menu
Partilhar

Como procurar parentes que não conheço

Como procurar parentes que não conheço

Por diversas razões (como brigas, mudanças de cidade, etc), muitas vezes membros de uma mesma família acabam perdendo contato ao longo do tempo. Há quem diga que a família é o berço de tudo, ou seja, é importante conhecer até seus parentes mais distantes para obter mais autoconhecimento. Seja quais forem suas razões para procurar por parentes desaparecidos ou que você simplesmente não conhece, trata-se de uma busca muito nobre e justa. Por isso, neste artigo do umCOMO iremos te ajudar a saber como procurar parentes que não conheço. Confira nossas dicas e recomendações no texto a seguir!

Procuro parentes que não conheço: como encontrar parentes distantes pelo sobrenome

O sobrenome é o nome da família, aquele que indica a qual família você pertence. No Brasil, usa-se em geral o sobrenome da mãe e depois o sobrenome do pai no registro civil (ex.: Maria Silva Borges - Silva é o sobrenome da linha materna, Borges o sobrenome da linha paterna).

Você pode encontrar parentes distantes pelo sobrenome através de grupos no Facebook, por exemplo. Procure por grupos com o nome Família + seu sobrenome. Por exemplo, se você deseja pelo nome da mãe, utilize seu sobrenome de linha materna. Dando uma breve descrição sua (como quem são seus avós, de que cidade vieram, onde você mora, etc) é possível que você encontre parentes que não conhece.

Como encontrar membros da família? Outras opções são usar sites para esse fim. Algumas possibilidades são:

  • FamilySearch: essa organização sem fins lucrativos possui uma base com milhões de dados que podem lhe ajudar a encontrar parentes distantes pelo sobrenome - basta fornecer algumas informações e a busca já se inicia.
  • Ancestry: apesar de ser pago e apenas disponível em inglês, o Ancestry é uma ferramenta muito útil para procurar por parentes. Basta inserir algumas informações que o site já inicia a busca na base de dados, dando pistas sobre o seu passado e sua ancestralidade. É uma boa opção para procurar pessoas desaparecidas há mais de 50 anos.
  • Projeto Imigrantes: se sua família é de origem italiana e tem passagem pelo estado do Espírito Santo, o Projeto Imigrantes(criado pelo arquivo público do estado) é a melhor opção para obter mais dados sobre seus parentes distantes. Basta inserir seu sobrenome que o site irá lhe informar em que navio seus antepassados desembarcaram, quando chegaram ao Brasil, etc.

Confira também nosso artigo como procurar pessoas desaparecidas pelo Cartório Eleitoral para mais informações.

Como localizar pessoas

Diversas organizações e até a própria Polícia Civil do seu estado podem lhe ajudar a localizar pessoas, inclusive a encontrar parentes pelo nome completo.

Polícia Civil

Acesse o site da Polícia Civil do seu estado e veja como fazer a denúncia de que alguém está desaparecido. É possível até mesmo fazer cadastro de desaparecidos online.

Como encontrar alguém - outras organizações

  • Desaparecidos do Brasil: este projeto permite que você visualize diversas pessoas que estão desaparecidas e também que cadastre algum membro desaparecido de sua família. Muitas famílias se reencontram devido a esta iniciativa!
  • Goodangels: esta organização busca promover o reencontro entre parentes que não se veem há muito tempo. No site, é possível cadastrar seu caso e iniciar a busca pela pessoa por quem você procura. Boa sorte nessa jornada!

Infelizmente, devido ao tempo, algumas pessoas já podem ter falecido antes de nossa busca ser concluída. Veja como saber se uma pessoa morreu pela internet.

Como encontrar uma pessoa: programas de televisão

A procura de família biológica e procurar pessoas pelo nome e cidade pode ser um tanto quanto difícil sem auxílio de uma equipe especializada. Felizmente, alguns programas de televisão brasileiros têm quadros voltados à reunião de parentes e de famílias que se afastaram. Veja a seguir:

  • Domingo Legal - Encontros: exibido aos domingos, esse quadro exibido no SBT busca promover o reencontro entre famílias. Basta cadastrar sua história no site e aguardar ser selecionado pela produção do programa.
  • Eliana - Reencontro: exibido também aos domingos no SBT, este quadro do Programa da Eliana busca reunir famílias. O procedimento é semelhante ao do Encontros, no Domingo Legal. Emocionante!
  • Programa do Ratinho - Gente Procurando Gente: de segunda a sexta, no SBT, Ratinho e sua equipe ajudam a reunir famílias que estavam separadas. Inscreva sua história no site e torça para ser selecionado pela equipe do programa!

Veja também: Como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como procurar parentes que não conheço, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
233 comentários
A sua avaliação:
Suelen Coutinho Da silva
Eu queria encontra a minha vó nunca a conheci por parte de mãe o sonho da minha falecida mãe era encontra ela .hj ela não se encontra mais aqui então quero realizar sonho dela o nome da minha vó e Iraci Augusto dos Santos ela E de presidente Prudente queria muito ajuda de todos Obrg
A sua avaliação:
Ozenira Lucas Gonçalves
Procuro Minha prima que foi adotada a mais de 66 anos na cidade de Resolendor Minas Gerais.
A sua avaliação:
MICHAELE GRAISEL DOS SANTOS
Procuro pelo meu pai verdadeiro que se chama José Ubirajara Borges que é da cidade de Simões Filhos BA. Me ajuda a tirar esse sofrimento do meu coração sem saber nada dele
A sua avaliação:
REGINALDO ALVES LEMES
Procuro possíveis parentes. primos tios, sou filho de Zélia maria Luíza, neto de Elvira Candida Duarte e João Luiz acho que eles são de Tres Corações -MG. meu pai e Pedro Lemes sou de buriti Alegre GO. não conheci minha mãe e nenhum parente acho q tem um tio por nome de Natal. peco ajuda se alguem conhecer ou for meu parente por favor entre em contato. ficarei muito agradecido, tenho muita vontade de conhecer meus parentes maternos. pelo q eu saiba minha mãe e avos são falecidos pode que exista tios e primos.
A sua avaliação:
IOLANDA DUARTE FERREIRA ROCHA
Procuro p minha tia q nao conheco, minha mae falou q ela mora em maceió, tbm nao se sabe se ta la ainda.
O nome dela e cicera, sobrenome nao sei ao certo.
Flor da silva, ou maria da silva.
O nome da minha mae e maria madalena da silva.
E meus tios é edvaldo e valdeci.
A sua avaliação:
rosanaportugal95@gmail.com
Procuro minha mãe eu nasci 19/04/76 em em São Luís do Maranhão fui adotada por Francisca Portugal de Almeida de jesus meu nome e Rosana Portugal de jesus de Freitas tenho 45 anos
A sua avaliação:
Priscila Ribeiro
Procuro meu irmão gêmeos Pericles Da Silva Ribeiro no momento ele tá 35 anos, saiu pra comprar cigarro em 2006 no Bairro Engenho Velho de Brotas em Salvador Bahia e até hoje não voltou e não sabemos onde encontrá-lo

