Notas fiscais

Como preencher uma nota promissória

Como preencher uma nota promissória
Imagem: albertomarques.blogspot.com.br

O preenchimento correto de uma nota promissória é de suma importância para que se possa obter a garantia do pagamento. A nota promissória funciona como se fosse uma promessa de pagamento, o pagamento pode ser realizado à vista ou a prazo, ela é preenchida pelo credor e deve ser assinada pela pessoa que se compromete com o pagamento (a pessoa que fez a dívida a ser paga). Deseja saber como preencher uma nota promissória? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como preencher uma nota fiscal

Passos a seguir:

1

A nota promissória é uma garantia de pagamento e segurança nas transações comerciais, assim está descrita no artigo 585, I, do Código do Processo Civil. Desta forma, se o pagamento da nota promissória não for efetuado o devedor poderá ter que responder a uma sentença judicial.

Atualmente este tipo de garantia de pagamento é muito utilizada pelas pessoas. Antigamente era comum as pessoas mandarem “marcar” ou “pendurar” a dívida realizada em sua conta. A nota promissória por sua vez, oferece uma maior segurança ao vendedor e ao comprador, que possuem em suas mãos um documento válido judicialmente.

Entenda melhor o significado de uma nota promissória conosco em umComo.com.br.

Como preencher uma nota promissória - Passo 1
Imagem: muitotudo.com
2

Entenda melhor o que é uma nota promissória

Em breves palavras, uma nota promissória representa uma promessa, um acordo de pagamento assinado e datado com um prazo estipulado. Para que essa nota possua valor legal ela deve ser preenchida corretamente pelo credor.

A nota promissória é uma segurança de que você vai poder cobrar pela dívida efetuada porém, isso não significa que você obrigatoriamente irá receber. Por isso, utilize-a somente para vender para clientes de sua confiança.

Agora confira conosco em umComo.com.br os locais onde você pode adquirir notas promissórias para preenchimento.

Como preencher uma nota promissória - Passo 2
Imagem: modelosfaceis.com.br
3

Saiba onde adquirir uma nota promissória

Você pode comprar notas promissórias para serem utilizadas em seu estabelecimento comercial nas papelarias, elas já vêm indicando todos os campos que necessitam de preenchimento.

Se você não quiser comprar, poderá criar a sua nota promissória ai mesmo em sua loja, ela possuirá o mesmo valor legal. Aprenda a preencher a nota promissória conosco em umComo.com.br.

Como preencher uma nota promissória - Passo 3
Imagem: portalmantena.com.br
4

Aprenda a preencher uma nota promissória

A nota promissória vem com um título escrito: “nota promissória” para que haja fácil identificação da forma de pagamento. Depois do título, você deve estipular quais serão as formas de pagamento da dívida por exemplo: “Pagarei esta dívida por meio de uma única nota promissória no valor de...”.

Coloque a data em que o pagamento deverá ser efetuado, o local do pagamento e o endereço do seu cliente que está realizando a compra. A nota promissória deve conter o nome completo do comprador e do credor.

Preencha a nota com todos os dados do comprador como: nome completo, RG, CPF, telefone, endereço do emprego atual dentre outros, desta forma, será mais fácil localizá-lo caso ele não pague a dívida.

Preencha o campo com a data em que a nota foi expedida. Peça a assinatura do devedor ao final do preenchimento.

Espero que tenha aprendido a preencher corretamente uma nota promissória com as informações aprendidas conosco em umComo.com.br.

Como preencher uma nota promissória - Passo 4
Imagem: muitotudo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preencher uma nota promissória, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos

  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
EDUARDO P. RIBEIRO
Como anotar na NP correção monetária pelo CDI até o vencimento?
Marayza souza
Se for parcelado, terei que preencher quantas folhas?
fabio
você deverá preencher uma folha para cada vencimento, se você por exemplo parcelar um valor de R$ 150,00 em 3 vezes, deverá preencher 3 folhas de nota promissória no valor de R$ 50,00 cada, cada uma com uma data de vencimento distinta.
Imagem: albertomarques.blogspot.com.br
Imagem: muitotudo.com
Imagem: modelosfaceis.com.br
Imagem: portalmantena.com.br
Imagem: muitotudo.com
1 de 5
Como preencher uma nota promissória