Partilhar

Como fazer um estudo de viabilidade

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um estudo de viabilidade
Imagem: budowebs.cl

Provavelmente, a muitos de nós já nos surgiram várias vezes ideias inovadoras de negócios, das mais diversas sobre um negócio já existente que podemos melhorar, ou uma nova ideia que começa do zero. Para o primeiro caso, se temos que conhecer a situação atual da empresa podemos realizar estudos como a análise SWOT (FOFA em português). De qualquer forma, temos que saber as possibilidades que nossa ideia tem de triunfar, e para isso podemos fazer um estudo de viabilidade. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe que passos têm que ser levados em consideração para fazer um estudo de viabilidade.

Também lhe pode interessar: Como fazer um relatório administrativo
Passos a seguir:
1

Podemos definir um estudo de viabilidade como aquela análise e avaliação de informação procedente de vários âmbitos, que nos permitirão conhecer se uma nova empresa ou ideia em um negócio poderá ser econômica e comercialmente rentável. Em função do conceito sobre o qual se realize o estudo, o conteúdo variará substancialmente, mas sempre existirão uns pilares essenciais sobre os quais teremos que basear nossa busca e análise de informação no estudo de viabilidade.

2

O primeiro pilar é a viabilidade econômica-financeira do projeto. Isto é, se a ideia poderá reportar benefícios reais, que possam compensar os custos não só operativos, mas também de colocar em funcionamento, já que se trata de uma grande infraestrutura, mas se depois os benefícios são escassos, não valeria a pena. Alguns pontos para levar em consideração são:

  • Análise da procedência dos fundos que usaremos para colocar em funcionamento o projeto.
  • Determinar onde serão investidos todos esses fundos de forma individual.
  • Elaboração de uma prospecção de rendimentos e despesas da atividade nos anos futuros, no mínimo 3 ou 5 anos.
  • Estimar qual seria o rendimento de todo o capital investido, também de 3 a 5 anos.
  • Conhecer qual é o ponto morto ou mínimo de vendas que teríamos que ter para superar os custos e começar a ter lucro.
3

Com a análise da viabilidade operacional determinaremos se o pessoal que possui, ou possuirá, a empresa será capaz de assumir de forma adequada suas obrigações. Aqui analisaremos:

  • Se a capacitação e formação dos empregados é suficiente às necessidades do projeto.
  • A carga de trabalho dos empregados será suficiente para que possam realizar seu trabalho sem problemas, podendo compartilhar vida trabalhista e familiar.
  • Dispomos da infra-estrutura adequada para realizar a atividade que pretendemos.
  • Cumprimos com os requisitos e trâmites legais impostos pelas entidades públicas.
4

Outro ponto importante é a viabilidade do mercado, uma área essencial na qual determinaremos se realmente nossa ideia pode ser desenvolvida no mercado no qual nos pretendemos focar. Temos de ter em conta:

  • Se existe realmente uma quantidade potencial de clientes e demanda a qual pode cobrir os custos mínimos do projeto.
  • Que exista uma necessidade no mercado de conseguir aquilo que pretendemos oferecer, satisfazendo assim a necessidade dos clientes.
  • Quanta quota de mercado podemos obter e qual seria, portanto, a quantidade potencial de vendas, dados que colaborariam com a análise econômica.
  • Determinar em que área e setor do mercado focaremos nossa atividade.
5

Por último, analisaremos a viabilidade conceitual da ideia do negócio. Aqui trataremos de forma crítica e realista as possibilidades reais de que realmente possa funcionar. Para isso:

  • Podemos usar a análise SWOT, já que esta toma itens muito similares aos que temos que analisar nesta seção, como podem ser as oportunidades que podemos aproveitar ou as ameaças que podemos encontrar no mercado ao nosso redor.
  • Determinaremos o tempo, a curto e longo prazo, no qual se realizarão as operações são suficientes e não nos estenderemos mais do que o necessário.
  • Analisaremos o conjunto das três instruções anteriores e a ideia em concreto, para realizar uma análise crítica e chegar a uma conclusão a respeito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um estudo de viabilidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como fazer um estudo de viabilidade

O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
DALA QUIRIRI
Gostaria que me enviassem uma planilha de estudo de viabilidade de uma pequena farmácia , para ter melhor detalhe .
Nelson Pedro
Pretendo fazer estudo de viabilidade para abrir um um Mini restaurante
Abdul Bicá
Gostei do tema, mas seria interessante que apresentassem alguns exemplos de estudo de viabilidade econômica. Bicá
José Lucena Silva
Tenho uma pequena embarcação de pesca necessito de fazer um estudo de viabilidade no setor das pescas para saber se o negócio será rentável ou não.
Messa Vovua
Desejo receber uma planilha ou um protótipo de um estudo de viabilidade de um projecto. Quero desenvolver uma atividade pessoal. Como sabem, nos momentos da crise, devemos ser criativos ou empreendedor para suprir alguns défices das nossas rendas mensais.
dyolanda santana
Ola bom dia, gostaria que me enviassem um exemplo de estudo de viabilidade e fluxo de caixa.
mariana kaputo
como saber se o meu negocio é rentavel
Amaral Rodrigues
Continuem publicando trabalhos deste gênero, podem crer que ajudam-nos muito. Gostei muito do conteúdo e hei de aplicar.
Editor umComo.com.br
Oi Amaral! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos!
Bartolomeu Furtoso
Desejo que me seja enviada um a planilha , Exemplo de estudo de viabilidade económica ou fluxo de caixa para iniciar um negocio
Adelina Augusto Borges
Desejo que me seja enviada um a planilha , Exemplo de estudo de viabilidade económica ou fluxo de caixa para iniciar um negocio

Como fazer um estudo de viabilidade
Imagem: budowebs.cl
Como fazer um estudo de viabilidade

Voltar ao topo da página