Partilhar

O que é o CPF em Portugal

O que é o CPF em Portugal
Imagem: portaldomar.pt

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), em Portugal denomina-se de NIF (Número de Identificação Fiscal). Este número é atribuído pela Direção Geral de Contribuições e Impostos e tem como objetivo identificar o contribuinte ou entidade fiscal perante a administração fiscal. É utilizado por exemplo, para identificar o contribuinte na declaração de IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares), em transações financeiras ou noutros impostos. Este cartão possui um número com nove dígitos. Qualquer cidadão de nacionalidade portuguesa, comunitário ou estrangeiro pode solicitar o NIF, desde que resida em Portugal. Se não residir no país, deverá nomear um representante fiscal para o fazer. Se é um cidadão brasileiro e está a residir em Portugal, continue lendo este artigo de umComo.com.br para ficar mais esclarecido sobre o que é o CPF em Portugal e como o pedir.

Também lhe pode interessar: O que é o CPF

Pedir o NIF

Estrangeiro residente em Portugal:

  • Deverá dirigir-se a um Serviço de Finanças, Loja de Cidadão ou Postos Consulares Portugueses, com um documento de identificação válido - bilhete de identidade ou passaporte. O NIF é atribuído de imediato e é entregue ao requerente um comprovativo provisório, com o respetivo número e prazo de entrega do cartão definitivo, denominado de cartão de cidadão (este cartão contém toda a informação do cidadão como o número de contribuinte, número de segurança social, número de utente e número do bilhete de identidade). O custo do pedido normal com entrega no território nacional ou estrangeiro é de 15 €, se for entrega no estrangeiro acresce um custo de expedição de 5 €. O pedido para o território nacional demorará cinco dias úteis e para entrega em território estrangeiro demorará cerca de nove dias úteis.
  • Se o requerente tiver menos de 12 anos, deverá comparecer acompanhado por um maior com cartão de cidadão, título de residência/autorização ou documento de inscrição no Consulado.

Estrangeiro não residente em Portugal:

  • Se não residir em Portugal, deverá nomear um representante fiscal para fazer o pedido do NIF. Este terá de apresentar uma procuração e um documento de identificação autenticado, do seu representado.

Veja também: 100 palavras no português de Portugal com significado diferente no Brasil

Tirar o CPF

Se pelo contrário, pretende tirar o CPF no Brasil, veja aqui como tirar o CPF e como tirar o CPF pela internet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o CPF em Portugal, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre O que é o CPF em Portugal

2 comentários
ALEXANDRA ESCRIVÃO
Boa tarde. Sou Portuguesa e resido em portugal, estou tentando fazer um pagamento pela Internet de uma compra para o Brasil e nos dados de pagamento que a senhora me enviou, pede o cpf do dono do cartão, pois se o cpf é o nif em portugal o nif só tem 9 digitos. e o cpf pede 11. como posso fazer? obrigada
Editor umComo.com.br
Oi, Alexandra. Nesse caso, o ideal é você encontrar em contato com a instituição responsável pelo pagamento para explicar a situação.
Priscila
Gostaria de saber se tem algum site que consigo estar pesquisando cpf em Portugal?

O que é o CPF em Portugal
Imagem: portaldomar.pt
O que é o CPF em Portugal

Voltar ao topo da página