Perguntas para fazer em uma entrevista

Perguntas para fazer em uma entrevista

As entrevistas de emprego são momentos de nervosismo e apreensão, sobretudo quando conseguir um emprego formal está mais difícil. Segundo dados do IBGE[1], quase 15% dos brasileiros estavam desempregados no primeiro trimestre de 2021.

Por isso, é preciso "entrar na mente dos recrutadores" para saber aquilo que eles buscam em um candidato em potencial - seja nas respostas ou nas perguntas feitas sobre o emprego e a empresa. De acordo com Esther Carrasco, diretora de RH da CE Consulting Empresarial em depoimento ao jornal El País[2], os recrutadores não procuram os melhores candidatos, e sim aqueles que são mais adequados à vaga, sobretudo por suas atitudes frente à determinadas situações e valores pessoais. Para facilitar o acesso à sua vaga dos sonhos, leia no umCOMO tudo sobre perguntas para fazer em uma entrevista para estar a par do que responder quando chegar a sua vez.

Perguntas para fazer em uma entrevista

Apesar das diferenças entre as empresas, a maioria delas têm semelhanças no processo de contratação. Por isso, é fundamental que você se prepare para perguntas que provavelmente serão feitas pelo recrutador. Confira:

  • "Me fale um pouco sobre você". É claro que o recrutador já tem o seu currículo, então é hora de explicá-lo. Fale sobre suas experiências e aprendizado. Uma boa técnica é falar um pouco sobre seu cargo atual (ou último cargo), como a experiência obtida nele foi importante e o porquê de você ser ideal para a nova vaga.
  • "Qual é o seu maior defeito?". Não seja criativo demais nem fale um "sou perfeccionista". Aponte algo que é um desafio profissional para você e complemente com o que você está fazendo para melhorar (ex.: "não sou tão bom em Excel, mas estou fazendo um curso online para aprender mais").
  • "Quais são suas qualidades?". Escolha algo certeiro e que tenha relação com a vaga aplicada. Para melhorar, não só cite a qualidade, como também descreva como você a coloca em prática (ex.: se você é um bom líder, fale sobre os resultados positivos que a equipe que você liderou teve, por exemplo). Confira outras dicas no artigo como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista.
  • "Por que você quer esse emprego?". Dê uma resposta que contemple os principais atributos da vaga e como você é bom neles, e faça um elogio à empresa. Seja sincero(a).
  • "Qual foi o seu maior sucesso profissional?". Siga a fórmula de falar sobre a situação em que você estava, a tarefa à sua frente, o que você fez, qual foi o resultado. Dê preferência a uma situação que você provavelmente também viverá na nova empresa.
  • "Como você lida com conflitos e desafios no trabalho?". Nesse momento é importante ser honesto e profissional. Dê algum exemplo e foque na maneira como você lidou com o problema.
  • "Quais são seus hobbies?". O ideal é indicar hobbies que falem que você deseja crescer como pessoa ("dormir", nesse caso, não é um hobbie). Seja honesto e busque algo que se encaixe, como aprender alguma língua, praticar algum esporte, que contribua para o trabalho em equipe, etc.
  • "O que você menos gosta/gostava sobre seu emprego atual/anterior?". Lembre-se de manter uma postura madura e não falar mal da empresa onde você trabalha/trabalhava. De preferência indique algo que a empresa para a qual você está fazendo a entrevista tem e que a outra não tinha, e como isso é importante para você.

Veja mais informações em nosso artigo com 7 dicas para uma boa entrevista de emprego.

Quais perguntas fazer para o entrevistador?

Agora é a sua vez de fazer perguntas! Isso demonstra atenção e interesse na vaga, já que bons candidatos tendem a serem bons empregados no futuro. Confira algumas sugestões:

  • "O que vocês esperam de mim como colaborador nos primeiros três meses?". Isso mostra determinação e planejamento.
  • "Quais são as três características que vocês mais buscam em um funcionário?". Fazendo essa pergunta você vai saber se o cargo tem a ver com você e o que fazer para se dar bem nele.
  • "Como é um dia comum de trabalho nessa função?". Você precisa saber o que vai fazer e o que esperar.
  • "Quais são os maiores desafios dessa vaga?". Aqui já se descobre de antemão quais problemas você terá que enfrentar no futuro.
  • "Eu vou receber treinamento?". Essa pergunta é muito importante, tendo em vista que muitas empresas esperam que você já saiba tudo sobre o funcionamento interno logo no primeiro dia.
  • "Há política de progressão de carreira?". Uma ótima maneira de saber se um dia você será promovido ou se vai ficar no mesmo cargo para sempre.
  • "De que forma o meu desenvolvimento no cargo vai ser avaliado?". Sabendo as métricas que vão usar para o seu desempenho, fica mais fácil segui-las.
  • "Qual é o foco atual da empresa e de que forma eu posso ajudar a atingir esse objetivo?". Essa pergunta demonstra interesse em conhecer e fazer crescer a empresa. Ótima pedida!
  • "Como é o ambiente de trabalho?". Essa pergunta poderá salvar você de muitas ciladas, acredite.
  • "Você quer me perguntar sobre mais algum tópico?". Aqui você abre espaço para que o entrevistador/recrutador, a partir das suas considerações e respostas, faça perguntas mais direcionadas.

Com essas cartas na manga, você tem tudo para ser um sucesso! Em resumo:

  • Seja sincero e educado;
  • Estude a empresa e a vaga;
  • Busque responder às perguntas de forma orientada para demonstrar como você se encaixa à vaga;
  • Jamais fale mal de empresas onde você já trabalhou ou de colegas de trabalho.

A equipe do umCOMO deseja uma boa entrevista e boa sorte no novo trabalho!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas para fazer em uma entrevista, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

ReferĂȘncias
  1. IBGE. Desemprego. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em 06 de julho de 2021.
  2. PALOMO, Verónica. Nove armadilhas que é preciso superar em uma entrevista de emprego. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/23/economia/1569250141_830604.html>. Publicado em 24 de setembro de 2019. Acesso em 06 de julho de 2021.
Bibliografia
  • HADEN, Jeff. 27 Most Common Job Interview Questions and Answers. Inc. Disponível em: <https://www.inc.com/jeff-haden/27-most-common-job-interview-questions-and-answers.html>. Publicado em 20 de junho de 2016. Acesso em 06 de julho de 2021.
  • THE MUSE. Your Ultimate Guide to Answering the Most Common Interview Questions. Disponível em: <https://www.themuse.com/advice/interview-questions-and-answers>. Acesso em 06 de julho de 2021.
  • THE MUSE. 51 Great Questions to Ask in an Interview. Disponível em: <https://www.themuse.com/advice/51-interview-questions-you-should-be-asking>. Acesso em 06 de julho de 2021.