Partilhar

Como procurar parentes que não conheço

Como procurar parentes que não conheço

Por diversas razões (como brigas, mudanças de cidade, etc), muitas vezes membros de uma mesma família acabam perdendo contato ao longo do tempo. Há quem diga que a família é o berço de tudo, ou seja, é importante conhecer até seus parentes mais distantes para obter mais autoconhecimento. Seja quais forem suas razões para procurar por parentes desaparecidos ou que você simplesmente não conhece, trata-se de uma busca muito nobre e justa. Por isso, neste artigo do umCOMO iremos te ajudar a saber como procurar parentes que não conheço. Confira nossas dicas e recomendações no texto a seguir!

Procuro parentes que não conheço: como encontrar parentes distantes pelo sobrenome

O sobrenome é o nome da família, aquele que indica a qual família você pertence. No Brasil, usa-se em geral o sobrenome da mãe e depois o sobrenome do pai no registro civil (ex.: Maria Silva Borges - Silva é o sobrenome da linha materna, Borges o sobrenome da linha paterna).

Você pode encontrar parentes distantes pelo sobrenome através de grupos no Facebook, por exemplo. Procure por grupos com o nome Família + seu sobrenome. Por exemplo, se você deseja pelo nome da mãe, utilize seu sobrenome de linha materna. Dando uma breve descrição sua (como quem são seus avós, de que cidade vieram, onde você mora, etc) é possível que você encontre parentes que não conhece.

Como encontrar membros da família? Outras opções são usar sites para esse fim. Algumas possibilidades são:

  • FamilySearch: essa organização sem fins lucrativos possui uma base com milhões de dados que podem lhe ajudar a encontrar parentes distantes pelo sobrenome - basta fornecer algumas informações e a busca já se inicia.
  • Ancestry: apesar de ser pago e apenas disponível em inglês, o Ancestry é uma ferramenta muito útil para procurar por parentes. Basta inserir algumas informações que o site já inicia a busca na base de dados, dando pistas sobre o seu passado e sua ancestralidade. É uma boa opção para procurar pessoas desaparecidas há mais de 50 anos.
  • Projeto Imigrantes: se sua família é de origem italiana e tem passagem pelo estado do Espírito Santo, o Projeto Imigrantes(criado pelo arquivo público do estado) é a melhor opção para obter mais dados sobre seus parentes distantes. Basta inserir seu sobrenome que o site irá lhe informar em que navio seus antepassados desembarcaram, quando chegaram ao Brasil, etc.

Confira também nosso artigo como procurar pessoas desaparecidas pelo Cartório Eleitoral para mais informações.

Como localizar pessoas

Diversas organizações e até a própria Polícia Civil do seu estado podem lhe ajudar a localizar pessoas, inclusive a encontrar parentes pelo nome completo.

Polícia Civil

Acesse o site da Polícia Civil do seu estado e veja como fazer a denúncia de que alguém está desaparecido. É possível até mesmo fazer cadastro de desaparecidos online.

Como encontrar alguém - outras organizações

  • Desaparecidos do Brasil: este projeto permite que você visualize diversas pessoas que estão desaparecidas e também que cadastre algum membro desaparecido de sua família. Muitas famílias se reencontram devido a esta iniciativa!
  • Goodangels: esta organização busca promover o reencontro entre parentes que não se veem há muito tempo. No site, é possível cadastrar seu caso e iniciar a busca pela pessoa por quem você procura. Boa sorte nessa jornada!

Infelizmente, devido ao tempo, algumas pessoas já podem ter falecido antes de nossa busca ser concluída. Veja como saber se uma pessoa morreu pela internet.

