Partilhar

7 dicas para uma boa entrevista de emprego

 
Por Yuri Ferreira. 12 maio 2017
7 dicas para uma boa entrevista de emprego

“Qual é o seu maior defeito?”. Se a resposta que veio à sua cabeça foi “Perfeccionista”, tenho certeza de que esse artigo foi feito para você. Nesta lista, você irá conferir algumas dicas que irão aumentar seu desempenho na hora de conseguir um novo trabalho. Saber as perguntas mais comuns em entrevistas, conhecer quais são os defeitos e qualidades que são analisados na hora de contratar o melhor funcionário, como se portar na entrevista do primeiro emprego e algumas outras informações que certamente irão lhe ajudar em sua carreira estão aqui. Conheça 7 dicas para uma boa entrevista de emprego que aumentarão o seu sucesso profissional, que tal?

Também lhe pode interessar: 7 perguntas chave nas entrevistas de emprego

Planejamento é essencial

Não se atrasar é a primeira dica para a entrevista de emprego. Calcule o tempo que levará da sua casa ao lugar e nunca deixe seu recrutador esperando. Se você já faz isso no processo seletivo, imagine quando estiver empregado. Pense nas perguntas da entrevista e anote potenciais respostas. Além disso, é importante que leve uma cópia impressa do seu currículo em todos os casos. Estar pronto é o primeiro passo pra se dar bem na entrevista de emprego.

As perguntas (e as respostas) mais frequentes nas entrevistas

O mundo da gestão de pessoas não trabalha com regras e é importante que você saiba que nem todo profissional do RH usa dos mesmos métodos para alcançar o melhor funcionário. No entanto, sabemos que há perguntas e respostas que são eficazes para distinguir os candidatos à vaga.

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?

Se você realmente deseja conseguir o emprego, não responda que um de seus pontos fortes é a “pró-atividade” e também não diga que seu maior ponto fraco é o “perfeccionismo”. Esses termos caíram em desuso e utilizá-los é pegar a vaga, dobrar, amassar e jogar no lixo. Quando o processo seletivo pergunta defeitos e qualidades, é importante que você diga a verdade, mas diga a melhor verdade. Nosso artigo Como falar os pontos fortes e fracos em uma entrevista explica mais detalhadamente como passar por essa fase do recrutamento. Perguntas análogas são “Por que devo te contratar?”, “Como você pode ajudar nossa empresa?” e “Qual o seu maior defeito?”, por exemplo e devem ser respondidas de acordo com essas dicas para entrevista de emprego.

  • Qual a sua pretensão salarial?

Novamente, fale a verdade. Não adianta jogar pra baixo, pois dessa maneira você não valorizaria seu trabalho adequadamente, mas tenha noção: fique sempre de acordo com a média salarial para a função exercida.

  • Como você se vê em X anos?

Essa pergunta busca especificamente entender se você deseja ter um laço forte e duradouro com a empresa. Dependendo da sua área, é importante que você tenha sonhos e objetivos profissionais e é nessa pergunta em que você deve falar de como a colaboração entre você e a instituição será importante para o crescimento da empresa. mas calma lá, não diga que deseja ser “chefe” ou “presidente”. Busque garantir a pretensão de promoções, mas tenha cuidado com excesso de pretensões. Se a experiência que você deseja ter é curta, principalmente nas entrevistas de primeiro emprego, é importante ter a noção do cargo que se assume e se é seu plano seguir trabalhando lá.

Confira nosso artigo 7 perguntas chave nas entrevistas de emprego para saber mais sobre o assunto.

Lidar com o nervosismo

Para agir na entrevista de emprego com destreza e qualidade, é importante que você deixe o nervosismo em casa. A missão é complicada, não é? O autoconhecimento é um dos passos principais para lidar com essas dificuldades e para se comportar adequadamente no recrutamento. Você precisa conhecer as suas habilidades, competências e dificuldades para ser sincero e alcançar as melhores respostas. Ao superar o nervosismo, você vai ganhar também boa articulação e se expressará com mais clareza para o recrutador.

Conhecer a empresa

Uma das melhores dicas para entrevistas de emprego é conhecer profundamente a empresa para que obtenha boas respostas às potenciais questões do entrevistador. Deve-se observar a razão social, a missão e os valores da empresa, além de conhecer os seus projetos mais conhecidos e bem sucedidos; isso é importantíssimo para conquistar o recrutador na entrevista e garantir mais alguns pontos de sucesso no processo.

Dar uma boa impressão

Para causar uma boa impressão na entrevista, você deve seguir alguns passos básicos. Conhecendo o perfil da empresa, saberá se a roupa deve ser social ou mais casual. Não exagere no perfume, se certifique de que não está com mau hálito e procure não utilizar um vocabulário muito rebuscado ou o baixo calão. Existem também alguns gestos a se evitar, como a postura inadequada da coluna e também o cruzar dos braços. Como num encontro romântico, você deve se comportar de maneira que impressione a outra pessoa, no caso, o entrevistador.

7 dicas para uma boa entrevista de emprego - Dar uma boa impressão

Sinceridade acima de tudo!

Para responder com qualidade as perguntas e conseguir o emprego, não minta. Não aumente as verdades, mas fale da melhor maneira possível. Um dos valores sempre necessários no jogo corporativo é a sinceridade e a lealdade. Além disso, não invente experiências e conhecimentos que você não tem. O RH sabe muito bem quando o candidato está mentindo e, obviamente, se você mentir, não será selecionado. É através da verdade que você conseguirá as melhores respostas para a entrevista de emprego.

Ter sensibilidade

É claro que você precisa ser autêntico e ter personalidade. No entanto, é importante que você sinta a situação e as necessidades da entrevista. Certas vezes as posturas podem ser mais interrogatórias e incisivas. Em alguns casos, tudo pode ser mais descontraído e você deve jogar conforme as regras do jogo. Dessa maneira, compreenderá também melhor o perfil da empresa e se demonstrará um funcionário que se adapta às necessidades da instituição.

No mais, boa sorte na entrevista! Esperamos que estas dicas para entrevista de emprego sejam de utilidade para que você alcance a vaga desejada! Para saber se foi tudo de acordo no processo seletivo, leia nosso artigo Como saber se fui bem na entrevista.

7 dicas para uma boa entrevista de emprego - Ter sensibilidade

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 dicas para uma boa entrevista de emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre 7 dicas para uma boa entrevista de emprego

O que lhe pareceu o artigo?

7 dicas para uma boa entrevista de emprego
1 de 3
7 dicas para uma boa entrevista de emprego

Voltar ao topo da página