Previdência Social

Estou desempregado, tenho direito a algum benefício do governo?

Estou desempregado, tenho direito a algum benefício do governo?

A profunda crise econômica pela qual passa o Brasil levou grande parte da força produtiva do país ao desemprego. Segundo o IBGE, no ano de 2017 mais de treze milhões de brasileiros estão desempregados. Neste quadro, muitos trabalhadores optam por trabalhos informais - os famosos “bicos” - e outros continuam tentando arrumar um novo emprego, indo atrás de vagas e enviando currículos. No entanto, quando a situação se torna mais difícil, muitos desempregados tentam recorrer ao governo para conseguir suprir suas necessidades básicas. Em umCOMO vamos responder a seguinte dúvida: “Estou desempregado, tenho direito a algum benefício do governo?” - confira a seguir!

Índice

  1. Ajuda financeira do governo para desempregados: benefícios para desempregados
  2. Bolsa auxílio desempregado: desempregado tem direito a Bolsa Família?
  3. Desempregado tem direito a auxílio doença?

Ajuda financeira do governo para desempregados: benefícios para desempregados

Desempregado é aquele indivíduo que não tem emprego no momento, mas está a procura de um. Todas as sociedades contam com algum nível de desemprego, contudo, quando esse índice se torna muito alto, diversos problemas começam a se manifestar na economia do país. Por isso, existem programas de ajuda financeira do governo para desempregados - no Brasil, a maioria deles passa pelo Cadastro Único da Caixa Econômica Federal. Veja como abrir uma conta corrente na Caixa!

Podem se registrar no Cadastro Único as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que recebam uma renda mensal total de três salários mínimos para toda a família[1]. O cadastro nesse programa é muito importante porque é através dele que o governo irá escolher as famílias a serem beneficiadas por diversos programas sociais. Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, são alguns dos benefícios para desempregados que o governo brasileiro oferece.

Para receber ajuda financeira do governo para desempregados por meio do Cadastro Único você deve:

  1. Procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade e solicitar o cadastramento;
  2. Levar o CPF e o título de eleitor do responsável pela família (o programa dá preferência às mulheres);
  3. Levar um documento de cada membro da família (RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, etc);
  4. Levar um comprovante de residência.

Depois de fazer seu Cadastro Único, sua família poderá ser selecionada para receber algum dos benefícios para desempregados.

Bolsa auxílio desempregado: desempregado tem direito a Bolsa Família?

Para diminuir a pobreza ou extrema pobreza em que algumas famílias se encontram, há alguns programas no país de bolsa auxílio desempregado - entre eles está o Bolsa Família. Desempregado tem direito à Bolsa Família - este é um programa do governo brasileiro que visa promover a cidadania atuando no combate à fome e garantindo acesso à saúde e à educação às famílias mais socialmente vulneráveis. Contudo, antes é necessário fazer o Cadastro Único, como foi explicado acima.

Após o cadastro, você deverá esperar uma resposta do governo para confirmar ou recusar o benefício - a seleção das famílias beneficiárias é feita todo mês. Caso sua família seja selecionada, o valor a ser recebido irá variar a depender de certas especificidades da família (número de filhos, renda mensal, etc).

Para continuar recebendo o benefício, a família tem que cumprir algumas exigências do programa, como vacinar as crianças e mandá-las à escola, sob pena de perder o acesso a renda disponibilizada pelo programa.

Estou desempregado, tenho direito a algum benefício do governo? - Bolsa auxílio desempregado: desempregado tem direito a Bolsa Família?

Desempregado tem direito a auxílio doença?

Contribuir com a Previdência Social é uma forma de se precaver quanto ao futuro. O INSS não abarca somente as aposentadorias, como também diversos benefícios como a pensão por morte, o auxílio reclusão e o auxílio doença - um benefício dado aos trabalhadores contribuintes do INSS que tiveram que se afastar da função por motivo de enfermidade física ou psíquica. No entanto, quando se está desempregado, surge a dúvida: desempregado tem direito à auxílio doença? A resposta para essa pergunta varia de caso a caso.

