Partilhar

Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego
Imagem: elblogdelmandointermedio.com

Uma entrevista de emprego é um momento importante na vida de qualquer candidato e, dependendo do desempenho do mesmo, ela pode ser de sucesso ou não. Se está se iniciando no mundo trabalhista e ainda não foi a muitas entrevistas ou a nenhuma, deve saber que existem algumas perguntas que são comuns a todas elas independente do setor da empresa ou cargo disponível e que, é provável que você não se livre delas. Para ir mais bem preparado para a entrevista, neste artigo vamos lhe dar alguns exemplos de perguntas que os recrutadores costumam fazer em entrevistas de emprego. Continue lendo este artigo de umComo e saiba quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego.

Passos a seguir:
1

Antes de qualquer entrevista é essencial que se prepare o máximo que conseguir e, uma das formas de o fazer é se preparar para responder às perguntamos que vamos listar de seguida. Uma das primeiras perguntas que é provável que lhe façam é: Fale sobre si. É importante, acima de tudo, que para qualquer pergunta a sua resposta seja sincera, direta e que valorize o seu perfil profissional. Para responder a esta pergunta não precisa contar a história da sua vida, nada disso. O que você deve fazer é destacar os principais pontos do seu percurso acadêmico e profissional que ache lhe vão dar pontos para essa vaga de emprego em questão. Lembre-se que a primeira impressão vale tudo, então certifique-se de passar uma imagem favorável de si ao entrevistador.

2

Quais são os seus pontos fracos/fortes? Falar dos seus pontos fortes não deve ser tarefa difícil, certifique-se apenas de se focar no ambiente de trabalho, ou seja, quais as qualidades que mais o definem no trabalho. Agora falar dos pontos fracos costuma ser algo difícil para muitas pessoas e isto acontece, na maioria dos casos, porque não têm autoconhecimento suficiente. Por isso, antes da entrevista faça uma reflexão e, acima de tudo, não fique em silêncio quando lhe fizerem esta questão ou responda com pontos fracos disfarçados como "ser dedicado demais ao trabalho". Demonstrar que se conhece a si mesmo é essencial.

3

Quais são os seus objetivos a curto e a longo prazo? Para esta pergunta deve evitar respostas do tipo "ganhar bem", apesar do entrevistador não estar interessado necessariamente nas suas decisões ele quer saber se você tem objetivos bem delineados na vida. Refira objetivos realistas e fale de possibilidades concretas em relação ao trabalho, diga o que gostaria de estar fazendo e não fale tanto do cargo. Responder "estar no seu lugar" às vezes pode não ser a melhor resposta, pois depende muito do tipo de pessoa que está do outro lado, pois ela pode se sentir ameaçada e isso pode não abonar muito a seu favor.

4

Por que o devemos contratar? Nesta pergunta é comum os candidatos se dispersarem e começarem a falar das suas qualidade, mas lembre-se que não é isso que estão perguntando. Aqui você tem que saber vender o seu peixe, neste caso a si próprio, faça ver ao entrevistador o que a empresa pode ganhar com a sua contratação. Um bom exemplo seria falar de situações em que você fez a diferença em cargos anteriores e do seu comprometimento. Não foque tanto nas qualidades mas sim na ação.

Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego - Passo 4
Imagem: blog.curriculum.com.br
5

Por que você quer trabalhar nesta empresa? Para responder a esta pergunta é preciso que você faça o trabalho de casa, para evitar ir para a entrevista sem saber exatamente o que a empresa faz. Pesquise sobre a empresa e pense no que ela lhe pode oferecer, tendo em conta os seus objetivos e metas futuras.

6

Por que você saiu da empresa anterior? Se, por qualquer motivo você foi despedido é muito importante que seja sincero na sua resposta e diga o motivo. Isto porque corre o risco do entrevistador contatar a empresa anterior para saber o que os levou a despedirem-no, por isso sinceridade acima de tudo. É muito importante que nunca fale mal da empresa anterior, pois isso pode levar o recrutador a pensar que se for contratado poderá fazer o mesmo nessa empresa.

7

Por que você quer sair da empresa atual? Caso esteja empregado mas esteja à procura de um novo emprego, esta é uma pergunta que os recrutadores costumam fazer em uma entrevista. Nesta situação deve falar do motivo de querer a mudança, pode dizer que está em busca de novos desafios ou quer mudar de área (se for este o caso).

8

O que você procura num emprego? Aqui você tem várias hipóteses de resposta e, claro que depende do que realmente você está procurando num emprego. Pode falar que gostaria de um emprego em que pudesse participar em um projeto, contribuir para o sucesso da empresa, onde conseguisse crescimento e desenvolvimento profissional, onde tivesse desafios, etc.

9

Prefere trabalhar sozinho ou em equipa? Cada vez mais as empresas valorizam trabalhadores que saibam trabalhar em equipe. Por isso, não hesite nem um segundo em responder que gosta de trabalhar em equipe, compartilhar ideias e atividades com os colegas de trabalho.

10

O que você faz quando não concorda com o líder da equipe? Aqui o entrevistador quer tentar perceber como o candidato lida com situações difíceis, sobretudo em relação ao chefe. Você deve dizer que tenta entender o ponto de vista do líder, mas que se houver oportunidade irá tentar sugerir as suas opções. Vale dizer também que você sempre se demonstra disponível para fazer o que líder acha correto para esse momento.

11

Qual foi a decisão mais difícil que você tomou até hoje? O que o recrutador pretende é que o candidato seja capaz de identificar uma situação em que foi confrontado com um problema e, saber como lidou com ele, se analisou as alternativas e as consequências da resolução do problema.

12

O que gosta de fazer nos seus tempos livres? Aqui o recrutador quer conhecer um pouco mais sobre si, quem é você fora do trabalho, se é uma pessoa com outros interesses, se gosta de passar tempo com a família/amigos. Para além disso, se for uma pessoa com muitos hobbies, isso só demonstra uma boa capacidade de gerir o seu tempo.

13

Se pudesse estar em algum lugar do mundo agora, onde estaria? É provável que o objetivo desta pergunta também seja conhecê-lo melhor e verificar a sua capacidade de ser objetivo. Não precisa ter a resposta decorada, pode refletir um pouco e depois falar. Mencione os motivos que o levaram a escolher esse país/cidade.

14

Qual a sua pretensão salarial? É muito provável que na entrevista lhe perguntem sobre a sua pretensão salarial e, não precisa ter medo de responder. Muitos candidatos ficam sem resposta, mas para isso não acontecer consulte as dicas que temos para si no artigo Como responder à pergunta sobre pretensão salarial.

Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego - Passo 14
Imagem: portal.avantebrasil.com.br
15

Estas são algumas das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, claro que depois terá de se preparar para outras perguntas mais específicas referentes ao cargo propriamente dito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

O que lhe pareceu o artigo?

Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego
Imagem: elblogdelmandointermedio.com
Imagem: blog.curriculum.com.br
Imagem: portal.avantebrasil.com.br
1 de 3
Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Voltar ao topo da página