Fazer uma entrevista de trabalho

Perguntas para fazer em uma entrevista

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 12 julho 2021
Perguntas para fazer em uma entrevista

As entrevistas de emprego são momentos de nervosismo e apreensão, sobretudo quando conseguir um emprego formal está mais difícil. Segundo dados do IBGE[1], quase 15% dos brasileiros estavam desempregados no primeiro trimestre de 2021.

Por isso, é preciso "entrar na mente dos recrutadores" para saber aquilo que eles buscam em um candidato em potencial - seja nas respostas ou nas perguntas feitas sobre o emprego e a empresa. De acordo com Esther Carrasco, diretora de RH da CE Consulting Empresarial em depoimento ao jornal El País[2], os recrutadores não procuram os melhores candidatos, e sim aqueles que são mais adequados à vaga, sobretudo por suas atitudes frente à determinadas situações e valores pessoais. Para facilitar o acesso à sua vaga dos sonhos, leia no umCOMO tudo sobre perguntas para fazer em uma entrevista para estar a par do que responder quando chegar a sua vez.

Também lhe pode interessar: Tipos de entrevista de emprego

Perguntas para fazer em uma entrevista

Apesar das diferenças entre as empresas, a maioria delas têm semelhanças no processo de contratação. Por isso, é fundamental que você se prepare para perguntas que provavelmente serão feitas pelo recrutador. Confira:

  • "Me fale um pouco sobre você". É claro que o recrutador já tem o seu currículo, então é hora de explicá-lo. Fale sobre suas experiências e aprendizado. Uma boa técnica é falar um pouco sobre seu cargo atual (ou último cargo), como a experiência obtida nele foi importante e o porquê de você ser ideal para a nova vaga.
  • "Qual é o seu maior defeito?". Não seja criativo demais nem fale um "sou perfeccionista". Aponte algo que é um desafio profissional para você e complemente com o que você está fazendo para melhorar (ex.: "não sou tão bom em Excel, mas estou fazendo um curso online para aprender mais").
  • "Quais são suas qualidades?". Escolha algo certeiro e que tenha relação com a vaga aplicada. Para melhorar, não só cite a qualidade, como também descreva como você a coloca em prática (ex.: se você é um bom líder, fale sobre os resultados positivos que a equipe que você liderou teve, por exemplo). Confira outras dicas no artigo como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista.
  • "Por que você quer esse emprego?". Dê uma resposta que contemple os principais atributos da vaga e como você é bom neles, e faça um elogio à empresa. Seja sincero(a).
  • "Qual foi o seu maior sucesso profissional?". Siga a fórmula de falar sobre a situação em que você estava, a tarefa à sua frente, o que você fez, qual foi o resultado. Dê preferência a uma situação que você provavelmente também viverá na nova empresa.
  • "Como você lida com conflitos e desafios no trabalho?". Nesse momento é importante ser honesto e profissional. Dê algum exemplo e foque na maneira como você lidou com o problema.
  • "Quais são seus hobbies?". O ideal é indicar hobbies que falem que você deseja crescer como pessoa ("dormir", nesse caso, não é um hobbie). Seja honesto e busque algo que se encaixe, como aprender alguma língua, praticar algum esporte, que contribua para o trabalho em equipe, etc.
  • "O que você menos gosta/gostava sobre seu emprego atual/anterior?". Lembre-se de manter uma postura madura e não falar mal da empresa onde você trabalha/trabalhava. De preferência indique algo que a empresa para a qual você está fazendo a entrevista tem e que a outra não tinha, e como isso é importante para você.

Veja mais informações em nosso artigo com 7 dicas para uma boa entrevista de emprego.

Perguntas para fazer em uma entrevista - Perguntas para fazer em uma entrevista

Quais perguntas fazer para o entrevistador?

Agora é a sua vez de fazer perguntas! Isso demonstra atenção e interesse na vaga, já que bons candidatos tendem a serem bons empregados no futuro. Confira algumas sugestões:

  • "O que vocês esperam de mim como colaborador nos primeiros três meses?". Isso mostra determinação e planejamento.
  • "Quais são as três características que vocês mais buscam em um funcionário?". Fazendo essa pergunta você vai saber se o cargo tem a ver com você e o que fazer para se dar bem nele.
  • "Como é um dia comum de trabalho nessa função?". Você precisa saber o que vai fazer e o que esperar.
  • "Quais são os maiores desafios dessa vaga?". Aqui já se descobre de antemão quais problemas você terá que enfrentar no futuro.
  • "Eu vou receber treinamento?". Essa pergunta é muito importante, tendo em vista que muitas empresas esperam que você já saiba tudo sobre o funcionamento interno logo no primeiro dia.
  • "Há política de progressão de carreira?". Uma ótima maneira de saber se um dia você será promovido ou se vai ficar no mesmo cargo para sempre.
  • "De que forma o meu desenvolvimento no cargo vai ser avaliado?". Sabendo as métricas que vão usar para o seu desempenho, fica mais fácil segui-las.
  • "Qual é o foco atual da empresa e de que forma eu posso ajudar a atingir esse objetivo?". Essa pergunta demonstra interesse em conhecer e fazer crescer a empresa. Ótima pedida!
  • "Como é o ambiente de trabalho?". Essa pergunta poderá salvar você de muitas ciladas, acredite.
  • "Você quer me perguntar sobre mais algum tópico?". Aqui você abre espaço para que o entrevistador/recrutador, a partir das suas considerações e respostas, faça perguntas mais direcionadas.

Com essas cartas na manga, você tem tudo para ser um sucesso! Em resumo:

  • Seja sincero e educado;
  • Estude a empresa e a vaga;
  • Busque responder às perguntas de forma orientada para demonstrar como você se encaixa à vaga;
  • Jamais fale mal de empresas onde você já trabalhou ou de colegas de trabalho.

A equipe do umCOMO deseja uma boa entrevista e boa sorte no novo trabalho!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas para fazer em uma entrevista, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Referências
  1. IBGE. Desemprego. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em 06 de julho de 2021.
  2. PALOMO, Verónica. Nove armadilhas que é preciso superar em uma entrevista de emprego. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/23/economia/1569250141_830604.html>. Publicado em 24 de setembro de 2019. Acesso em 06 de julho de 2021.
Bibliografia
  • HADEN, Jeff. 27 Most Common Job Interview Questions and Answers. Inc. Disponível em: <https://www.inc.com/jeff-haden/27-most-common-job-interview-questions-and-answers.html>. Publicado em 20 de junho de 2016. Acesso em 06 de julho de 2021.
  • THE MUSE. Your Ultimate Guide to Answering the Most Common Interview Questions. Disponível em: <https://www.themuse.com/advice/interview-questions-and-answers>. Acesso em 06 de julho de 2021.
  • THE MUSE. 51 Great Questions to Ask in an Interview. Disponível em: <https://www.themuse.com/advice/51-interview-questions-you-should-be-asking>. Acesso em 06 de julho de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Perguntas para fazer em uma entrevista