Partilhar

7 perguntas chave nas entrevistas de emprego

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
7 perguntas chave nas entrevistas de emprego

Durante as entrevistas de emprego é imprescindível que façam a você perguntas para descobrir as suas paixões, as suas habilidades, o seu compromisso e como atua na resolução de problemas. Mas centrar-se apenas em suas responsabilidades profissionais e capacidades a princípio, não é o que fará um entrevistador já que tentará saber mais sobre a personalidade, a ambição e as preferências de cada possível trabalhador. Neste artigo de umComo oferecemos a você as 7 perguntas chave nas entrevistas de emprego que deve saber abordar para superar com sucesso este processo e poder optar por esse posto de trabalho.

Também lhe pode interessar: 7 dicas para uma boa entrevista de emprego

Para começar, o que lhe parece interessante neste trabalho?

Esta pergunta os ajudará a determinar se você realmente se preocupou em conhecer a companhia e entende o trabalho. Se a sua resposta for detalhada e revelar que pesquisou sobre a empresa e o seu papel, é possível para eles que você se ajuste bem.

Se, por outro lado, dá uma resposta genérica que não mostra nenhum entendimento do que a empresa faz ou o que o cargo exige, só é "um desesperado procurando qualquer tipo de trabalho", é provável que não contratem você.

Neste artigo de umComo damos a você mais conselhos a respeito de como responder às perguntas na entrevista de trabalho.

Visitou o nosso site?

Presta-se muita atenção ao nível de detalhe da sua resposta. Se parece estar preso, pego de surpresa ou tropeça em suas respostas, sem dar detalhes sobre o site, o mais provável é que não o tenha pesquisado e visitado.

Para eles, se um candidato não se deu ao trabalho de abrir o site antes da entrevista, o mais provável é que não esteja realmente interessado.

7 perguntas chave nas entrevistas de emprego - Visitou o nosso site?

Que salário você precisa?

Não é um convite a uma negociação salarial. Só querem saber que salário você precisa para cobrir as suas despesas e o número que deixará você tranquilo.

Isso lhes ajuda a afastar a atenção do dinheiro e fazem você saber que o salário não é o mais importante que têm para oferecer, mas que o trabalho real é o que importa. Assim, seja inteligente e indique o salário mínimo que aceita tendo em conta que a capacidade de negociação ou de ampliação de salário que poderá ocorrer quando tiver algum tempo na empresa. Tenha paciência.

Em umComo damos-lhe algumas dicas sobre como responder à pergunta sobre pretensão salarial.

Por quanto dinheiro iria para outra empresa?

No geral isto apresenta-se como uma situação hipotética. Você faz o seu trabalho com o salário exato que pediu e adora tudo o que esteja relacionado com a empresa e a posição. Depois chega uma oferta de trabalho de outra empresa e quanto dinheiro têm que oferecer a você para ir embora?

Isto é muito importante, já que um grande candidato dirá que um trabalho que ama vale mais que o dinheiro (enquanto cubra suas despesas). Um candidato medíocre dirá o dobro ou o triplo de salário e um mau candidato dirá que vai embora por menos do dobro. Eles querem contratar alguém que não trabalhe só por dinheiro, por isso tenha cuidado ao dar a resposta a esta pergunta.

7 perguntas chave nas entrevistas de emprego - Por quanto dinheiro iria para outra empresa?

Alguma vez foi embora sem acabar as suas tarefas?

Esta pergunta revelará se você é um empregado dedicado. Uma perspectiva ruim, ou seja, que deixou as tarefas para o dia seguinte; um bom candidato dirá que o dia não acaba até que não tenha mais trabalho.

Eles querem alguém que se preocupe em ajudar a empresa, não alguém que perde o foco e vai embora na primeira oportunidade.

Como você age se um colega não terminar uma tarefa?

O recrutador irá estabelecer um cenário para determinar o seu compromisso. Suponhamos que está trabalhando em um projeto às 22:00 horas numa sexta-feira e recebe um telefonema de um cliente irritado porque alguém da empresa perdeu uma data limite importante. Um grande trabalhador aceita a tarefa e a faz ele mesmo. Um trabalhador medíocre anota os detalhes, faz referência ao seu colega de trabalho para resolver o problema posteriormente.

É importante que seja capaz de tomar a iniciativa, inclusive se isso significa substituir alguém pelo bem da empresa.

7 perguntas chave nas entrevistas de emprego - Como você age se um colega não terminar uma tarefa?

Pode resolver este problema?

Propõem a você obstáculos, ainda que o cenário não seja algo no qual tenha experiência. Avaliam os seus pontos fortes para a resolução de problemas e análise. Perguntam a você como lidaria com um problema que a empresa enfrenta na realidade para eles saberem como você o teria abordado.

Aqui, não procuram uma resposta correta e incorreta, estão procurando uma ideia de como processa e pensa uma pergunta. Pense em voz alta.

Se quiser saber mais sobre quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, não hesite em entrar no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 perguntas chave nas entrevistas de emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre 7 perguntas chave nas entrevistas de emprego

O que lhe pareceu o artigo?

7 perguntas chave nas entrevistas de emprego
1 de 4
7 perguntas chave nas entrevistas de emprego

Voltar ao topo da página