Segundo a Previdência[2], os desempregados que têm direito a auxílio doença são aqueles que colaboravam com a previdência e que perderam o emprego em um tempo inferior a doze meses. O desempregado tem direito a um período de graça por doze meses após perder o emprego, onde pode solicitar os benefícios do INSS como o auxílio doença.

Depois do fim do período de graça, o desempregado deve voltar a contribuir com a Previdência Social. É possível pagar o INSS como contribuinte individual (trabalhador por conta própria) ou como contribuinte facultativo (desempregado que contribui com a Previdência mesmo assim).

Veja também: Como saber o número do benefício da Previdência Social

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estou desempregado, tenho direito a algum benefício do governo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
pereira desouza
gostariadesaber si tenho direito algum benificio do governo
A sua avaliação:
zenilda souza santos
estou.desempregada tenho direito de receber o beneficio de 600 do governo , como eu faco pra cadastrar-me
A sua avaliação:
valmir pereira mateus
Estou dezenpregado quero saber como eu faço para receber este benefício .
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Valmir. Temos o o post que explica como receber o auxílio emergencial do Governo: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-receber-o-auxilio-emergencial-do-governo-29346.html
A sua avaliação:
Fredline clerme dardompre
Eu estou desempregada tenho este direito de receber
A sua avaliação:
marcos de mattos
eu estou desempregado tenho este direito de receber este 600 reais auxilio do governo
A sua avaliação:
Laércio da Silva
Bom Dia. Eu sou cadastrado como empreendedor individual e como posso receber esta ajuda do governo federal sobre o mei individual, esta e a minha pergunta e como posso receber e onde e como faço para te acesso a este valor são esta a minha pergunta.
ana paula dos santos
Nao tenho filho estou desempregada tenho direito so bolsa familia tenho 39anos
Paulo Modesto Santana
estou desempregado 3 anos e 11 meses nao tenho renda de nada queria sabe como eu faço para receber qualquer auxilio ou ate mesmo uma cesta basica me ajude nas informaçoes desde obrigado
José Vicente Hipólito da Silava
Estou desempregado , ainda não aposentei , eu tenho direito a algum benefício do governo ?
obrigado .
anderson silva de oliveira
quero urgente tenho 2 filhos
Wellington da Silva
na minha casa eu minha mãe e meu irmão estamos desempregado quais são o auxilio que a pessoa tem quando esta desempregado...
andre feitoza de carvalho
estou desempregado a mais de dois anos tenho direito a algum beneficio do governo
fabio dos santos nascimento
Tenho direito a algum dinheiro Estou desempregado faz tempo Passando necessidades Tenho uma filha 4aninhos
enio paixao
estou desempregado imcapacitado desde 2004 quando fui demitido . estive no auxilio doença ate 2012 . ate hj nao tenho beneficio nenhum . gostaria de saber se posso receber auxilio Doença ou algum beneficio q eu possa sobreviver . desde ja agradeço e fico no aguardo .uma boa tarde .
A sua avaliação:
VALDELICE ROCHA OLIVEIRA
gostaria de saber se tenho direito a algum beneficio estou desempregada a dois meses
josé bernardo da silva
estou desempregado a 1 ano e 7 meses e não consigo arrumar um emprego e estou vivendo na casa de um amigo,tenho direito a um beneficio do inss!
cristina tomaz
estou desempregada e a mais de um ano estou sem emprego estou a procura e mandei currículo mas nada estou fazendo bico so que não da p nada ou pagar as conta.sera que tenho algum direito algum ajuda do governo.
A sua avaliação:
Vilma Menezes Poieli
Gostaria de saber se tenho algum direito da ajuda do governo
antonio valderi fernandes ferreira
estou desempregado direito algum beneficio do governo?
1 de 2
Estou desempregado, tenho direito a algum benefício do governo?