.br

No mundo empresarial é comum ter que assinar um documento em nome de um superior ou de outra pessoa. Para assinar por outra pessoa correta e legalmente não se pode copiar a assinatura da pessoa, mas sim cumprir uma série de requisitos e autorizações. Afinal, falsificar assinatura é crime. Neste post do umCOMO explicamos todos os detalhes para que você saiba como assinar representando outra pessoa.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, antes de assinar por outra pessoa, o mais importante é que a pessoa lhe conceda a procuração, que serve como documento legal que atesta a capacidade de assinar em seu nome. Para obtê-la, é necessário que esta pessoa assine o documento correspondente, que deve estar autorizado por um tabelião público, advogado ou notário.

2

Uma dúvida comum é querer saber o que significa p/ na assinatura quando se vai assinar documento por outra pessoa. Uma vez que você tenha a procuração, já pode assinar em nome da outra pessoa, ainda que deva escrever sempre por procuração (p.p.) antes da sua assinatura.

3

Além das indicações anteriores, para que a carta seja correta e legal, você precisa escrever perto de sua assinatura, "em representação de:" seguido do nome da pessoa pela qual você está validando o documento. Muitas vezes o modelo usado para redigir já inclui esta premissa para assinar por outra pessoa.

4

Por último, a depender do documento que você tenha que assinar, será necessário escrever "apoderado" ao lado do seu nome. Como no caso anterior, muitas vezes o próprio modelo de documento já inclui este requisito.

Veja também: Como assinar uma carta em nome de outra pessoa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como assinar representando outra pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.