Como encontrar uma pessoa: programas de televisão

A procura de família biológica e procurar pessoas pelo nome e cidade pode ser um tanto quanto difícil sem auxílio de uma equipe especializada. Felizmente, alguns programas de televisão brasileiros têm quadros voltados à reunião de parentes e de famílias que se afastaram. Veja a seguir:

  • Domingo Legal - Encontros: exibido aos domingos, esse quadro exibido no SBT busca promover o reencontro entre famílias. Basta cadastrar sua história no site e aguardar ser selecionado pela produção do programa.
  • Eliana - Reencontro: exibido também aos domingos no SBT, este quadro do Programa da Eliana busca reunir famílias. O procedimento é semelhante ao do Encontros, no Domingo Legal. Emocionante!
  • Programa do Ratinho - Gente Procurando Gente: de segunda a sexta, no SBT, Ratinho e sua equipe ajudam a reunir famílias que estavam separadas. Inscreva sua história no site e torça para ser selecionado pela equipe do programa!

Veja também: Como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como procurar parentes que não conheço, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como procurar parentes que não conheço

75 comentários
A sua avaliação:
Andreza
Gostaria de saber como encontrar minha avó de parte de mãe nome dela é Sandra Regina Alves dos Santos ela tem dois filhos gêmeos uma menina e um menino e também tem mais filhos
A sua avaliação:
ERINEUZA Conceição di Santana
Quero encontra minha sobrinha qui naceu na sidade do ubaitaba Bahia i foi mora em pocois ela si chama Roseli sobri nome disantana
A sua avaliação:
Priscila Ferreira da Silva
Bom dia, tenho um irmão que mora no Rio de janeiro e tenho vontade de conhecer ele meu pai não conheço e ele e o único parente de sangue ajude eu encontrar ele
A sua avaliação:
Mineia Maria
Preciso encontrar alguém da família da minha. Ela se chama Maria da Glória da silva filha de Maria de Lourdes e Antônio Pedro , no tempo moravam em Agua Preta Pernambuco. Sua mãe Maria de Lourdes foi embora no ano de 1958 com sua irmã mais nova. Não se sabe o nome da irmã ao certo Maria do Carmo , tinha tios por parte da mãe que era chamados de Ditinho , Eliza e Dilza . ela frequentava a feira de Barreiros Pernambuco. Minha mãe sofre muito por nunca ter conhecido a irmã e outros irmãos que pode ter tido . Sabe que sua mãe Maria de Lourdes teve um outro casamento e outros filhos.
A sua avaliação:
Maria do carmo azevedo coelho
Ultima informação morava em itaituba
A sua avaliação:
Geraldinho Gonsalves de jesus
Gostaria de emcontra a familha parte da mai E do pai Sebastião teles E Maria rita de jesus
A sua avaliação:
Flavia
Queria encontrar meus tios Osmar, Óscar, Helena, Helenir, Antonio
Sobrenome texeira dos santos , Nome dos meus avós é
Josué nunes de carvalho e Maria Teixeira dos Santos , Eles moravam em Pacoti Ceará quando seus pais eram vivo depois mudaram pra Aldeota em Fortaleza
A sua avaliação:
izabel cristina da silva
Procuro irmãos do meu pai Benedito da Silva,filho de Giraldina da Silva, ja falecidos...Ze´e Gustão, ambos moradores de T aubaté
A sua avaliação:
Ana Cristina Correia Da Silva
Minha mãe se chama Lúcia rita santos da Silva nasceu na Bahia itabuna e veio pra São Paulo com 12 anos pra trabalhar de empregada doméstica ela perdeu o contato com todos os familiares dela hoje ela tem 68 anos eu sou filha Ana não conheço ninguém da família da minha mãe a gente pergunta pra ela se ela teve irmãos ela disse que teve 4 irmãos sendo com ela 3 mulheres e um homem o nome da mãe e Dulce Magalhães e do pai Jaime Batista dos Santos gostaria de conhecer a família da minha mãe pois é muito ruim ficar sem saber da família não tenho tio tia primos não sabemos de nada e pra ajudar ela não sabe escrever
A sua avaliação:
Fernando Barbosa de Souza
Procuro meu pai Edy Ferraz de Souza é meus irmãos ou minha mãe Maria Pereira Barbosa ou meus irmãos pois tenho 43 anos não fotos deles nada teu um sonho é conhecer meus pais biológico meus irmãos me ajude por favor eu sei que meu pai é do rio grande do sul .

Como procurar parentes que não conheço
Como procurar parentes que não conheço

Voltar ao topo da página