Partilhar

Como procurar parentes que não conheço

Como procurar parentes que não conheço

Por diversas razões (como brigas, mudanças de cidade, etc), muitas vezes membros de uma mesma família acabam perdendo contato ao longo do tempo. Há quem diga que a família é o berço de tudo, ou seja, é importante conhecer até seus parentes mais distantes para obter mais autoconhecimento. Seja quais forem suas razões para procurar por parentes desaparecidos ou que você simplesmente não conhece, trata-se de uma busca muito nobre e justa. Por isso, neste artigo do umCOMO iremos te ajudar a saber como procurar parentes que não conheço. Confira nossas dicas e recomendações no texto a seguir!

Procuro parentes que não conheço: como encontrar parentes distantes pelo sobrenome

O sobrenome é o nome da família, aquele que indica a qual família você pertence. No Brasil, usa-se em geral o sobrenome da mãe e depois o sobrenome do pai no registro civil (ex.: Maria Silva Borges - Silva é o sobrenome da linha materna, Borges o sobrenome da linha paterna).

Você pode encontrar parentes distantes pelo sobrenome através de grupos no Facebook, por exemplo. Procure por grupos com o nome Família + seu sobrenome. Por exemplo, se você deseja pelo nome da mãe, utilize seu sobrenome de linha materna. Dando uma breve descrição sua (como quem são seus avós, de que cidade vieram, onde você mora, etc) é possível que você encontre parentes que não conhece.

Como encontrar membros da família? Outras opções são usar sites para esse fim. Algumas possibilidades são:

  • FamilySearch: essa organização sem fins lucrativos possui uma base com milhões de dados que podem lhe ajudar a encontrar parentes distantes pelo sobrenome - basta fornecer algumas informações e a busca já se inicia.
  • Ancestry: apesar de ser pago e apenas disponível em inglês, o Ancestry é uma ferramenta muito útil para procurar por parentes. Basta inserir algumas informações que o site já inicia a busca na base de dados, dando pistas sobre o seu passado e sua ancestralidade. É uma boa opção para procurar pessoas desaparecidas há mais de 50 anos.
  • Projeto Imigrantes: se sua família é de origem italiana e tem passagem pelo estado do Espírito Santo, o Projeto Imigrantes(criado pelo arquivo público do estado) é a melhor opção para obter mais dados sobre seus parentes distantes. Basta inserir seu sobrenome que o site irá lhe informar em que navio seus antepassados desembarcaram, quando chegaram ao Brasil, etc.

Confira também nosso artigo como procurar pessoas desaparecidas pelo Cartório Eleitoral para mais informações.

Como localizar pessoas

Diversas organizações e até a própria Polícia Civil do seu estado podem lhe ajudar a localizar pessoas, inclusive a encontrar parentes pelo nome completo.

Polícia Civil

Acesse o site da Polícia Civil do seu estado e veja como fazer a denúncia de que alguém está desaparecido. É possível até mesmo fazer cadastro de desaparecidos online.

Como encontrar alguém - outras organizações

  • Desaparecidos do Brasil: este projeto permite que você visualize diversas pessoas que estão desaparecidas e também que cadastre algum membro desaparecido de sua família. Muitas famílias se reencontram devido a esta iniciativa!
  • Goodangels: esta organização busca promover o reencontro entre parentes que não se veem há muito tempo. No site, é possível cadastrar seu caso e iniciar a busca pela pessoa por quem você procura. Boa sorte nessa jornada!

Infelizmente, devido ao tempo, algumas pessoas já podem ter falecido antes de nossa busca ser concluída. Veja como saber se uma pessoa morreu pela internet.

Como encontrar uma pessoa: programas de televisão

A procura de família biológica e procurar pessoas pelo nome e cidade pode ser um tanto quanto difícil sem auxílio de uma equipe especializada. Felizmente, alguns programas de televisão brasileiros têm quadros voltados à reunião de parentes e de famílias que se afastaram. Veja a seguir:

  • Domingo Legal - Encontros: exibido aos domingos, esse quadro exibido no SBT busca promover o reencontro entre famílias. Basta cadastrar sua história no site e aguardar ser selecionado pela produção do programa.
  • Eliana - Reencontro: exibido também aos domingos no SBT, este quadro do Programa da Eliana busca reunir famílias. O procedimento é semelhante ao do Encontros, no Domingo Legal. Emocionante!
  • Programa do Ratinho - Gente Procurando Gente: de segunda a sexta, no SBT, Ratinho e sua equipe ajudam a reunir famílias que estavam separadas. Inscreva sua história no site e torça para ser selecionado pela equipe do programa!

Veja também: Como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como procurar parentes que não conheço, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como procurar parentes que não conheço

12 comentários
Clarice Teodoro da Silva
Gostaria de encontrar meus parentes maternal Paulino Gil Martins e Nair Gil Martins filhos de Serafim Gil Martins e Florentina Maria de Jesus eu sou filha de Clementina Gil Martins meus avó já era Porto e minha mãe era criança ainda quem criou ela foi o irmão dela Osvaldo Gil Martins já falecido tbm
REGINA ZAMBORLINI
Oi procuro meus avós
Alice Alves zamborlini
Eugênio Alves zamborlini..
REGINA ZAMBORLINI
Oi procuro pelo meus avós
Alice Alves zamborlini
Eugênio Alves zamborlini
lucimary da silva cabral
parentes; Raimunda Santos , RAIMUNDO SANTOS. CARMEM SANTOS FILHOS DE MARIA RAIMUNDA DA SILVA SANTOS, OVIDIO SANTOS NETOS JULIETA VALE DA SILVA, NASCERAM EM COROATA-MARANHAO, MINHA VO TRABALHAVA COM DOCES E REFEICAO ,DEPOIS VIERAM PRA SAO LUIS E DEPOIS FORAM EMBORA NAO TIVE MAIS NOTICIAS. MEUS PAIS JA MORRERAM E MINHA AVO
antonio padilha da silva junior
queria conhecer parentes do meu pai falecido(antonio padilha da silva,meu avo era Ramiro padilha da silva e dona francisca padilha eram de rio largo alagoas maceio.tenho muita vontade de encontrar algum parente meu.tel:(12)981072950.sou de cruzeiro,estado de sao paulo
A sua avaliação:
María de Lourdes dos santos
Procuro parentes da minha mãe quê nunca vi, eles morava no norte de m.gerais só isso que eu sei ,o nome Luzia Norato campos zoir Norato Sebastiana e degonira isso que sabemos
Ieda melo
Eu cenira Procuro minha irmã ieda melo filha de antonio melo e deliria canpos seus avos paterno florisbela d castro e materno eufrasio canpos e silvarina d paula foi levada ainda crianca de sc pro estado d parana.
A sua avaliação:
Adriana dos Santos
Procuro meu pai Dionízio santos Macedo não conheço ele mora em Goiânia francesa oou suriname. Nunca vim tenho muita vontade de conhecer
maria-araujo70@hotmail.com
como faço para encontrar parentes edistantes
Euta Vieira
Procuro meus parentes paterno que não conheço meu pai se chamava Raimundo Vieira da Silva falecido no ano de 1981 ano que nascir gostaria muito de conhece_los eles são do Estado do Maranhão não sei a cidade

Como procurar parentes que não conheço
Como procurar parentes que não conheço

Voltar ao topo da página