Minha mãe foi criada pela Freira Irmã Dulce, irmã Dulce disse que minha mãe foi encontrada num acidente de trem e que os Pais dela morreu no acidente, minha mãe tem olhos claros e não sabe de onde ela veio.
Meu desejo é realizar o sonho de minha mãe que é conhecer os parentes e encontrar o filho.
A sua avaliação:
Gleyson Sousa Pinto
Procuro por Raimundo Motta da silva ele é meu pai eu quero muito encontrar ele .a informação qui minha mãe mi falou qui ele mora em Codó Maranhão..minha mãe conheceu ele é teve um.caso ela engravidou depois ela não soube mas notícia dele.eu quero muito encontrar ele eu já tenho 29 anos eu quero muito conhecer meu pai.
A sua avaliação:
Maria dos anjos Barbosa da Silva
Quero saber se ela estar viva não tenho mais notícias dela ?
A sua avaliação:
Marília Fidelis Chagas
PREUCURO família da minha mãe JOANA Fidelis Chagas já FALECIDA, meu irmão:LUIZ Antonio rosa Fidelis Tia GLÓRIA rosa Fidelis FILHOS
Jorge Luiz, JOELMA minha vó materna FRACELINA rosa Fidelis (FALECIDA)
A sua avaliação:
Sebastião Calixto dos Santos
Gente procurou por meu pai que si chama Sebastião Calixto dos Santos filho de Maria Geraldina Calixto dos Santos adeus tem dois irmãos que si chama Gonçalo Calixto dos Santos e Luiz Calixto dos Santos os irmãos moram em Cuiabá .MT e é Pai de Daniel Kethelem Matheus e Ana Paula que moram em Brasília tem mas omenos uns 8 anos que perdi o contato com Sebastião Calixto dos Santos nome da sogra do Tião e Josefa Ferreira e tem t bem um cunhado que ele gostava muito irmão da Cida mãe dos seus filhos por nome de Moisés vou deixar meu sap aqui si alguém conhecer ou souber de alguma coisa a respeito do Sebastião Calixto dos Santos no chamem no zap por favor
A sua avaliação:
julia barbara da silva
Procuro por francisco Ismael dos santo morador a 10 anos atraz em cambui minas gerais mantia contato mas perdemos o contato ele é filho da Senhora Maria e SR: João ja falecidos tendo como irmãos Fatima e Sergio sou sua eis esposa tenho um filho com ele hoje 44 anos sendo que seu filho soube que seu pai tinha falecido não sei quem o infornou mas meu filho teve um abalo emocinal muito forte se encotra doente virou morador de rua e dependente quimico poriço procuro francisco conhecido como chico residia em cambui minas gerais perto de um matador de gado perto do bar da lurdes são só estas informação que tenho deis de ja agradeco sem mais julia barbara da silva
A sua avaliação:
Aneilson Xavier de Jesus
Eu procuro a família de Aneilda Maria Xavier o nome da mãe dela e Maria Pedro Xavier. A família dela e da cidade de entre rios Bahia e da cidade Palmeiras dos Índios do Estado de Alagoas Marceio. Pelo amor de Deus me ajudem
A sua avaliação:
Elisângela Barbosa Rocha de Lima
Procuro por Valdirene Barbosa da Silva erma de Arlete Barbosa da Silva filha de Irene Araujo dos Santos e de otilho Barbosa da Silva
A sua avaliação:
Elisângela Barbosa Rocha de Lima
Procuro por minha tia Valdirene Barbosa da Silva
A sua avaliação:
Alina Mariana Almeida Bessa
Procuro por familiares por parte do meu pai me chamo Alina Mariana Almeida Bessa Meu pai se chama Antônio Lima De Bessa faleceu em 1994 e eu fiquei e não conheci nenhum parente por parte dele meu maior sonho é encontrar um possível Tia o Tio primo até conheci meus irmãos por parte de pai mas quero conhecer possíveis tios tias primos e primas enfim familiares por parte do meu pai acho que meus irmãos por parte de pai por favor me ajuda encontrar.
A sua avaliação:
KESSY MICKELLY CABRAL DOS SANTOS
Queria encontrar meu pai que o nome dele e Mario Lúcio dos santos o nome do seu pai são Durvalino José dos Santos -falecido Maria Raimunda dos santos ele mim registrou mas nunca a conhece minha mãe mim deu a minha vó pra criar pra ela pode trabalha e eu nunca a vi pela a distância queria muito encontrar ..

A sua avaliação:
Luiz Fernando Soares do nascimento
Queria encontra meu pai que não conheço moro com minha vó,e minha faleceu alguns meses atrás de câncer...Queria muito encontra meu pai saber como ele é,disse que ele mora em São Paulo
Tenho 12 anos
Nasci em 28/12/2008
Tenho muito curiosidade minha mãe morava com ele ai ela veio embora de São Paulo quando eu estava na barriga dela aí ela me ganhou em Brasília de minas mg então tem 12 anos que não conheço ele queria muito me ajuda...aguardoo
A sua avaliação:
Jonathan Santos
Olá bom dia eu tenho um primo meu o nome dele é Diego da Silva, ele mora em Pernambuco mora com pai e o parente do paterno , e ele está procurando a mãe não vejas a vinte anos desde pequeno ele tá aqui em PE. Só que ele não consegue o que possa fazer o nome da mãe é Maria de Fátima da Silva ela mora em São Paulo não sei msm que tenho certeza que mora em São Paulo ela é nascida de ceará e meu primo é nascido em São Paulo mas pfv encontre a mãe de Diego a vinte anos não veja não se conhece mais pfv ajuda aí
A sua avaliação:
Gilson
Gostaria de encotra meu irmão foi embora a anos Antonio vilson moreira dos santos...minha mãe fala que ele foi pra Minas Gerais

Como procurar parentes que não conheço
Como procurar parentes que não conheço

Voltar ao topo da página