Como saber se tenho direito à dupla cidadania


Você sabia que um brasileiro pode ter passaporte livre para dois países? É a famosa dupla cidadania! Seja por motivos pessoais ou profissionais, essa é uma oportunidade de transitar em dois países sem tanta burocracia, além de que você não ficará sujeito exclusivamente às leis de um país, podendo sempre ter a opção de migrar pra o outro país escolhido sempre que quiser. Quer aprender como saber se tenha direito à dupla cidadania? Então leia o artigo e confira as dicas aqui em umComo.com.br.
Dupla cidadania e a naturalização
Quando você sai do Brasil e começa a residir em outro país por um determinado tempo, passa a ter o direito de solicitar cidadania naquele lugar. Cada país concede cidadania depois que você morou por um período determinado, que pode ser de mais ou menos 10 anos, o que pode facilitar a aquisição da cidadania no país, é a profissão que você exerce nele, ou até mesmo por meio de casamento com um nativo.

Segundo passaporte por programa de investimento
Já ouviu falar em cidadania por programa de investimento? Trata-se de uma forma que alguns países encontram de investir no país, ou seja, eles "vendem" a cidadania pra você e em troca você precisará residir e investir no país. Um dos primeiros passos para conseguir esse tipo de cidadania, é abrir uma conta no exterior, esse tipo de investimento não é barato, mas pode ser muito mais rápido!
Cidadania por direito de sangue
Se você tem origem em algum país, e pode comprovar isso, pode ser mais fácil conseguir cidadania nesse lugar. A vantagem desse tipo de cidadania é que muitas vezes é possível solicitá-la, sem precisar passar por vários anos de espera do período de naturalização. Alguns países europeus já disponibilizam esse tipo de benefício.
Brasil e a cidadania
Agora se você é brasileiro, e quer conseguir sua dupla cidadania, pode solicitá-la sem perder a sua cidadania brasileira. O jus soli e o jus sanguinis, são duas leis que ajudam você a conseguir cidadania por meio de nascimento em outro local ou por meio de parentes que são originários de outras nacionalidades.
Para perder a cidadania brasileira, você precisa manifestar o seu desejo de forma clara e passar por um processo judicial.
Não é impossível conseguir uma dupla cidadania, mas é importante que você consulte um profissional especializado nisso para saber qual o melhor método para você!
Sugestão: 172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho direito à dupla cidadania, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.
Conselhos
- Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então deixe um comentário com sua opinião!