Como saber se tenho direito à dupla cidadania

Como saber se tenho direito à dupla cidadania
Imagem: advocaciatribst.com.br

Você sabia que um brasileiro pode ter passaporte livre para dois países? É a famosa dupla cidadania! Seja por motivos pessoais ou profissionais, essa é uma oportunidade de transitar em dois países sem tanta burocracia, além de que você não ficará sujeito exclusivamente às leis de um país, podendo sempre ter a opção de migrar pra o outro país escolhido sempre que quiser. Quer aprender como saber se tenha direito à dupla cidadania? Então leia o artigo e confira as dicas aqui em umComo.com.br.

Dupla cidadania e a naturalização

Quando você sai do Brasil e começa a residir em outro país por um determinado tempo, passa a ter o direito de solicitar cidadania naquele lugar. Cada país concede cidadania depois que você morou por um período determinado, que pode ser de mais ou menos 10 anos, o que pode facilitar a aquisição da cidadania no país, é a profissão que você exerce nele, ou até mesmo por meio de casamento com um nativo.

Imagem: dw.de

Segundo passaporte por programa de investimento

Já ouviu falar em cidadania por programa de investimento? Trata-se de uma forma que alguns países encontram de investir no país, ou seja, eles "vendem" a cidadania pra você e em troca você precisará residir e investir no país. Um dos primeiros passos para conseguir esse tipo de cidadania, é abrir uma conta no exterior, esse tipo de investimento não é barato, mas pode ser muito mais rápido!

Cidadania por direito de sangue

Se você tem origem em algum país, e pode comprovar isso, pode ser mais fácil conseguir cidadania nesse lugar. A vantagem desse tipo de cidadania é que muitas vezes é possível solicitá-la, sem precisar passar por vários anos de espera do período de naturalização. Alguns países europeus já disponibilizam esse tipo de benefício.

Brasil e a cidadania

Agora se você é brasileiro, e quer conseguir sua dupla cidadania, pode solicitá-la sem perder a sua cidadania brasileira. O jus soli e o jus sanguinis, são duas leis que ajudam você a conseguir cidadania por meio de nascimento em outro local ou por meio de parentes que são originários de outras nacionalidades.

Para perder a cidadania brasileira, você precisa manifestar o seu desejo de forma clara e passar por um processo judicial.

Não é impossível conseguir uma dupla cidadania, mas é importante que você consulte um profissional especializado nisso para saber qual o melhor método para você!

Sugestão: 172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho direito à dupla cidadania, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então deixe um comentário com sua opinião!