Conselhos para a entrevista

Como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista

Daniela Greco
Por Daniela Greco. Atualizado: 6 maio 2021
Como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista

A entrevista de emprego é a etapa decisiva para quem está procurando emprego, por isso certo nervosismo perante esse momento é normal, afinal, quem não fica ansioso diante da pressão? Você sabe que aquela pessoa irá analisar cada detalhe do seu comportamento e personalidade.

Muitos tremem ao pensar na temida pergunta: quais são meus defeitos? E qualidades? Mas as entrevistas de emprego não são um bicho de sete cabeças. Por isso, separamos uma série de dicas para te ajudar a se preparar e te orientar a dar o melhor de si nesse momento.

Também lhe pode interessar: Perguntas para fazer em uma entrevista

Passos a seguir:

1

Se conheça!

Muitos candidatos acham difícil falar sobre seus pontos fracos e fortes, ou falam coisas muito vagas e genéricas, porque não têm autoconhecimento suficiente. Por isso, é importante que, antes da entrevista, você pare e pense. Faça uma autoanálise e perceba claramente quais características suas são positivamente marcantes e crie coragem para olhar para o que precisa ser trabalhado. Pense nas eventuais perguntas que podem ser feitas e guie sua reflexão com base nelas.

Como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista - Passo 1
2

Seja sincero

Coloque as cartas na mesa e mostre quem você realmente é. Tentar se passar por uma pessoa que você não é pode se tornar um tiro no pé. Os recrutadores são treinados, sabem identificar quando o candidato está sendo honesto. Além disso, se você esconde algumas características ou inventa outras, você pode acabar se tornando infeliz caso conquiste a vaga, afinal, os recrutadores vão ter te selecionado por características essenciais para o emprego, mas que você, na verdade, não possui.

É claro que você não precisar contar tudo sobre a sua vida pessoal, mas procure não exagerar nas suas qualidades ou tentar esconder os defeitos. Recorrer a clichês é também uma péssima opção. De acordo com especialistas, dizer que seu defeito é, por exemplo, ser muito ansioso, perfeccionista ou não conseguir se desligar do trabalho é algo que não diz nada sobre a sua personalidade.

3

Dance de acordo com a música

Cada tipo de vaga exige uma habilidade específica dos candidatos, por isso foque nos seus pontos positivos e negativos de acordo com o cargo que está sendo oferecido e com os valores da empresa.

Por exemplo, para uma vaga de vendedor, dizer que você é comunicativo é mais importante do que falar que você é pontual. Se você está fazendo sua candidatura para um posto de auxiliar administrativo, a liderança não é um fator diferencial, mas a disciplina sim.

4

Pontos positivos

Só falar os seus pontos positivos não adianta de muita coisa. É importante que você prove que possui a determinada qualidade. Por isso, cite o ponto positivo e mostre uma situação em que você exerceu essa qualidade. Algo que comprove que você realmente é o que você diz.

Foque a sua resposta em características profissionais e não caia no erro de citar os lugares comuns como o trabalho em equipe e a liderança.

Como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista - Passo 4
5

Pontos negativos

Sim, é necessário falar realmente no que você precisa melhorar. Todos têm defeitos, ter consciência de quais são e como lidamos com eles é o que faz a diferença. Muito sincero ou perfeccionista não são defeitos. No entanto, dificuldade em trabalhar em equipe, falta de flexibilidade, mau humor, sim! Vale lembrar também que falar sobre defeitos de natureza estritamente pessoal ou lembrar a falta de uma qualificação que não é necessária para a vaga é algo desnecessário.

Além de ser honesto, você precisa mostrar que reconhece tais falhas e que já está trabalhando para diminuí-las. Mostre que você se conhece e tem disposição para se aperfeiçoar.

Veja também o seguintes artigo sobre entrevistas que lhe pode interessar: Como saber se fui bem em uma entrevista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista