Partilhar

Como procurar parentes que não conheço

Como procurar parentes que não conheço

Por diversas razões (como brigas, mudanças de cidade, etc), muitas vezes membros de uma mesma família acabam perdendo contato ao longo do tempo. Há quem diga que a família é o berço de tudo, ou seja, é importante conhecer até seus parentes mais distantes para obter mais autoconhecimento. Seja quais forem suas razões para procurar por parentes desaparecidos ou que você simplesmente não conhece, trata-se de uma busca muito nobre e justa. Por isso, neste artigo do umCOMO iremos te ajudar a saber como procurar parentes que não conheço. Confira nossas dicas e recomendações no texto a seguir!

Procuro parentes que não conheço: como encontrar parentes distantes pelo sobrenome

O sobrenome é o nome da família, aquele que indica a qual família você pertence. No Brasil, usa-se em geral o sobrenome da mãe e depois o sobrenome do pai no registro civil (ex.: Maria Silva Borges - Silva é o sobrenome da linha materna, Borges o sobrenome da linha paterna).

Você pode encontrar parentes distantes pelo sobrenome através de grupos no Facebook, por exemplo. Procure por grupos com o nome Família + seu sobrenome. Por exemplo, se você deseja pelo nome da mãe, utilize seu sobrenome de linha materna. Dando uma breve descrição sua (como quem são seus avós, de que cidade vieram, onde você mora, etc) é possível que você encontre parentes que não conhece.

Como encontrar membros da família? Outras opções são usar sites para esse fim. Algumas possibilidades são:

  • FamilySearch: essa organização sem fins lucrativos possui uma base com milhões de dados que podem lhe ajudar a encontrar parentes distantes pelo sobrenome - basta fornecer algumas informações e a busca já se inicia.
  • Ancestry: apesar de ser pago e apenas disponível em inglês, o Ancestry é uma ferramenta muito útil para procurar por parentes. Basta inserir algumas informações que o site já inicia a busca na base de dados, dando pistas sobre o seu passado e sua ancestralidade. É uma boa opção para procurar pessoas desaparecidas há mais de 50 anos.
  • Projeto Imigrantes: se sua família é de origem italiana e tem passagem pelo estado do Espírito Santo, o Projeto Imigrantes(criado pelo arquivo público do estado) é a melhor opção para obter mais dados sobre seus parentes distantes. Basta inserir seu sobrenome que o site irá lhe informar em que navio seus antepassados desembarcaram, quando chegaram ao Brasil, etc.

Confira também nosso artigo como procurar pessoas desaparecidas pelo Cartório Eleitoral para mais informações.

Como localizar pessoas

Diversas organizações e até a própria Polícia Civil do seu estado podem lhe ajudar a localizar pessoas, inclusive a encontrar parentes pelo nome completo.

Polícia Civil

Acesse o site da Polícia Civil do seu estado e veja como fazer a denúncia de que alguém está desaparecido. É possível até mesmo fazer cadastro de desaparecidos online.

Como encontrar alguém - outras organizações

  • Desaparecidos do Brasil: este projeto permite que você visualize diversas pessoas que estão desaparecidas e também que cadastre algum membro desaparecido de sua família. Muitas famílias se reencontram devido a esta iniciativa!
  • Goodangels: esta organização busca promover o reencontro entre parentes que não se veem há muito tempo. No site, é possível cadastrar seu caso e iniciar a busca pela pessoa por quem você procura. Boa sorte nessa jornada!

Infelizmente, devido ao tempo, algumas pessoas já podem ter falecido antes de nossa busca ser concluída. Veja como saber se uma pessoa morreu pela internet.

Como encontrar uma pessoa: programas de televisão

A procura de família biológica e procurar pessoas pelo nome e cidade pode ser um tanto quanto difícil sem auxílio de uma equipe especializada. Felizmente, alguns programas de televisão brasileiros têm quadros voltados à reunião de parentes e de famílias que se afastaram. Veja a seguir:

  • Domingo Legal - Encontros: exibido aos domingos, esse quadro exibido no SBT busca promover o reencontro entre famílias. Basta cadastrar sua história no site e aguardar ser selecionado pela produção do programa.
  • Eliana - Reencontro: exibido também aos domingos no SBT, este quadro do Programa da Eliana busca reunir famílias. O procedimento é semelhante ao do Encontros, no Domingo Legal. Emocionante!
  • Programa do Ratinho - Gente Procurando Gente: de segunda a sexta, no SBT, Ratinho e sua equipe ajudam a reunir famílias que estavam separadas. Inscreva sua história no site e torça para ser selecionado pela equipe do programa!

Veja também: Como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como procurar parentes que não conheço, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como procurar parentes que não conheço

114 comentários
A sua avaliação:
Joelma Simone Leandro dos Santos da Silva
Quero encontra o meu pai a mais de 40 anos que eu não o vejo o nome dele é Francisco Alves Gomes ele é de Minas Gerais e trabalhou no Rio de Janeiro em Cascadura no restaurante Luciano ele tem uma irmã que chama Maria das dores e tinha 6 filhos e perdeu uma filho atropelado quando era criança e depois disso a família se mudou pra Minas Gerais
A sua avaliação:
ROSANA DE JESUS NERI
Estou a procura da minha vó pra realizar o sonho da minha mãe faz mais de 40 anos que minha mãe não vê ela desde que ela saiu da Bahia minha vó se chama (Maria vitalina de jesus)
A sua avaliação:
Claudia Mendes Da Silva
EU sei que esses parentes moram na cidade de pilão arcado Bahia a mãe chama Lurdes, 1 filha Raquel, Fernando, Gercilene o pai chama Gerson Mendes de Souza
A sua avaliação:
SILVANA SANTOS SILVA
Meu.e irmão que não sei ande está o nome de e Ailton Santos silva filho fe Ailton Santos silva filho de Valdeci Pinto Santos
A sua avaliação:
Rosana da Silva vitorino
Quero encontrar parentes do meu pai pois não conheço ninguém
A sua avaliação:
Kenia campos do nascimento
Tem como encontrar um irmão paterno pelo o nome dos avós e o do pai mesmo não sabendo o nome do irmão ?
A sua avaliação:
Benedito Lopes de Sousa
Quero saber onde se encontra minha família só a vi 2 vezes eu a registrei na cidade de santa luzia Maranhão o nome dela é Luciana só lembro do meu sobrenome no registro dela q é Sousa avi a última vez no povoado em q ela nasceu povoado faiza fronteira de Buriti cupu e santa luzia Maranhão a mãe dela eu só conhecia por Maria e a avó pô lelé
A sua avaliação:
Elisabeth Sanches
Procuro primos da parte do meu pai José Maria Sanches, filho de João Sanches da Cruz. Meus bisavós: Michel Sanches da Cruz e Laura Franco de Camargo. Tias avós:: Isaura, Filomena, Francisca, Maria Aparecida, Josefina. Cidades de origem e moradias Leme, Araras, São Carlos, Catanduva, SP
A sua avaliação:
Marcos Antônio vitorino dos santos
queria saber si eu tenho irmãos por parte Carlos Antônio vitorino dos santos e de campina grande
Rosana da Silva vitorino
vc é de onde
A sua avaliação:
Anderson Carlos de Oliveira
Procuro pelo meu pai eu não conhecia nome dele é Rogério Rodrigues dos Santos ele teve um filho com MARTA ARRUDA DE OLIVEIRA em 1979 ilha do governador Morro do Inp ec bancários

Como procurar parentes que não conheço
Como procurar parentes que não conheço

Voltar ao topo da página